China lança novo satélite oceanográfico

Por , em 18.08.2011

Um satélite chinês de observação do oceano foi lançado no último dia 15 de agosto a partir do centro espacial de Taiyuan, na província de Shanxi, nordeste da China.

O satélite de sensoriamento remoto entrou em órbita em cima de um foguete, que o posicionou a 565 quilômetros de altura com uma inclinação de 99 graus.

Com o lançamento do novo satélite, chamado Haiyang 2A, a China pretende ajudar na fiscalização e no levantamento do ambiente marítimo, podendo evitar potenciais catástrofes e contribuir para a previsão do tempo nos oceanos.

O Haiyang 2A vai estudar os ambientes dinâmicos do oceano, como os ventos da superfície do mar, a altura das ondas e a temperatura da água. Os instrumentos a bordo incluem um sensor de microondas, um radiômetro e um altímetro.

Anteriormente, o satélite Haiyang 1 monitorava a poluição nos oceanos e nas águas rasas para ajudar nas operações de portos. A terceira geração de satélites está sendo planejada para combinar as missões do Haiyang 1 com as do Haiyang 2.

O envio do satélite oceanográfico foi o oitavo lançamento espacial do ano do programa espacial da China. A nação tem planos de realizar missões espaciais em um ritmo febril para o resto de 2011, incluindo o lançamento de um astronauta para um laboratório espacial e mais voos de foguetes para as áreas de comunicação, militar e científica.[Space]

3 comentários

  • Manoel:

    Tudo que for criado em beneficio do planeta e valido, gostaria ainda de ver algo tecnológico, que mostrasse verdadeiramente, o que ha escondido no fundo dos oceanos, em termos de poluição e contaminação. Vamos fazer nossa parte, lutando sempre pelo meio ambiente da nossa terra.

  • drew:

    e inicia-se a 2 corrida espacial!!

    acho que dessa vez os EUA perdem…

    • vicente:

      os eua estão é lascados no meu ponto de vista um dos que dão combate com os eua é a china e o japão os cara lá tem umas tecnologias que eles nao comentam hehehe

Deixe seu comentário!