Ícone do site HypeScience

Chemtrails: cientistas descobrem o que realmente está acontecendo nos rastros dos aviões a jato

Isto é uma contrail ou aquilo que os adeptos de teorias da conspiração querem que você acredite, chemtrails?

Isto é uma contrail ou aquilo que os adeptos de teorias da conspiração querem que você acredite, chemtrails?

Qualquer um que tenha mergulhado no mundo das teorias da conspiração já deve ter ouvido falar das famosas “chemtrails”, trilhas de supostos agentes químicos usados pelos governos para diversas finalidades sinistras.

Se você nunca ouviu falar em chemtrails, você pelo menos deve ter visto a trilha de condensação deixada por um avião a jato cruzando o céu, e talvez até já tenha se perguntado como é que elas duram tanto, e o que são.

Em aviação, estas trilhas são chamadas de “contrails”, ou trilhas de condensação, e tem sido observadas desde o início da era do voo a jato.

Claro que os adeptos de teorias conspiratórias não podem acreditar em algo tão simples como trilhas de condensação, para eles as “chemtrails” são parte de um complô para mudar o clima, ou fazer algum tipo de guerra química ou biológica.

Contrails e Chemtrails, o que pensam os cientistas?

Uma pesquisa de opinião descobriu recentemente que 17% dos americanos acredita realmente que o governo está por trás de alguma alteração atmosférica, e a conspiração das chemtrails já foi promovida por celebridades como Kylie Jenner e o finado Prince.

Para esclarecer as chemtrails/contrails, um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia em Irvine, do Carnegie Institution for Science e a organização sem fins lucrativos Near Zero resolveu consultar cientistas, para saber se eles sabem de alguma evidência de programas de larga escala que espalham produtos químicos na atmosfera.

O resultado da pesquisa foi publicado na Environmental Research Letters, e aponta que dos 77 cientistas que foram entrevistados, 76 (98,7%) não encontraram evidência nenhuma de produtos químicos sendo pulverizados na atmosfera.

Mas a pesquisa não se limitou a perguntar se eles tinham evidências. As evidências apresentadas pelos proponentes das chemtrails foi apresentada a eles, como a presença de estrôncio, bário e alumínio em amostras de água, neve e solo.

A resposta dos cientistas foi de que existem outros fenômenos podem explicar estas coisas, incluindo “a física e química já bem conhecida associada a contrails de aeronaves e aerossóis atmosféricos.”

Se você é um crente nos chemtrails, você deve estar perguntando “e o cientista que encontrou evidências?” Talvez ele seja um Galileu moderno. Só que não.

Um único dissidente? #SQN

O estudo esclarece que “o participante que respondeu ‘sim’ disse que a evidência que ele/ela encontrou era ‘altos níveis de bário atmosférico em uma área remota com ‘baixo’ bário no solo’”.

O cientista em questão simplesmente não eliminou a possibilidade de que alguém tivesse espalhado bário na atmosfera naquela região, o que não significa que seja a explicação mais provável.

Ou como explica o astrônomo Phil Plait, “quando eu não encontro minhas chaves de manhã, eu não posso descartar a possibilidade delas terem sido escondidas por fantasmas de dinossauros. Só que esta possibilidade é bastante improvável”.

“A teoria conspiratória das chemtrails está relacionada com a origem e crescimento da Internet, onde você pode encontrar um monte de sites com promovem este tipo específico de pseudociência” comenta o co-autor do estudo Steven Davis. Ele continua “nossa pesquisa descobriu que a comunidade concorda muito pouco com as afirmações que o governo, os militares, as empresas aéreas e outras estão em conluio em um programa extenso e nefário para envenenar o planeta a partir dos céus.”

Pronto, agora os crentes dos chemtrails podem se dedicar a áreas de investigação potencialmente mais frutíferas, como a questão se Tupac Shakur está vivo e escondido em Cuba. [LiveScience, BadAstronomy]

Sair da versão mobile