Casais recentes parecem se conhecer melhor do que casais que estão juntos por 40 anos

Por , em 20.10.2010

Um novo estudo descobre que pessoas que estão casadas a 40 anos, por exemplo, sabem menos sobre as preferências de seu parceiro do que aquelas que estão juntas a um ano ou dois.

Psicólogos da Universidade de Basel, na Suíça, observaram esse comportamento em 38 casais, com idades entre 19 e 32 anos e 20 casais mais velhos, com idades entre 62 a 78 anos. Até em questões mais básicas, como preferências alimentares, os casais recentes souberam responder melhor pelos seus parceiros do que os casais mais velhos.

Segundo os cientistas, eles não esperavam encontrar padrões como esses, que mostram que, quanto mais tempo ficamos juntos com uma pessoa, mais deixamos de conhecer suas preferências próprias.

Além disso, os casais mais velhos supunham que conheciam melhor as preferências do parceiro do que os casais recentes. Isso mostra que o fenômeno acontece porque os casais mais velhos são confiantes no que acham que sabem sobre seu amado e já o conhecem muito bem. Outra coisa muito comum foi que eles atribuíram seus próprios hábitos, pratos preferidos, filmes favoritos como sendo os preferidos, também, do parceiro, mesmo que não fossem.

Outra hipótese aplicável é que, por serem mais antigos, os casais não tinham o hábito de se comunicar ou de dizer quais eram suas preferências mesmo na época do namoro, pelos costumes serem muito diferentes há 40 anos atrás do que são hoje. [ScienceNews]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • davi:

    depois de ter filhos, casa trabalho, etc… os gostos e preferencias é o que menos inporta.

  • gloria:

    E isso muda em quê?Os jovens tem pouca coisa q se lembrarem ,foram feitas perguntas basicas como ,prato preferido, banda de rock,cor,felmes,artista.Coisas q ñ interesam a casais juntos a 40 anos.Pergunte aos casais coisas de suas vidas vividas nesse tempo q estão juntos ,pois se ñ se conhecessem ñ estariam juntos!Eeu tenho a mania de discordar de tudo q meu marido diz só p/ chatea-lo,e ele faz o mesmo comigo,(38 anos casados)e quem garante q os casais idosos ñ fizeram o mesmo?

  • Janio Sarmento:

    Acontece que no decorrer do tempo as pessoas mudam. Entre as mudanças, gostos e hábitos também se incluem.

    A tendência é que, a menos que seja um casal absolutamente apaixonado, com o passar do tempo os cônjuges voltem à tendência natural de todo ser humano de ser egocêntrico, e não acompanhe mais as mudanças do outro, que também, por entrar no mesmo egocentrismo natural, para de comunicar os novos gostos.

    Ou seja, não vejo paradoxo algum, e está bem coerente o resultado do estudo, em minha humilde opinião.

  • Alexandre Magno:

    Creio que atualmente os casais se respeitam mais, antigamente por imposição cultural, o respeito era imposto, presente na cultura machista do nós Brasileiros.
    minha opinião, hoje em dia os casais conversam mais e por iss se conhecem.

  • Rafael:

    Isso comprova apenas um paradoxo: Se um casal que tem 1 ou 2 anos se conhece mais, então quando eles tiverem 40 anos vão conhecer menos? Então sugere-se que os casais começam sabendo tudo e vão esquecendo tudo ao longo do tempo! =P

  • Luka:

    Ou não gosta, né?

  • Felipe:

    No final todo mundo gosta da mesma coisa ….SEXOOO

Deixe seu comentário!