Buraco negro expele enormes bolhas de gás

Por , em 11.07.2010

Um buraco negro recém descoberto foi encontrado liberando uma quantidade estrondosa de energia pelos pares de jatos mais poderosos já vistos em um objeto cósmico como esse.

Os astrônomos disseram que os jatos fortes desse tipo de buraco negro, chamado microquasar, se chocam em volta dos gases interestelares, os aquecendo e criando uma bolha gigante de gás quente que tem mil anos-luz de diâmetro. Confira a foto abaixo:

Microquasares são buracos negros com jatos de partículas de alta velocidade. Alguns são conhecidos por produzir bolhas de gás graças a interação entre os jatos e o meio interestelar, mas estas bolhas são relativamente pequenas – menores que dez anos-luz de diâmetro.

A bolha de gás observada é duas vezes mais larga e dez vezes mais poderosa do que as outras.

É impressionante a quantidade de energia injetada neste buraco negro. Segundo os pesquisadores, ele é feito de apenas várias massas solares, mas é a versão em miniatura do quasar e do rádio mais poderosos da galáxia, que contém buracos negros com massa inferior – em poucos milhões – ao sol. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

14 comentários

  • Alberto Campos:

    Anônimo / 14.07.2010
    Voce deve ter lido meu blog: “Olhando o Universo”. Nele eu falo que existem três tipos de buraco negro e o buraco negro galáctico nào é um corpo maciço e sim um centro gravitacional oco que apresenta um campo magnético muito intenso e uma rotação estupidamente forte. Como ninguem pode ir até lá para saber, temos que especular. Não há nehuma lei que prove que é isso ou aquilo e que nem esta lei está correta. É tudo especulação. Qualquer suposição pode estar correta.

  • Pablo Martins:

    hehe, amigos… acredito buraco negro ser um planeta espelho destruidor, ou ser um portal. Ou apenas algo inesplicável, com elétrons, prótons, plasmas, ou algo do tipo, rs. Não sou um cientista, mas talvez seja isso :P.

    Pode ser um teletransporte para outra galáxia u_u kkkkk. (To brincado xD)

  • Jorginho:

    Ainda há muito aprender sobre esses corpos de densidade astronômica e de grande agressividade.
    Vejo o mundo com certa simetria e se for verdadeiro, deva existir uma força contrária, a fim de anular seus efeitos nem que seja através do”buraco branco” ou minhocão; jorrando massas e energia do lado visível, ou contrário… Na tese de Universo paralelo.
    Só pelo fato deles obedecer às leis da física, podemos imaginar que sua força se limitará (penso) através de equilíbrio e, se isso ainda não foi presenciado, pode ser pelo pouco que se sabe sobre eles e/ainda eles não chegaram ao ponto de repouso.
    Tudo que se queima, reagem… Há naturalmente resíduos (”lixos”) que, acredito depois de um tempo, esses ”lixos” possam limitar sua fome cada vez mais…
    Bem, nesse tratante – Digo que estou apenas especulando e dou crédito a todos que concorde ou discorde de minha visão.
    Por mais discordante seja um comentário, devemos ser educado e respeitar as opiniões… mesmo que discordando .
    Pois somente com bom senso poderemos crescer; ensinando e aprendendo… mesmo quando ensinando.

  • Kariyel Jr.:

    Olha, além de ele ter milhões de vezes a massa do sol, ele tem um tamanho muito reduzido podendo chegar ao tamanho de uma esfera de pouco mais de 3000km de diametro, ou seja muito menor do que a terra, já li em vários artigos e vi em alguns documentários na tv que o buraco negro no centro de nossa galáxia tem aproximadamente o tamnho da Lua, mas como dito com massa milhões ou vamos até mesmo colocar um pouco de exagero, trilhões de vezes a massa do Sol.

    O maior já descoberto até hoje, tem o diametro da orbita terreste, agora imaginem a massa e o poder gravitacional dessa coisa.

    E em ainda uma matéria interessante falando sobre um buraco negro errante!!!

    https://hypescience.com/buraco-negro-viajante-pode-ter-causado-fenomeno-misterioso/

  • Cesar:

    Não fala bobagem, “Anônimo” (ou seria “Alberto”?), os buracos negros galácticos tem massa equivalente a milhões de estrelas iguais ao nosso Sol. E a prova é bem simples de obter, basta aplicar as leis de Keppler ao movimento das estrelas ao redor dele.

  • marcos:

    Eu estudo astrologia e gosto dos artigos deste site, mas o que eu mais gosto é ver os comentários. Esses caras são muito comedia.

  • Roberto Araujo de Oliveira:

    “Buraco negro” não é um buraco de verdade, na concepção de alguma coisa “vazada”, pela qual se consiga passar. Este nome inadequado causa muita confusão. Deve ser formado basicamente de neutrons. Tudo o que é captado por ele é reduzido a neutrons, sendo descartado o que não pode ser reduzido.

  • Anônimo:

    O 1º buraco negro é de natureza estelar, isto é um corpo celeste morto, como: estrela de neutro, paneta errante, etc. um corpo massivo. O 2º é do tipo galáctico, massivo sem ter massa. Apenas o centro gravitacional da galáxia,cuja rotação produz um jato de energia e matéria que é enviado ao espaço. Existe ainda o buraco negro virtual, ou seja: quando dois ou mais astros se atraem, eles giram uns ao redor de outros e este centro gravitacional, não é um buraco negro. Apenas um ponto, centro de gravidade virtual. É como o centro de gravidade de um corpo em forma de anel.

  • Cesar:

    Um detalhe é que o buraco negro não expele o gás do seu interior, ele atrai o gás das redondezas. Parte do gás não cai no Buraco Negro, mas é acelerado a velocidades altíssimas (próximas da velocidade da luz, algo como 0,9c) e por um mecanismo ainda não completamente elucidado acaba sendo arremessado na forma de jatos na mesma direção do eixo de rotação do Buraco Negro.

    • Lucas Leigo:

      Sou absolutamente e absurdamente leigo, mas curioso. Não seria capaz de haver uma força centrífuga ao redor do núcleo do buraco negro suficiente para acelerar os gases até que o núcleo não possa atrair para si os mesmos e assim acabar sendo expelidos por essa força?

    • Cesar Grossmann:

      O problema é este, não tem força no Universo capaz de acelerar alguma coisa para que ela saia do buraco negro. A velocidade final tem que ser maior que a velocidade da luz.

  • Penison:

    Isso é um Haduken! Isso sim!

  • Richard Fontana:

    Na primeira foto acima, dá-lhe Phostoshop ….

  • Aníbal N.:

    Bela foto.

Deixe seu comentário!