Bom exercício proporciona bom sono

Por , em 16.09.2010

Quem sofre com insônia sabe como é desgastante: mesmo depois de um dia cheio de trabalho e concentração, você volta para casa, toma um banho, janta, vai para a cama e… não consegue dormir! Rola de um lado para o outro nos lençois, sem pegar no sono. A resposta para esse problema, segundo a Universidade do Noroeste (Evanston, Illinois, EUA) está em uma simples mudança na própria rotina: a inclusão de exercícios aeróbicos regulares.

A medida é especialmente eficaz para adultos de meia-idade, que geralmente buscam a solução para a insônia em remédios fortes, que têm possíveis efeitos colaterais e em alguns casos acabam nem mesmo resolvendo o problema. Ou, resolvem de maneira não muito saudável. Como a insônia aumenta com o passar da idade, essa é uma preocupação constante na vida de quem sofre com o distúrbio.

Os pesquisadores de Illinois fizeram testes com pacientes que relatavam problemas na hora de dormir. Existia uma teoria, ainda sem experimentação, que relacionava exercício aeróbico com o sono. Para chegar a conclusões concretas, os estudiosos observaram 23 adultos sedentários, todos com mais de 55 anos de idade e com reclamações de insônia.

Durante 16 semanas, os avaliados participaram de sessões de exercícios que variavam entre 20 e 40 minutos, e incluíam caminhadas, corridas na esteira e na bicicleta ergométrica. Em paralelo, outro grupo de idade e condições físicas semelhantes participou de atividades não-aeróbicas durante estas mesmas 16 semanas, tais como cursos de culinária ou círculos de literatura, ou seja: continuavam sedentários.

Ao compararem os resultados, acharam o que estavam procurando: o grupo que se exercitou no período de análise apresentou melhora acentuada na qualidade e na duração do sono. Os motivos são explicados de maneira breve por um dos médicos envolvidos na pesquisa: “exercícios aeróbicos são bons para o metabolismo, para o controle de peso, para a saúde cardiovascular, fatores que só colaboram para uma melhor qualidade do sono”. Assim, se você tem problemas para dormir, a solução pode estar antes em seus próprios hábitos do que em uma receita médica. [Science Daily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Gean Medeiros:

    Bom sono e monocelhas??? O.o

  • Chessmaster_17:

    Tenho preguiça de me exercitar a noite…exceto, claro, sexo, que desestressa totalmente e dá um sono danado!

    Fora isso…comer muito pouco (quase nada) e programar-se p/ um repouso de sete a oito horas, me parece mais praticável, do que exaustivas sessões de exercícios físicos, considerando que a noite, o corpo já está devidamente fatigado de um dia repleto de obrigações…

  • ana paula camoesas:

    O Davis tem razão.Não há nada melhor que sexo para nos pôr a dormir.E além disso,ainda nos faz perder peso

  • Davis:

    Além dos exercicios fisicos podemos citar o Sexo, que também é otimo meio de se exercitar gera queima de calorias e libera endorfina

    Ironic [Mode on]

    Ou seja não temos motivos para ser sedentarios

    Ironic [Mode on]

  • PGPxs:

    Já usaram essa foto pra outra reportagem, vamos varias né gente =D
    Falando da reportagem agora, exercícios, esportes fazem bem de mais velho, quando eu fico o dia todo em casa nao consigo dormir muito bem, mas quando faco um bom exercício ou um longo passeio com minha bicicleta e chego em casa morto, tenho um bom sono e até sonho ou lembro do sonho pelo menos,o que é que nao acontece muito comigo, é isso aí gente, vlw ;D

  • LYLIA:

    comecei a fazer natação, melhorou muito minha vida, pois passo o dia todo sentada.

  • Sheik Ghalib:

    Eu só faço musculação e durmo muito bem. Quando estava sedentário dormia mal mesmo, além de sentir dores nas costas pois trabalho sentado o dia todo.

  • Felipe:

    Esporte é fantástico,principalmente meu futebol,atletismo também acho demais , tenho até raiva de quem é sedentário!

Deixe seu comentário!