Carl Sagan – Contra a força das superstições e fundamentalismo

Por , em 16.03.2013

Carl Sagan foi professor de Astronomia e Ciências Espaciais e diretor do Laboratório de Estudos Planetários da Universidade de Cornell, EUA. Desempenhou um papel de liderança no programa espacial estadunidense desde o seu início. Foi consultor e conselheiro da NASA desde 1950, ajudou a resolver os mistérios das altas temperaturas de Vênus (resposta: efeito estufa maciça), as mudanças sazonais em Marte (resposta: poeira trazida pelo vento), e a névoa avermelhada de Titã (resposta: moléculas orgânicas complexas).

Como um cientista formado em astronomia e biologia, Carl Sagan fez contribuições essenciais para o estudo das atmosferas planetárias, superfícies planetárias, a história da Terra, e exobiologia que é o estudo da origem, evolução, distribuição, e o futuro da vida no Universo. Sua capacidade de capturar a imaginação de milhões e de explicar conceitos difíceis em termos compreensíveis é uma realização magnífica, comprovando que não é o vocabulário que faz o homem, mas sim como o utiliza e manifesta seu conhecimento.

Carl Sagan foi mais do que um simples homem. Foi um homem dotado de inteligência capaz de questionar, estudar e ensinar àqueles que quisessem aprender além do que está escrito na bíblia, ou nos livros do ensino fundamental. Reforçou a ideia de que o universo é um mistério que anseia por ser descoberto. E que as superstições são obstáculos criados para interromper a evolução humana. Somos dotados da capacidade de pensar, raciocinar e questionar, e infelizmente, não é isso que o poder governante quer.

Porém, é graças à iniciativa de pessoas como Doutor Sagan que o mundo caminha para novos horizontes. Se existissem pessoas deste porte se envolvendo em todas as áreas de estudo, tornar-se-ia possível imaginar um mundo onde o que importa é a evolução humana, e não somente a religião que se segue, a roupa que se veste, ou o sapato que se usa.

“Com suas revelações sobre um pequenino mundo embelezado pela música e pelo amor, a nave Voyager já saiu do sistema solar e se dirige ao mar aberto do espaço interestelar. A uma velocidade de 70 mil quilômetros por hora, projeta-se em direção às estrelas e a um destino com o qual só podemos sonhar. Estou cercada por pacotes do correio, cartas de pessoas de todo o planeta que lamentam a perda de Carl. Muitos lhe dão o crédito por tê-los despertado. Alguns dizem que o exemplo de Carl os inspirou a trabalhar pela ciência e pela razão contra as forças das superstição e do fundamentalismo. Esses pensamentos me consolam e me resgatam de minha dor. Permitem que eu sinta, sem recorrer ao sobrenatural, que Carl vive.”

Ann Druyan, esposa de Carl Sagan.

Algumas frases de Carl Sagan para você usar

Abaixo seguem umas pérolas deixadas por Carl Sagan que você pode utilizar no Facebook/Twitter ou até mesmo como papel de parede em seu computador (em algumas basta clicar para ampliar).

CarlSagan carl sagan citacao 3 carl sagan citacao 7 carl sagan citacao 6 carl sagan citacao 5 carl sagan citacao 4 carl sagan citacao 2 carl sagan citacao 1

Observando antigos comentários, vemos que 140 letras apenas, é MUITO POUCO, mesmo usando todo o poder de síntese.Porque não 280 caracteres?

Carl Sagan foi um estudioso que não se limitou a um campo da ciência, ele estudou literalmente todas as áreas que pode pra montar um entendimento pleno do cosmos e da vida, astronomia, química e biologia. Mas entre essas áreas, havia também ciências humanas, e através das ciências humanas, Carl se destacou como uma referência a todos os públicos, inclusive ao público leigo e de todas as idades, isso mais o destacou, um autêntico tradutor e expositor do Conhecimento científico.
    Recomendo: Vida, uma voz na Sinfonia Cósmica.

• Reis Gonzaga:

Todo o ser humano, sabido intelecualmente e culto,tende se inveredar pelos lados, não da verdade, mas sim da realidade de fatos concretos,pq ele geralmente não cre em algo sutís,abstratos q está muito além de nosso poder.

Costa

Já imaginou se houvesse hoje em dia a III Guerra Mundial?
    Se um pico solar tem o potencial de “apagar” toda a rede elétrica do planeta, da III Guerra Mundial só tribos polinésias sobrariam no planeta para continuar a civilização! Einstein disse que a IV Guerra seria feita com clavas…rsrsrsrs…

O avanço da Ciência e da Tecnologia é uma espada de Damocles sobre a cabeça da Humanidade, que conseguir sobreviver com a “pouca” tecnologia desenvolvida na I e na II Guerras Mundiais.

E os neo-ateus estão por aí, felizes, achando que estamos no melhor dos mundos possíveis, porque o Ateismo venceu (?) a barbárie dos tempos e templos dos seres humanos!!!

Como disse Cypher de Matrix: a ignorância é uma benção (talvez copiada desta frase de John Lennon: “…A ignorância é uma espécie de bênção. Se você não sabe, não existe dor…”.

VALEU, COSTA!
      Estão devidamente baixados. Vou assistir com muita satisfação!

• Danilo Moço:

Vou dar uma boa sugestão, assistam a serie COSMOS realizada pelo próprio, vale a pena!!!

• leochacha:

A cura pra todas as doenças foi descoberta desde 1920, confirmem em “The Gerson Miracle” que morreu envenenado por conta da sua descoberta incomodar o sistema.

Infelizmente não há nenhum trabalho sério demonstrando as alegações mirabolantes do dr. Max Gerson, o que é um problema sério, considerando as afirmações e a quantidade de gente disposta a abandonar terapias que dão resultado a favor de promessas sem fundamento algum…

Só para constar, é isto aqui que tem escrito no rodapé da página do site “Gerson Media”:

AN IMPORTANT NOTE: This page is not in any way offered as prescription, diagnosis nor treatment for any disease, illness, infirmity or physical condition. Any form of self-treatment or alternative health program necessarily must involve an individual’s acceptance of some risk, and no one should assume otherwise. Persons needing medical care should obtain it from a physician. Consult your doctor before making any health decision.

Para bom entendedor, isto basta.

Isto se a gente acreditar nesta história de que ele morreu envenenado, e que o motivo do envenenamento foi este. Existem muitas suposições aí, sendo empurradas como se fossem verdades indiscutíveis.

• David Quirino:

Se eu tivesse nascido sabendo o que sei agora, teria tido uma vida melhor? …”Creio que teria sido eu mesmo; com as mesmas interrogações que sempre povoaram minha mente, como fantasmas!” No entanto, é graças a elas que posso dizer que aprendi um bocado de coisa que apenas suscitaram em mais dúvidas… terá valido a pena? Sim! é claro! …Considero-me um privilégiado por ter nascido no limiar do segundo meado do século vinte, quando a ciência deu um salto milhares de vezes superior a todo o passado, baseada justamente nas experências do passado, como se nos fosse dado a chave de todos os mistérios! Graças a isto descobrimos que tudo continua misterioso como antes… e até mais! …Por pensar dessa maneira, é que identifico-me com a maneira de pensar de Carl Sagan e respeito muito sua luta em tentar livrar nossas mentes da ignorância.

• Weverton Castanho:

O que é o amor sem a compreensão? E que foça possuímos, como seres humanos, maior do que nossa capacidade de questionar e aprender? Frases de Carl Sagan quando criança! Ler Sagan é uma viagem profunda a espiritualidade cósmica, uma viagem que começa dentro de nós mesmos, pois somos parte do Cosmos assim como o Cosmos é parte de nós, o Cosmos é o meio para que possamos vir a nos conhecer melhor, assim como nós somos o meio para o Cosmos possa se conhecer a si próprio.
    Lembro-me ainda criança, quando acordava nas manhãs frias de domingo para ver Cosmos, embora seja uma grande referência, é apenas parte do trabalho dele, hoje grande parte da visão ambientalista e dos grandes passos que a ciência tem dado, são legados de Sagan. Antes que pudessemos discutir sobre aquecimento global, Sagan já havia revelado o efeito estufa em Vênus e os possíveis impactos no planeta Terra, em plena guerra fria não hesitou em colaborar com cientistas Russos em prol da ciência como uma visão transcedental ao nacionalismo e ao patriotismo.
    Acredito que Sagan pagou um preço muito alto por expor suas ideais, sendo duramente perseguido e duramente criticado, mas seus passos foram significativos, importantes e esse legado precisa ser mais explorado. Cada trabalho de Sagan apresenta situações inusitatas, incríveis, divertidas e reveladoras, parabéns pelo seu texto Fernanda, pois é um passo muito importante, mas precisamos falar mais sobre o legado desse grande ser humano, há muitas histórias a serem reveladas!

• Francisco Assis Gurgel Gurgel:

Grande professor, até hoje suas matérias se repercute em muitas unidades de estudos e apresentação de programas de TV; com sua imensurável capacidade de expressão, realmente um gênio da ciência e da astronomia dos tempos contemporâneos

• Thel Martins:

Ele também fazia apologia ao uso da Maconha… E acreditava em ETs (coisa que eu também acredito)

• Armistrong Souto:

Um dos grandes, enormes, mesmo, é cairmos na armadilha, também conceitual, diligentemente, pensada, e largamente, difundida de que Fé (espiritualidade), e Ciência são abordagens que se excluem. A Ciência deve ser objeto de atenção, de busca para os elementos da natureza humana, em seu aspecto espiritual. E a espiritualidade, inerente à condição humana, deve ser objeto da Ciência. E não podemos, sob hipótese alguma, abrirmos mão da reflexão filosófica, em torno disso tudo. Ciência-Filosofia-Religião são os três aspectos que fundam a Doutrina dos Espíritos (ou Doutrina Espírita), e não há como se pensar em conhecermos a realidade (em seu sentido amplo), abrindo mão de qualquer um deles. Milenarmente fomos levados a pensar que o diálogo, a convergência, entre os três ramos era impossível, impensável, e proibido por razões de interesses (geralmente, pouco louváveis) entre os partidários de cada área. Mas, as coisas estão evoluindo. Universidades, Hospitais, Institutos de pesquisa etc, já estão pesquisando questões de ordem espiritual. E, dentro de algum tempo, o ateismo cairá por terra, e os fanáticos religiosos perderão espaço. Posto que ao conhecermos a Verdade, através da junção dos três aspectos, mencionados, acima (Ciência, Filosofia e Religião), estaremos libertos.

• Armistrong Souto:

Esqueci a palavra ERROS, no início do comentário: ENORMES ERROS.

• Marcelo Taranto:

Só uma correção. Fé não tem nada a ver com espiritualidade. Sagan nunca se utilizou desta palavra sob qualquer contexto religioso. Algumas palavras do próprio Sagan:

““Espírito” vem da palavra latina que significa “respirar”. O que respiramos é o ar, que é certamente matéria, por mais fina que seja. Apesar do uso em contrário, não há na palavra “espiritual” nenhuma inferência necessária de que estamos falando de algo que não seja matéria (inclusive aquela de que é feito o cérebro), ou de algo que esteja fora do domínio da ciência. De vez em quando, sinto-me livre para empregar a palavra.”

alguém que facilitou o conhecimento a todos mostrando como é a realidade não é menos surpreendente que a ficção

É um de meus heróis, apesar de ser ateu!

• Pedro Henrique:

Apesar?
      Ser ateu foi o que o fez ser um dos seus “heróis”.
      Ser ateu que o fez buscar as respostas e conhecimento.

• Pedro Henrique:

Apesar de ser ateu?
      Ele ser ateu foi o que o fez seu “herói”.
      Foi o ateísmo dele que o instigou a buscar respostas e estudar!

Pedro Henrique

Carl Sagan foi um dos maiores divulgadores da ciência que já existiu, e também um dos que mais trabalharam para popularizá-la.

Só que não fazia isso a custa de polemicas com as religiões, como faz o estúpido do Richard Dawkins & quejandos (seus seguidores neo-ateus).

Ele simplesmente usava de racionalismo e observação científica metodológica. Enquanto não havia explicações MATERIALISTAS para um fenômeno, ele deixava esse fenômeno na categoria de “ainda inexplicados”, segundo a ciência da época. NÃO INVENTAVA FALSAS ARGUMENTAÇÕES, nem afirmava estarem provados. Simplesmente catalogava-os como “fenômenos observados, mas sem explicação formulada”.

Para ele, a falta de evidências não era A PROVA DA FALTA (“…Ausência de evidência não é evidência de ausência…”).

Contrariamente ao cão raivoso do Dawkins “…Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias…”

Hoje os “atoas” acham que tudo é muito simples e fácil. Abomina-se afirmação como essa: “…Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto…”.

Atoas não constumam se entusiasmar assim: acreditam que as ‘fórmulas’ já prevêem tudo o que há para se prever.

Carl Sagan, junto com Frank Drake, defendeu o “Princípio da Mediocridade” http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_da_mediocridade , ou seja, a vida na Terra não é um fenômeno extraordinário no Universo, existindo por toda parte.

Tanto que “…promoveu a busca por inteligência extraterrestre através do projeto SETI e instituiu o envio de mensagens a bordo de sondas espaciais, destinados a informar possíveis civilizações extraterrestres sobre a existência humana…” https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&ved=0CDkQFjAB&url=http%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FCarl_Sagan&ei=gA9FUYTOF4Wy0QGgy4HoAQ&usg=AFQjCNH3Sf969AEf-W7mBMXqnwT9HWmKpQ&bvm=bv.43828540,d.dmQ (admiro também o ateu Stephen Hawking por não ser adepto da ridícula Hipótese da Terra Rara https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CDEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FHip%25C3%25B3tese_da_Terra_rara&ei=6g9FUcSiOO650AHYtYCYCw&usg=AFQjCNHMDMhayR2M3jeMFMLIxsE91E7hYA&bvm=bv.43828540,d.dmQ )e escreveu “Contato”, que poderia ser um episódio da série “Arquivo X”. Quem quiser conhecer as limitações e manipulações que se pode fazer da “Navalha de Occam”, é só assistir o filme “Contato”, baseado no livro de Sagan, onde o próprio participou com sua esposa no roteiro original.

Os neo-ateus dawkinistas de hoje em dia são tão ou mais fanáticos quanto os fundamentalistas cristãos. Jamais um neo-ateu concordaria com essa frase de Carl Sagan:

“…A Ciência não é só compatível com A ESPIRITUALIDADE; é uma PROFUNDA FONTE DE ESPIRITUALIDADE. Quando reconhecemos nosso lugar na imensidão de anos-luz e no transcorrer das eras, quando compreendemos a complexidade, a beleza e a sutileza da vida, então o SENTIMENTO SUBLIME, misto de júbilo e humildade, é CERTAMENTE ESPIRITUAL. A noção de que A ESPIRITUALIDADE e a Ciência são de alguma maneira mutuamente exclusivas presta um desserviço a ambas…”

Para os neo-ateus, não há espiritualidade: somos meros “pratos de sopa” aquecidos a 36,5ºC borbulhando com “simplérrimas” reações bio-químicas. Tudo o que pensamos é mera ilusão (menos, é claro, Richard Dawkins, esse, sim, a única realidade “pensante” em todo o Universo.)

O Richard Dawkins lida com grupos muito mais imbecis que o Carl Sagan lidava. Acho que a maior parte dos opositores de Carl Sagan eram ufólatras que alegavam (como alegam até hoje) que a Nasa esconde informações sobre visitas alienígenas.

A caterva que enfrenta o Dawkins é mil vezes pior. Eles mentem mais, e mentem sempre. Criacionistas são famosos por inventar frases ditas por ateus, por torcer frases ditas por biólogos, e por citar frases de biólogos fora de contexto. E também por mentir descaradamente. Pegue qualquer ataque à evolução por parte de criacionistas, e faça uma verificação do que é verdade e do que é mentira, você vai ver que de cada 10 coisas que falam sobre evolução, 10 são mentiras.

Outra coisa, a espiritualidade de Carl Sagan (e de Albert Einstein) não tem nada a ver com a crença em espírito e almas, nenhum dos dois acreditava nisso, nem em um deus que distribui prêmios e castigos para as obras de sua mão. Você se surpreenderia com o quanto o Richard Dawkins é espiritualizado, no mesmo sentido de Carl Sagan e de Albert Einstein.