Capa protetora de vírus é fotografada

Por , em 19.02.2009

A imagem detalha a capa de proteínas que protege centenas de vírus conhecidos. A foto foi feita através de raios-X e pode ajudar pesquisadores a criar formas mas efetivas de combater infecções virais.

Essa “concha” de proteínas protege o genoma dos vírus. Enquanto os humanos e a maior parte das formas de vida possuem o genoma feito de DNA, os vírus têm RNA (ácido ribonucléico), um “primo”.

O RNA é muito parecido com o DNA, mas apresenta diferença na organização dos ácidos nucléicos (aquelas “letrinhas” da aula de genética que formam nosso código genético).

Um outro grupo de pesquisadores, recentemente, decodificou o genoma do vírus da gripe.

As cápsulas dos vírus são importantes porque esses organismos só conseguem se reproduzir quando estão alojados em um hospedeiro, se infiltrando no sistema biomecânico. No entanto, quando invadem um organismo, os vírus precisam roubar seu código genético, para impedir que as células imunológicas do sistema os destruam.

A proteção dos vírus nunca é completamente destruída. Conhecendo sua estrutura, os cientistas podem chegar a isso.

Para a foto, os pesquisadores escolheram o vírus que afeta os fungos que criam a penicilina – o Penicillium stoloniferum. Como muitos vírus apresentam o mesmo tipo de cápsula (a cápsula esférica), entender como essa proteção funciona poderia levar a diferentes tratamentos anti-virais.

Além disso,as descobertas podem auxiliar alguns cientistas que, atualmente, tentam desenvolver uma forma segura de “entregar” genes terapêuticos para as células de um paciente, promovendo uma nova forma de tratamento. [Live Science]

• LUANA SILVA:

NAO GOSTEI POIS ISSO É UMA BESTEIRA MUITO BIZARRO
    VOCES SE PREOCULPA MUITOCM ISSO……………

• wilson:

Já é um grande alento esta foto e espero que muito em breve os cientistas consigam um medicamento capaz de destruir vírus tão resistentes que ameaçam a humanidade.Parabéns pelo artigo e é por isso que eu sempre recomendo e mando artigos desta página para meus amigos.