Bonito: um lugar que realmente merece esse nome

Por , em 13.01.2014

UM LUGAR CHAMADO BONITO

Sem dúvida o lugar que mais honra seu nome é o município de Bonito no Mato Grosso do Sul situado cerca de 300 km de Campo Grande.

Bonito: um lugar que você merece conhecer

Polo de um ecoturismo internacional é marcado pelas paisagens naturais paradisíacas, onde rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas se harmonizam com uma fauna e flora exuberante em um clima agradabilíssimo, tipicamente tropical.

É um dos municípios que, juntamente com Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena integra o complexo turístico do Parque Nacional do Planalto (ou Serra) da Bodoquena, componente importante do célebre Complexo do Pantanal, bioma que se estende do norte do Paraguai, leste da Bolívia contemplando o noroeste do Mato Grosso do Sul e vai até o sul do Mato Grosso.

As águas transparentes de Bonito são típicas em virtude de sua composição característica, rica em carbonatos que ao se precipitarem na forma de depósitos insolúveis, principalmente carbonato de cálcio e magnésio, carreiam por floculação os heterogêneos dispersos, responsáveis pela turbidez da água, tais como argilas e outros silicatos.

Águas com essas características formam aquários naturais; um convite irrecusável para a prática do mergulho com snorkel (snorkeling) ou autônomo  (scuba diving).

rio_bonito__by_mustafa_8017 rio_bonito_Corimba (1) rio_bonito_Dourado (1) rio_bonito_Dourado (2) rio_bonito_DOURADO (3) rio_bonito_ms_02_by_mustafa rio_bonito_ms_by_mustafa

Destaca-se a prática da flutuação, o uso apenas do snorkel e coletes de flutuação, sem nadadeiras para não perturbar o leito do rio,  na qual o turista efetua a observação do ambiente aquático buscando minimizar a agressão ao ambiente natural.

rio_bonito_snorkeling_by_mustafa
Além dos rios de águas cristalinas a paisagem é marcada por cachoeiras e também cavernas e  grutas, tais como a gruta do Lago Azul e o célebre Abismo de Anhumas (uma unanimidade para a prática do rappel e do mergulho autônomo).

bonito_ms_abismo_de_anhumas_flickr_by_julia_malafaia bonito_ms_abismo_de_anhumas bonito_ms_abismo_de_anhumas_02 bonito_ms_abismo_de_anhumas_03

 

bonito_ms_ahumas_flickr_by_caiman_scuba_diving bonito_ms_cavernas_lagoa_misteriosa_flickr_caiman_scubadiving

 

Como parte indissociável do ecoturismo os passeios a pé pela mata ou de barco pelo pantanal possibilitam a observação de espécimes típicas da fauna e da flora local.

bonito_ms_flora01_by_mustafa bonito_ms_flora02_mulungu_by_mustafa bonito_ms_ema_by_mustafa bonito_ms_gaviao_by_mustafa bonito_ms_gralha_by_mustafa bonito_ms_jabuti__by_mustafa bonito_ms_JacarePantaneiro_by_mustafa bonito_ms_macaco prego01_by_mustafa bonito_ms_macaco prego02_by_mustafa bonito_ms_mutum_femea_by_mustafa bonito_ms_piriquito_by_mustafa bonito_ms_tucano_by_mustafa

 

Um passeio incrível que além de entreter possibilita um valioso aprendizado in loco sobre a importância da preservação do ambiente natural.

Imperdível.

 

 

-o-

[Imagens: anhumas.com.br, Caiman Scuba Diving, Julia Malafaia, Aquário Natural Baía Bonita e acervo particular do autor]

[Leia os outros artigos de Mustafá Ali Kanso]

 

LEIA SOBRE O LIVRO A COR DA TEMPESTADE do autor deste artigo

À VENDA NAS LIVRARIAS CURITIBA E ARTE & LETRA

Navegando entre a literatura fantástica e a ficção especulativa Mustafá Ali Kanso, nesse seu novo livro “A Cor da Tempestade” premia o leitor com contos vigorosos onde o elemento de suspense e os finais surpreendentes concorrem com a linguagem poética repleta de lirismo que, ao mesmo tempo que encanta, comove.

Seus contos “Herdeiros dos Ventos” e “Uma carta para Guinevere” foram, em 2010, tópicos de abordagem literária do tema “Love and its Disorders” no “4th International Congress of Fundamental Psychopathology.”

Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos da Scarium Megazine (Rio de Janeiro, 2004) pelo conto Propriedade Intelectual e com o sexto lugar pelo conto Singularis Verita.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Lucas Silva:

    Lugar extremamente incrível. Essas grutas/cavernas … quanta perfeição para um lugar só.

    Já anotei no caderno de futuras viajens.

  • Emanoel Rios:

    Bem batizado…

  • Daniel Nantes:

    Do lado de bonito(70Km) tem outra cidade com tamanha beleza, chamada Bodoquena.
    Pena que sem os incentivos necessários.

  • Carmem Freire de Giusti:

    A isso tudo chamamos de Deus….

    • Wander Garcia:

      Melhor dito: natureza!

Deixe seu comentário!