Célula de plástico: criada a primeira célula funcional do mundo feita de plástico

Por , em 20.01.2014

Os cientistas têm se esforçado para criar vida artificial, conseguindo produzir paredes celulares e até mesmo DNA sintético. Agora, uma equipe de químicos conseguiu produzir uma célula funcional feita de polímeros.

A primeira célula de plástico funcional

Esta é a primeira célula eucariótica – isto significa apenas que ela contém um núcleo e outras subunidades conhecidas como organelas dentro da sua membrana – a ser feita de plástico. As células eucarióticas são os blocos fundamentais de toda a vida complexa, tornando-se plantas e animais, e suas organelas que permitem que desempenhem funções especializadas que variam de célula para célula.

Utilizando uma gota de água como uma estrutura de base, os investigadores na Universidade de Radboud, em Nijmegen, na Holanda, inseriram pequenas esferas de poliestireno cheias de enzimas para ocupar o papel de núcleo e organelas, então encapsularam todo esse material com um revestimento de um polímero no lugar de uma parede celular.

O resultado é uma estrutura compartimentada, que se assemelha a uma célula real. Mas, o melhor de tudo, a novidade é realmente capaz de realizar processos químicos de várias etapas, como uma célula normal dentro de você ou eu. Neste caso, após uma cascata de reações químicas, eventualmente, vê-se as células brilhando no escuro – prova de que ela está realmente trabalhando. Resultados similares foram obtidos usando lípidos antes, mas estas células à base de polímeros são mais resistentes.

Pode não soar como algo muito importante, porém essa é uma grande conquista, não apenas para a biologia sintética, mas também para a química. Como as células são tão incrivelmente eficientes na execução de processos químicos, a esperança é de que empreendimentos como este permitirão que os químicos desenvolvam técnicas novas, de pequena escala, que poderiam ser usados ​​para conduzir tudo, desde fotossíntese artificial até a produção de biocombustíveis. Nada mal para um pequeno pedaço de plástico. [Gizmodo]

• Thiago Corrêa:

Muito bom, gostei!

• Miguel Guerreiro:

Para quê fazer isto?
    Segundo os muitos ciêntistas basta esperar que apareçam mais..
    Elas vieram do nada, construiram-se sozinhas…

Acho que você está um pouco confuso (a propósito, cientista não tem acento).

Ninguém está afirmando que as células vieram do nada, pelo menos não na ciência, e esta experiência tem outra finalidade, ou outras finalidades, entre elas fornecer um modelo físico que possa ser utilizado para compreender o funcionamento de células naturais.

• Edinardo Neves:

É melhor do que usar ‘barro’ e soprar nas narinas.

• Alex Pedruzzi:

É verdade… Já que, se o “HOMEM” fizer isso, nada vai acontecer. É melhor ele continuar tentando reverter as besteiras que fez!

• luysylva:

queria ver criarem alimento sintético: vegetal e carne sintéticos.