Cavalos-marinhos-pigmeus e sua impressionante habilidade de camuflagem

Por , em 2.11.2014

Caso você não tenha identificado nenhum animal na imagem animada acima, saiba que isso foi proposital.

Cavalos-marinhos-pigmeus são criaturas incrivelmente pequenas – eles possuem cerca de 1,4 a 2,7 centímetros de comprimento – com uma capacidade de camuflagem estarrecedora.

As diferentes espécies são adaptadas para se misturar com o fundo em que vivem, ou seja, com os corais coloridos dos mares. Como são frágeis, esse disfarce é o que os mantêm protegidos no universo coabitado com outros gigantes (e nem estamos falando de tubarões e baleias – mesmo um peixe relativamente menor já seria uma enorme ameaça a esse animal).

Essa união é tão perfeita que é muito difícil distingui-los de suas moradias, como é possível constatar no vídeo abaixo. Essa dificuldade em encontrá-los também gera uma dificuldade em estudá-los.

Por isso, a filmagem é tão interessante – foi a primeira vez que os cientistas tiveram a chance de analisar esses animais em laboratório. Entre outras coisas, os pesquisadores observaram filhotes de cavalos-marinhos-pigmeus laranjas tornarem-se roxos quando foram mudados de “casa” para um coral daquela cor.

Além de sua habilidade de camuflagem impressionante, também é muito legal ver esse minúsculo bichinho “atirando” seus filhotes para fora de seu corpo.

cavalos-marinhos-pigmeus (1)

Cavalos-marinhos-pigmeus podem ter de seis a 34 bebês de uma só vez. Como dezenas de filhotes saem de uma criatura de centímetros de comprimento, não faço ideia. Mas é muito intrigante, não? [Gizmodo, TerraSelvagem]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

Deixe seu comentário!