Cientistas criam vacina que protege contra todos os tipos de gripe

Por , em 21.07.2010

Cientistas estão realizando os primeiros procedimentos de segurança de uma vacina que deve te proteger contra todos os tipos de gripe – e tudo indica que ela poderá ser testada em pacientes já em 2013.

Os pesquisadores estão trabalhando com ratos, furões e macacos. A equipe “colocou” no sistema imunológico dos animais uma “base” de DNA da gripe. Eles acrescentaram um “reforço” constituído por uma vacina contra a gripe regular sazonal, o que aumentou e ampliou sua imunidade. A eficácia da vacina deve melhorar a cada ano até que, teoricamente, os beneficiários fiquem imunes à gripe.

A base da vacina veio de um vírus de 1999, mas foram gerados anticorpos que neutralizam vários subtipos de vírus de diferentes anos. Ratos e furões foram capazes de combater tanto vírus de datas anteriores a 1999, incluindo a “leva mortal” de 1934, como vírus de gripes de 2006 e 2007. A vacina também foi eficaz contra o H5N1, conhecido como “gripe aviária”.

Essa abordagem abre uma nova porta para a vacinação da gripe, que seria semelhante à vacinação contra doenças como hepatite, na qual você se vacina no início da vida e aumenta a imunidade através de inoculações adicionais ocasionais na idade adulta.

Os vírus da gripe são conhecidos por sua habilidade de sofrer mutações e tornarem-se resistente às vacinas. Por exemplo, os anticorpos acertam como alvo um vírus em forma de pirulito. Mas a estrutura da cabeça da proteína do vírus se transforma rapidamente, então o anticorpo não o detecta. A nova vacina gera “anticorpos universais” que conseguem identificar o vírus pirulito mesmo nas suas variações. Dessa forma, o que se vê é uma vacina que será capaz de introduzir um anticorpo universal que ataca muitos tipos diferentes de vírus, o protegendo de praticamente todas as gripes. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • Francisco Cabral:

    Não vai dar certo.

  • Alan:

    Já adianto que não vai funcionar….

  • Bugman:

    “tipos de gripe – e tudo indica que ela poderá ser testada em pacientes já em 2013.”

    quando eu li esta parte juro que invés de 2013 vi 2012
    dai eu já ia falar que essa vacina iria gerar mutações nos humanos e que iriam se transformar em meio-vivos/meio-mortos comedores de cérebros (zumbis)!

    0.O
    Cara,acho que to jogando muito Residente Evil.

  • Fhillipe:

    A questão é o quanto engloba o “praticamente”, como dito no texto, os vírus da gripe sofrem mutações muito facilmente…

Deixe seu comentário!