Ícone do site HypeScience

Carro gera energia a partir de buracos na pista, economiza combustível

Uma equipe de alunos da graduação do famoso MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) inventou o GenShock, um amortecedor que consegue produzir energia elétrica. Quando o carro equipado com a invenção passa sobre um buraco, lombada ou outra irregularidade o amortecedor faz com que o carro não sinta um choque tão grande. A força produzida para amortecer o carro se transforma em eletricidade.

Shakeel Avadhani, um veterano que participou do projeto, e seus colegas de equipe, afirmam que podem aumentar o rendimento do combustível em até 10% com o uso de seu equipamento. “Nosso ‘público-alvo’ são fabricantes de veículos pesados, como ônibus e caminhões”.

De acordo com os estudantes, a idéia surgiu de um estudo que eles fizeram para descobrir onde a energia, nos automóveis, estava sendo desperdiçada.

Então eles começaram a alugar carros, ônibus e caminhões de diferentes modelos, analisando seus amortecedores e quantificando a energia desperdiçada. Assim que obtiveram os dados, desenvolveram protótipos que coletassem e armazenassem essa energia, para uso em outras áreas do automóvel.

Em seus testes, os estudantes perceberam que em um caminhão com 6 amortecedores, a energia gerada era equivalente a 1kW – o suficiente para neutralizar a carga de um alternador grande, usado em veículos desse porte. Com menos peso, menos combustível é necessário.

Eles calculam que, uma companhia grande que precise usar bastante o serviço de transporte, como o Wal-Mart americano, poderia economizar 13 milhões de dólares por ano em combustível, se usassem o equipamento.

Você acha que essa é a melhor invenção para ser utilizada nas estradas brasileiras, ou mais uma desculpa para os nossos governantes continuarem evitando tapar os buracos? [MIT]

Sair da versão mobile