Cheiro de frutas é afrodisíaco para moscas

Por , em 4.10.2011

Os seres humanos procuram afrodisíacos sexualmente excitantes há séculos. Agora, os cientistas descobriram um que realmente funciona, mas, infelizmente, apenas para as moscas-de-fruta. Um novo estudo descobriu que o cheiro de frutas maduras ou pobres estimula o apetite sexual da Drosophila melanogaster, aquela mosquinha que vive em volta das fruteiras.

Este é um dos primeiros casos de um alimento realmente afrodisíaco, com uma via sensorial específica do sistema olfativo desencadeando comportamentos sexuais.

Os pesquisadores descobriram que o ácido fenilacético e fenilacetaldeído – que são encontrados em frutas maduras e em diversos vegetais – é o cheiro específico que ativa as vias sexuais, com um aroma parecido com mel.

O cheiro de frutas não tem efeitos afrodisíacos sobre as fêmeas voadoras, apenas sobre os machos das moscas-das-frutas. Mas, como os machos são encorajados a acasalar perto dos frutos, as fêmeas acabam colocando seus ovos por lá.

Isso sugere que esse é um verdadeiro mecanismo biológico, pois as moscas podem acasalar em um ambiente de alimentação. Por isso, é também um bom lugar para o nascimento das moscas bebês. [LiveScience]