China testa trem que chega a 500 km/h

Por , em 2.01.2012

A China acaba de fazer um teste com um trem super rápido capaz de atingir 500 quilômetros por hora, de acordo com a imprensa do governo.

O veículo, fabricado pela CSR, a maior fabricante de trens do país, foi desenhado para parecer uma antiga espada chinesa.

De acordo com o especialista em trens, Shen Zhiyun, a experiência “vai oferecer boas referências para operações atuais em ferrovias de alta velocidade”.

Mas Zhao Xiaogang, da CSR, afirma que os futuros trens chineses não vão necessariamente andar nessa velocidade. “Nós queremos garantir a segurança nas operações de trens”, comenta.

A indústria ferroviária da China teve um ano difícil, marcado pela colisão entre dois trens de alta velocidade, em julho, que matou pelo menos 40 pessoas. Desde então, a construção desse tipo de veiculo esteve parada.

Em fevereiro, o ministro das ferrovias do país, Liu Zhijun, foi demitido após acusações de corrupção, que ainda não foram julgadas.[Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

15 comentários

  • CASTELO MABOTE:

    A China e sem duvida o Pais que supera tosos em termos de tecologia.

  • Chico Lobo:

    A China vai desbancar os EUA em bem pouco tempo. Seja na tecnologia, seja na produção, seja na economia e na cultura… Assim seja, se Deus quiser…

    • Bruno:

      Até arrisco em dizer: A China, atualmente, já superou a hegemonia na exportação de produtos industrializados, que antes era uma característica dos norte-americanos. Praticamente todos os produtos industrializados, que temos disponíveis para a compra, pelo menos aqui no Brasil, são fabricados na China. Mas, mesmo assim, com toda essa industrialização, ainda falta um longo caminho para que a China supere o PIB dos Estados Unidos da América, visto que a diferença é muito grande. Entretanto é só uma questão de tempo e se depender dos esforços, que os chineses não economizam, a China vai ultrapassar largamente os estadunidenses.

    • Marlos Batista:

      cara, pensa um pouco, se a China desbancar os EUA será melhor pra nós? Sim, os EUA são imperialistas e todas aqueles adjetivos que sabemos de có, mas e a China? A China é uma ditadura, onde nem msm os seus habitantes são respeitados. Não sabem o que é direitos humanos nem direitos trabalhistas. Egoistas por egoistas eu prefiro os EUA, ou vc acha que os Chineses serão bonzinhos com a gente?

      O négocio é que todo nós temos aquele sentimento de torcer contra quem detém a hegemonia, o problema é que estamos torcendo pra o país errado. O imperialismo Chinês será mto pior que o americano. O melhor que podemos fazer é torcer pelo Brasil e parar com aquele vício brasileiro de que o Brasil é o pior país do mundo, tem mta merda aqui, mas cabe a nós, brasileiros, mudarmos isso e não ficar torcendo pra país A ou B se dar bem.

  • Chico Lobo:

    A décadas o Brasil precisa de trem bala. Pelo menos entre Rio e São Paulo. mas isso não aconteceu até agora por força das companhias aéreas que preferem ver os ceus congestionados do que permitir melhor, mais barato e mais seguro transporte aos passageiros. MALDITO CAPITALISMO…

  • ALX:

    RAPAZ, ACHO Q NUNCA ANDARIA NUM TREM DESSES, SE BATE EM ALGO NUM VAI SOBRAR NADA rsrs

  • Reynaldo Andrade:

    Cadê nosso trem bala, foi uma bela estória, e tem gente que acreditou, juro, brasileiro é bonsinho né.Se não arruma as estradas nem do nordeste, vai fazer trem bala por aqui???. Primeiro precisa catequizar os ilusionistas…

  • Carlos:

    Eu andei num Shinkansen japones.

    Um velocimetro digital no vagão-bar mostrava mais de 300km/h.

    Um silencio e estabilidade impressionantes.

    Sobre trilhos preparados especialmente.

    Mas ve-lo passar, mesmo em velocidade “reduzida”, por uma estação foi uma coisa bem interessante.

  • vielmond:

    O trem é sobre trilhos (convencional) ou tração magnética(provavelmente) ?.

    • Jadson:

      Com certeza é por levitação magnética (acho que é assim que se fala). Não sei com certeza mas duvido muito que um trilho comum suportaria uma máquina de algumas toneladas estar passeando a 500km/h por cima dela.

  • Ju:

    Enquanto isso em Salvador…

    O metrô de “0,5km” ainda não saiu…

  • Pedro Vaz_de_ANGOLA:

    Eu como ser humano, apenas necessito alta velocidade se for pra viajens no espaço, aí sim, preciso de velocidade, + aqui na terra não, quanto mais para questão de chegar ao destino + rápido, pq por mais que as estradas ou vias sejam seguras, qndo acontece um acidente, é fatal!!!

  • ísis:

    Uma excelente solução para resolver o problema da grande expansão territorial chinesa, que mistura tecnologia com tradição, uma vez que o trem é projetado para se assemelhar com uma espada chinesa.

  • drew:

    Em saiu a notícia de que a China irá participar na construção do metro de Goiânia,já imaginaram se eles dão a sorte de terem um transporte tão eficiente por lá?

  • Nepavitard:

    Isto e que rapido!!
    http://www.youtube.com/watch?v=AOLBSrm-ABk

Deixe seu comentário!