Celular e Câncer: Grande estudo confirma ligação

Por , em 23.12.2008

Cinquenta anos trás cientistas descobriram que um dos hábitos favoritos, o de fumar, era cancerígeno. Neste ano as notícias são assustadoras no campo do telefone celular e do câncer.

Nós já ouvimos alertas de especialistas em câncer sobre o assunto, mas agora pesquisadores do estudo Interphone estão analisando resultados de estudos sobre 6,4 mil tumores de pacientes em 13 países. Se os resultados finais confirmarem os preliminares, os três bilhões de usuários de telefone celular do mundo vão querer voltar no tempo. Os pesquisadores israelenses descobriram que as pessoas que utilizam celular regularmente tem cerca de 50% mais chance de desenvolverem tumores no cérebro do que não usuários.

Uma análise de dados do Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia mostraram uma taxa de 40% mais risco de tumor em pessoas que usam celulares por mais de uma década. O estudo não descobriu risco acentuado em pessoas que usam celular a menos de 10 anos.

Ninguém sabe exatamente como o celular pode causar câncer. A radiação que o aparelho emite é muito pouco energética para causar danos, mas alguns cientistas acreditam que pode ter efeitos indiretos que fazem as células proliferarem incontrolavelmente. Mas não há consenso nestas teorias.

É crucial que tenhamos o resultado definitivo do estudo que será divulgado no começo do próximo ano, pois alguns poucos estudos realizados nos últimos anos foram estatisticamente inúteis. Eles pesquisaram poucas pessoas. A maioria dos estudos observa apenas o uso do celular depois de vários anos e o novo estudo observa os efeitos de curto e longo prazo.

E o que vai acontecer se o estudo finalmente revelar uma ligação entre celulares e câncer? Voltaremos a depender do telefone fixo? Dificilmente. A tecnologia chegou para ficar, disse Siegal Sadetzki, que coordenouu o estudo Interphone: “Nós sabemos que acidentes de carro acontecem e nós ainda usamos veículos, certo? Nós simplesmente aprendermos a usá-los sabiamente.” [Pop Sci]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,00 de 5)

9 comentários

  • Falcone Big:

    No Brasil teremos o menor indice de canceres causados por celulares…

    Por que aqui não tem sinal!!! E quando tem, somos obrigados a resumir a fala de 3 minutos em 20 segundos!

  • grasisuperstar:

    No caso da radiação emitida pelos aparelhos de RX e similares o chumbo é a proteção para o ser humano…no caso dos celulares se for verdadeiro vão ter que inventar algo que nos proteja. Que tal capas de celulares co camada de chumbo?

  • urgente:

    oi pessoal estou com um serio problema aqui em brasilia e estou quase convicto que o problema e o celular pois nasceu um terceiro testiculo e ninguem esta conseguindo desvendar, e eu a mais de quinze anos ando com meu celular no meio das pernas no carro. se vcs poderem me ajudem por favor. charles brasilia

  • marina:

    é verdade sim. brasileiro tem o hábito de pagar pra ver. é igual transar sem camisinha, pensando que não pega aids. duvidam até dos cientistas.

    vão estudar e aprender, sua cambada de….

  • uilian:

    Se fosse assim, teriamos uma epidemia de proporções épicas…
    até onde eu saiba, NÃO HOUVERAM aumentos proporcionais na incidência de cancer depois da invenção do celular…
    tem hábitos nossos do dia a dia muito mais prejudiciais..

    e daqui a pouco aparece um sábio/místico/paranóico pra endossar mais essa palhaçada sobre celulares…

    • A Outra Verdade Oculta:

      Infelismente houve , os casos de tumores cerebrais tiveram uma alta em 1995 para cá , exatamente alguns anos depois do esouro dos celulares . Coiscidencia? nem todo cancer é gerado pelo celualar , mas este tipo pode ter sim sua maioria de casos.

  • Artur:

    Já imaginava que isso fose possível mais ñ nessa proporção,espero que até o final do ano ue nós saibamos os vedadeiros efeitos da radiação do celular

  • Sergio:

    Não se trata de ser um aparelho diabólico mas a sua emissão de microondas próximas a tecidos sensíveis como os cerebrais.
    Já se sabe desde 1970 que microondas causam câncer no cérebro, publicado em artigos médicos a respeito dos operadores de docas nos EUA, que desenvolviam câncer após alguns anos utilizando hand talkies com potência excessiva.
    Agora, é adotar medidas preventivas como usar o viva voz ou fones de ouvido, que afastam a fonte de irradiação(a antena) da nossa cabeça.

  • Lucas M.:

    Chega ano, passa ano, e os cientistas inventam armas cada vez mais devastadoras…..Poderiam deixa essas invenções diabólicas de lado e inventar tecnologias para nos ajudar no dia-a-dia. Como por exemplo uma tecnologia que permitisse o uso do celular sem risco do usuário adiquirir câncer. Por que como já esta na matéria, o celular é uma tecnologia que veio pra ficar… Então em vez de ficar esperando pra ver o que acontece, poderiam já estar desenvolvendo algo pra inibir essa radiação emitida pelo celular, ou qualquer outra coisa que possa representar perigo…

Deixe seu comentário!