Caminhadas curtas podem reduzir consumo de chocolate pela metade

Por , em 11.12.2011

Segundo um estudo recente, uma caminhada de 15 minutos pode cortar o consumo de chocolate no trabalho pela metade.

Foi descoberto que, mesmo em situações estressantes, os trabalhadores comem apenas a metade do chocolate que normalmente comeriam após uma breve explosão de atividade física. A pesquisa sugere que pausas curtas longe das mesas de trabalho podem ajudar a manter as mentes dos funcionários longe da comida.

No estudo, 78 comedores regulares de chocolate foram convidados a entrar em um ambiente de trabalho simulado, depois de dois dias de abstinência de chocolate.

Dois grupos foram convidados a fazer uma caminhada rápida de 15 minutos em uma esteira para, em seguir, completar um trabalho em uma mesa. Um grupo recebeu uma tarefa fácil, de baixa tensão, enquanto o outro foi convidado a completar um trabalho mais exigente.

Outros dois grupos foram convidados a fazer um descanso antes de completar as mesmas tarefas que os dois primeiros grupos.
Mais uma vez, metade recebeu uma tarefa mais fácil, e o restante uma mais desafiadora. Chocolate estava disponível em uma tigela sobre a mesa para todos os participantes.

Aqueles que haviam se exercitado antes de trabalhar consumiram, em média, metade da quantidade de chocolate que os outros: cerca de 15 gramas, em comparação com 28 gramas no segundo grupo. 15 gramas é equivalente a um chocolate pequeno.

A dificuldade da tarefa não fez diferença para a quantidade de chocolate que eles comeram, o que sugere que o estresse não contribui para o desejo por doces.

“Sabemos que lanchar alimentos altamente calóricos como chocolate no trabalho pode se tornar um hábito e levar a ganho de peso ao longo do tempo. Às vezes as pessoas acham que esses lanches lhes dão um impulso energético, ou ajudam a lidar com o estresse, incluindo tédio. Elas acham difícil reduzir seus deleites diários, mas este estudo mostra que, ao fazer um curto passeio, elas são capazes de regular sua ingestão pela metade”, explica o líder da pesquisa, Adrian Taylor.

O exercício tem benefícios significativos para o humor e níveis de energia e tem um potencial para o gerenciamento de dependências. Agora, foi provado que ele também pode reduzir o desejo pelo chocolate, o que certamente é uma vantagem.[ScienceDaily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Ligia:

    Eu estou ingerinho progressivamente uma quantidade menor de chocolate desde que comecei a fazer caminhadas de 15 ou 20 minutos, antes de ler esse artigo (ou seja não fui influenciada psicologicamente). Concluindo: pelo menos comigo caminhar funciona para eu comer menos chocolate.

  • Flor de Lis:

    Só de ver essa foto ai que vontade que dá….hummmmmmm!

Deixe seu comentário!