Cientistas descobrem capa de plasma quente que envolve a Terra

Por , em 17.12.2008

Cientistas descobriram na atmosfera uma capa de plasma quente que cobre a Terra. Ela é parte da magnetosfera da Terra, a camada que nos protege contra os ventos solares e radiação.

A capa de plasma quente foi descoberta pelo professor de física Rick Chappell, da Universidade Vanderbilt, nos EUA. Ele e seus colegas deduziram a existência da capa de plasma depois de observar o “ciclo natural de energização” que acelera os íons pouco energéticos na atmosfera da Terra a níveis de energia mais altos encontrados na magnetosfera.

A capa de plasma quente se origina no lado noturno do planeta e atravessa para o lado diurno, afirmam os pesquisadores. Quando a capa atinge o lado do planeta que está passando pela tarde ela se dissipa. Por causa disso ela cobre apenas 3/4 da Terra.

A capa de plasma é formada por partículas de baixa energia que são elevadas em direção ao espaço através dos pólos, carregadas pela cauda magnética da Terra e são viradas 180o por um giro do campo gravitacional. Em seguida as partículas vão novamente em direção à Terra para a região chamada de lençol de plasma.

A descoberta se baseia em simulações feitas por um software que prevê o caminho das partículas na atmosfera terrestre através de um modelo matemático.

Rick disse: “A capa de plasma era uma coisa muito vaga que ficava no pano de fundo cujo não tínhamos informações suficientes para fazer se destacar. Quando conseguimos informações suficientes, lá estava ela!”

Rick e seus colegas utilizaram observações de satélites para medir as propriedades dos íons em diferentes locais da magnetosfera. Quando estas observações foram aplicadas ao software com o modelo matemático foi descoberta a capa de plasma. [Space.com]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,40 de 5)

6 comentários

  • Andressa Sousa:

    Eu já sabia disso.E só vc ver na discovere q passa 🙂

  • luizh.:

    eu gostei de ver.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

  • saint clair:

    A Natureza fazendo tudo para nos preservar e nós fazendo tudo para destruí-la…sem o plasma a tempestade solar teria efeitos devstadores em nosso planeta.Espero que o homem ao invés de gastar trilhões e mguerras se matando gastem esse dinheiro tentando consertar os prejuízos que já dão a natureza…

  • Marcos Gabriel:

    Eu acho que o titulo deveria ser assim:
    Capa de plama quente que envolve a terra tem forma de aranha
    falows

  • Jota Pê:

    Pensei exatamente a mesma coisa.

  • Lucas M.:

    tá parecendo mais o símbolo do spider man em volta da terra……..
    é o sensor aranha?

Deixe seu comentário!