Ícone do site HypeScience

Imagens de células humanas mostram a grande intensidade de uma infecção por coronavírus

coronavírus célula humana

Coronavírus (em vermelho) dominando uma célula de pulmão humano (em azul e roxo) e muco (verde). Imagem de microscópio de varredura de elétrons. Cores artificiais. Crédito: EHRE LAB / UNC SCHOOL OF MEDICINE

Imagens de microscopia de células do trato respiratório mostram como o coronavírus (SARS-CoV-2) pode ter uma replicação intensa quando penetra o sistema respiratório. 

A pneumologista pediátrica Camille Ehre e colaboradores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) contaminaram amostras de células do revestimento das vias respiratórias com coronavírus e, após quatro dias, as colocaram em um microscópio eletrônico.

“Uma vez que a célula é infectada, ela é completamente dominada pelo vírus, produzindo um número impressionante de vírus.” 

Camille Ehre, para o Science News

Ela observou uma reprodução de mil unidades de vírus para dez milhões em apenas 48 horas. As imagens de microscopia foram publicadas recentemente na revista cientifica New England Journal of Medicine.

Coronavírus (bolas pontiagudas) envolvem uma célula (e cílios) do pulmão. Imagem de microscópio de varredura de elétrons. O painel da direita é uma ampliação da imagem na esquerda. Crédito: C. HONOR / NEJM 2020

As células do revestimento do trato respiratório possuem cílios que capturam impurezas do ar respirado, incluindo patógenos. Essas células são alvos de ataque do coronavírus e, quando infectadas, geram quantidades astronômicas de novos vírus, de acordo com a pesquisadora. Elas também tem o potencial de enviar os vírus para o pulmão causando pneumonia e para o ar onde podem contaminar mais pessoas.

Uma explicação muito clara do Beakman de como as células ciliadas e o muco funcionam para limpar o ar respirado

“Essas imagens de células das vias respiratórias repletas de vírus são um argumento forte para o uso de máscaras para limitar a transmissão da SARS-CoV-2, quer o indivíduo tenha sintomas ou não”, afirmou Ehre para o Science News. O amplo uso de máscaras pode reduzir significativamente essa replicação viral explosiva para outras pessoas.

Sair da versão mobile