Cenote Angelita, um rio salgado correndo no fundo de um poço de água doce

Por , em 1.08.2013

Localizado na Península do Yucatán, no México, há um rio submerso secreto, chamado Cenote Angelita, que pode ser encontrado depois de 10 a 15 minutos dirigindo ao sul de Tulum.

É provavelmente a formação mais inusitada de seu tipo. A água salgada possui uma quantidade elevada de sulfeto de hidrogênio e uma turvação mais evidente, destacando-a da água doce acima, permitindo que mergulhadores nadem ao longo desta criação submersa, que tem a mesma aparência de um rio da superfície. Existem até mesmo árvores caídas e folhas nos dois lados das “margens”, tornando esta paisagem ainda mais surreal.

Os cenotes são poços profundos naturais característicos do México, e resultam do colapso de camadas de calcáreo, expondo os lençóis de água abaixo das mesmas. São cheios de água e estão ligados a uma caverna marinha.

“Da superfície, você olha e vê apenas água azul. (…) A cerca de 18 metros, você começa a ver o que parece um estanho fundo delgado abaixo de alguns troncos desfolhados e fantasmagóricos, com galhos saindo dele. Conforme vai ficando claro, você começa a sentir o efeito da narcose ao mesmo tempo que percebe um tênue nevoeiro abaixo. Você para sobre a nuvem e olha ao redor, tudo parece surreal, e um sentimento fantasmagórico toma conta, amplificado pelos efeitos do nitrogênio no cérebro”, descreve Maya Diving, que oferece viagens para o Angelita. [Bored Panda, Massa Crítica]

underwater-river-cenote-angelita-mexico-7 underwater-river-cenote-angelita-mexico-6 underwater-river-cenote-angelita-mexico-5 underwater-river-cenote-angelita-mexico-3 underwater-river-cenote-angelita-mexico-1 underwater-river-cenote-angelita-mexico-2

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

7 comentários

Deixe seu comentário!