Chá verde diminui o colesterol, embora não muito

Por , em 8.07.2011

Segundo um estudo chinês, beber chá verde parece diminuir o “mau” colesterol. A descoberta pode explicar porque a bebida já foi associada a um menor risco de doenças cardíacas, principal causa de morte em todo o mundo.

Chá verde diminui o colesterol

O novo estudo analisou os resultados de 14 pesquisas anteriores. Em cada uma delas, os pesquisadores dividiram aleatoriamente os participantes em dois grupos: um que bebeu chá verde ou tomou um extrato por períodos que variam de três semanas a três meses, e um que tomou uma bebida inativa.

Em média, aqueles que receberam chá verde terminaram com níveis de colesterol totais 7,2 miligramas por decilitro (mg /dL) menores do que o grupo de comparação. O colesterol “mau”, ou LDL, caiu 2,2 mg/dL, diminuição de pouco menos de 2%. Não houve diferença nos níveis de colesterol “bom”, ou HDL.

Segundo os pesquisadores, os efeitos de redução do colesterol do chá verde podem ser devidos a produtos químicos conhecidos como catequinas, que diminuem a absorção do colesterol no intestino.

No Reino Unido e em outros cantos do planeta, é comum para as pessoas beberem chá. Já na América, poucas pessoas têm esse hábito. Assim, incentivar o consumo da bebida poderia ter benefícios significativos para a saúde global da população.

Ainda assim, especialistas advertem que o chá verde não deve ser usado como medicamento para o colesterol elevado, pois o efeito encontrado no estudo chinês foi pequeno. Ou seja, a ingestão da bebida não deve ser recomendada no lugar de remédios bem comprovados de redução do colesterol.

Também, alguns pesquisadores têm levantado preocupações sobre possíveis efeitos adversos do consumo pesado de chá verde ou seu extrato. Por exemplo, uma dúzia de relatórios indica que a bebida produz danos no fígado, e também pode interagir com certos medicamentos para reduzir a sua eficácia.

Ainda assim, os cientistas acreditam que doses menores do chá poderiam ser um componente útil de uma dieta saudável para o coração, com benefícios que podem ir além de seu efeito sobre o colesterol.[Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • Diego:

    Interessante.
    A alimentação e os hábitos estão na base de quase tudo.

    http://mymcorpo.blogspot.com/2011/06/10-alimentos-para-baixar-o-colestrol.html

  • Márcio M:

    Muito bom. De início, digo que não sou um profissional em saúde, logo, corrijam-me se necessário, pois é um tema muito importante por se tratar de saúde.Eu sou adepto do chá, logo algumas ressalvas devem ser notadas. Na minha opinião, não devemos substituir o chá como uma alternativa de medicamento, mas sim um complemento a ele. Sabemos que remédios são produzidos em laboratórios por experimentos (em animais) e que PODEM não surtir o mesmo resultado esperado EM TODOS OS HUMANOS, pois temos bagagem genética diferentes uns dos outros (não estou dizendo que são ineficazes). Logo, utilizar da homeopatia poderá ser um auxílio ou complemento para tratamentos. A matéria é ótima. Dêem suas opiniões e críticas pessoal.

  • roberto l:

    Interessante. Deve-se levar em conta a questão do serdentarismo e da hereditariedade. Na minha opinião é muito relativo. Conheço pessoas que tomam chá verde e continuam com o colesterol alto. O bom mesmo é você praticar atividades físicas e ter uma boa alimentação.

Deixe seu comentário!