Café pode diminuir risco de depressão em mulheres

Por , em 27.09.2011

Segundo um novo estudo, algumas xícaras de café por dia podem manter a tristeza longe, pelo menos para as mulheres.

Mulheres que bebem café (com cafeína) são menos propensas à depressão, e quanto mais elas bebem, mais o risco de depressão cai.

O estudo incluiu mais de 50.000 mulheres com idades entre 30 e 55 anos que periodicamente preencheram pesquisas sobre seu consumo de café e saúde.

Nenhuma das mulheres tinha sintomas de depressão ou histórico de depressão no início do estudo, mas durante os próximos 10 anos, cerca de 5% receberam um diagnóstico de depressão ou começaram a tomar medicação antidepressiva.

Comparado com mulheres que bebiam pouco ou nenhum café, aquelas que em média tomavam duas a três xícaras por dia tinham 15% menos chances de desenvolver depressão, mesmo após os pesquisadores levarem em conta uma ampla gama de fatores potencialmente mitigadores incluindo estado civil, igreja e participação na comunidade, além de medidas de saúde diversas.

Beber quatro xícaras de café por dia estava associado com um risco 20% menor de depressão.

Porém, os cientistas alertam que o estudo não prova causa e efeito, por isso não há razão para acreditar que xícara após xícara de café vai prevenir a depressão.

“A mensagem da pesquisa é que é seguro beber café, sem efeitos adversos. Isso é realmente tudo o que pode ser dito”, afirma o coautor do estudo, Alberto Ascherio, professor de epidemiologia e nutrição.

Pesquisas anteriores, incluindo um estudo publicado no ano passado que foi realizado entre homens na Finlândia, já ligaram o consumo de cafeína a um menor risco de depressão e suicídio.

Os cientistas ainda não sabem por que o café pode proteger contra a depressão. Alguns especialistas têm especulado que os antioxidantes no café podem ter benefícios de saúde, mas no novo estudo, pessoas que beberam café descafeinado não eram nem mais nem menos propensas a ficarem deprimidas do que as mulheres que não bebiam café.

A cafeína pode ser responsável, mas os pesquisadores não foram capazes de confirmar ou negar esta teoria, porque não havia dados suficientes disponíveis para determinar se beber chá ou refrigerante com cafeína está ligado a um menor risco de depressão da mesma forma.

Há uma indicação muito forte de que há um relacionamento entre cafeína e depressão, mas isso não significa que o café vai parar a depressão. Os cientistas precisam de hipóteses para o mecanismo no trabalho, e estudar mais a fundo o que está acontecendo.

Outra possibilidade é que as pessoas que não estão deprimidas podem simplesmente ser mais atraídas pelo café do que pessoas mais propensas a depressão. Pessoas não depressivas tendem a ser mais “comportamentalmente ativas”, e beber café pode, portanto, se relacionar melhor com seu estilo de vida.

Da mesma forma, algumas pessoas deprimidas podem afastar-se do café, pois ele pode aumentar a ansiedade, que muitas vezes anda de mãos dadas com a depressão. Aliás, por esse lado, a cafeína pode ter consequências negativas para muitas pessoas, com sintomas de depressão ou não. [CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Raul Alves:

    Concerteza o poder da cafeina
    é muito mais do que imaginamos
    Adorei o artigo….

    Parabéns

    http://www.livrodigitalmudardevida.xpg.com.br

  • cirlene:

    gostei muito desta pagina, perdi até a hora de compromisso, principalmente experiencias dos leitores como a que li de uma pessoa que comprou um terreno que ja tinha cido vendido para outro. Sera que ela não sabia que tinha que primeiro verificar registro do imovel? RSRS

  • Cristiano:

    Jorceli, apesar deste não ser o local para se tratar deste problema, eu sou advogado em Goiânia e poderia te dar alguma orientação. O e-mail não é divulgado ao público, por isso vc terá que deixar seu e-mail na próprio texto da mensagem.

  • Jorceli Baptista:

    boa tarde, gostaria de poder contar com um advogado, pois adquiri um um lote na Cidade Ocidental em Goiás no valor de 15.000,00, e depois de dois meses fui lá para ver o que dava para fazer no momento, e tive uma surpresa, alguem tinha invadido e colocado um muro e um portão com cadeado, o que faço agora se a pessoa diz ter comprado também o lote, estou desesperada sem saber o que fazer. aguardo resposta em meu e-mail acima citado, quem puder me ajudar eu agradeço.

    • asdf:

      tome um cafezinho!

Deixe seu comentário!