Botânicos descobrem novo gênero de árvore

Por , em 20.10.2010

Uma árvore encontrada no noroeste de Honduras se reveloud e um novo gênero. Essa oportunidade, segundo os botânicos, foi incrível porque, apesar de novas espécies de plantas serem descobertas com relativa frequência, novos gêneros são bastante incomuns.

Os botânicos não souberam imediatamente que a árvore era um gênero completamente desconhecido. A primeira vez que eles tomaram conhecimento da árvore foi em 2007, e após três anos de cuidadosa análise genética e estrutural, ficou provado que a espécime de 12,19 metros de altura era completamente nova para a ciência.

Ela fica nas florestas nebulosas do Parque Nacional El Cusuco (Parque Nacional do Tatu), em Honduras. Os moradores locais a chamavam de goiaba, porque seu fruto se assemelha com a goiaba, embora não seja comestível para os seres humanos. Agora, ela passou a se chamar Hondurodendron urceolatum.

O Parque Nacional El Cusuco é um trecho de floresta montanhosa rodeada por terrenos agrícolas, e fica perto da cidade industrial de San Pedro Sula. A Hondurodendron somente é encontrada espalhada dentro desta cordilheira.

Por conta desse fato, os pesquisadores atribuíram um estado de extinção provisório ao novo gênero, devido à exploração madeireira e ao pastoreio de gado dentro do parque. [MSN]

• Jogo na cara:

Isso aí não é goiaba, é araçá. Uma goiabinha azeda.

A matéria não informou nada. Só falou que foi descoberta uma nova planta de um novo gênero, mas e ai? O que a difere? Por que foi classificada como um novo gênero?

Em Honduras, Silas, Honduras. Não no Brasil.

• SILAS:

Já esta no ponto de desmatar????
    Avose os brasileiros