Botox pode curar enxaqueca crônica?

Por , em 24.02.2011

Cientistas querem dar outro motivo para as pessoas procurarem médicos estetas e suas seringas de aplicação de Botox. A toxina agora pode ajudar na cura da enxaqueca crônica. Contudo, os profissionais da saúde ainda não estão tão certos da eficácia do tratamento com aplicações regulares da substância no pescoço e cabeça daqueles que sofrem com as dores constantes. Pessoas com enxaqueca crônica chegam a ficar com dores terríveis de cabeça durante até 15 dias.

A toxina botulínica é produzida por uma bactéria conhecida como Clostridium botulinum. Tal substância é capaz de fazer os músculos do local onde foi aplicada parar de contrair. Devido a esta função, as mulheres aplicam em seus rostos para disfarçar aquelas “marquinhas de expressão”. Do uso estético para o tratamento da enxaqueca foi uma questão de tempo.

“Os cirurgiões plásticos sugeriram que alguns de seus pacientes tiveram alívio na dor de cabeça depois de tratamentos com Botox”, disse o diretor do San Francisco’s Headache Centre, Peter Goadsby, da Universidade da Califórnia. Alguns médicos passaram, então, a aplicar o tratamento “por baixo dos panos”. A companhia farmacêutica responsável pela produção do Botox começou a fazer a propaganda de seu produto para o tratamento de enxaqueca. Mas, como não havia nenhuma prova, a empresa foi multada em milhões de dólares.

Dois testes clínicos foram realizados para investigar se os efeitos são reais ou não. Pessoas com enxaqueca crônica receberam cinco séries de 12 semanas de injeções de Botox ou de placebo. Em cada intervalo, cada pessoa recebeu 31 injeções em lugares do pescoço e da cabeça. O primeiro teste concluiu que o Botox não teve efeito no número de crises de dores de cabeça naqueles com enxaqueca crônica, mas houve uma aparente diminuição no número de dias. Em um segundo teste, houve uma redução de 10% no período em dias de dor de cabeça em comparação ao grupo que recebeu placebo.

Estas evidências foram suficientes para as agências que controlam os fármacos nos EUA e no Reino unido (Food and Drug Administration e Medicines anda Healthcare products Regulatory Agency, respectivamente) aprovarem a nova terapia.

Mesmo assim, alguns cientistas ainda não se convenceram. Um deles é o neurologista da Universidade de Copenhagen, Jes Olesen. Segundo ele, as pessoas que participaram do teste usavam outros remédios com efeito analgésico, o que pode ter influenciado nos resultados. Além disso, ele aponta que os 10% do teste não são suficientes para aprovar uma droga, geralmente são necessários 20 ou 30%. “O FDA cometeu uma das maiores asneiras de sua história”.

O pesquisador Peter Goadsby lembra que a enxaqueca crônica é muito difícil de tratar e que os pacientes sofrem muito, por isso, os médicos deveriam dar uma chance ao tratamento. Para ele, as discussões são importantes, mas não ajudam os pacientes.

Em resumo: ainda não há um consenso sobre os efeitos do Botox no tratamento da enxaqueca crônica. Mas, se você sofre com o problema e quiser arriscar…[NewScientist]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

3 comentários

  • regiane:

    minha mae tem uma dor de cabeça a mais de 15 anos ja levei ela em varios neurologista mais ate hj nao conseguiran da resposta pra dor ultimo medico me pediu uma resonancia magnetica da cabeça nao deu nada ;agora to querendo fazer o teste do botox espero ter resultado.

  • Christianne:

    Tenho enxaqueca crônica há 20 anos. Depois de exaustivos tratamentos, no dia 13 de outubro de 2011 fiz aplicação de Toxina Botulínica (Botox) com um neurologista. Este, disse-me que o pico do efeito ocorre em um mês. Até agora não fez efeito, continuo com dores diárias e tomando o mesmo número de analgésicos. Dia 16 desse mês, novembro, tenho consulta de retorno. Terá feito um mês da aplicação. Sem muita esperança, ouvirei o que o médico tem a me dizer.

    • Simone Gonzalez:

      Christianne, eu fiz o botox em março de 2014 e até agora não achei que tive bons resultados e isso porque a aplicação dura no máximo 6 meses.
      Sinceramente, não sei mais o que fazer.

Deixe seu comentário!