Agora podemos usar a natureza para matar superbactérias

Por , em 19.09.2017

Cientistas podem ter encontrado uma forma de resolver o problema das superbactérias resistentes a drogas que tornam nossos antibióticos inúteis: xarope de bordo.

Os compostos naturais encontrados no extrato de xarope desta planta podem reduzir a quantidade de antibiótico necessária para tratar infecções em 90%.

A resistência

A nossa sociedade usa tanto antibiótico que as bactérias causadoras de infecção já começaram a se adaptar a eles – a seleção natural pode ser um jogo perigoso.

Muitos especialistas temem que as bactérias resistentes aos medicamentos, ou “superbactérias”, sejam a próxima crise global de saúde. Combater doenças como tuberculose, HIV e malária se tornará cada vez mais complicado.

No entanto, enquanto a resistência antimicrobiana está ameaçando tornar inúmeras drogas que salvam vidas inúteis, três pesquisadores canadenses, liderados por Nathalie Tufenkji, do departamento de química da Universidade McGill, podem ter descoberto uma resposta.

Tal resposta reside em compostos fenólicos, que são moléculas naturais que frequentemente possuem atividades biológicas, presentes no xarope de bordo preparado a partir da seiva concentrada de árvores de bordo.

O extrato

O extrato de xarope rico em fenólicos é uma mistura que funciona somente quando combinada com antibióticos existentes, estabelecendo uma sinergia que pode reduzir a dosagem de antibióticos necessária para tratar infecções em até 90%.

A abordagem combinada funcionou em muitas cepas bacterianas, incluindo a famosa E. coli, causadora de problemas gastrointestinais, Proteus mirabilis, a bactéria responsável pelas infecções do trato urinário e Pseudomonas aeruginosa, uma causa comum de infecção hospitalar.

A mistura potente parece atuar contra bactérias aumentando a permeabilidade da membrana externa, inibindo o metabolismo bacteriano e reprimindo genes associados a resistência a drogas e mobilidade bacteriana.

Uma vez que só 10% da dose esperada de antibiótico é necessária, essa pode ser uma solução natural para as superbactérias com resistência a essas drogas.

No futuro

Os resultados deste estudo são promissores, mas ainda precisam ser duplicados e verificados por outras pesquisas.

Se o extrato de xarope de bordo for realmente tão efetivo quanto os cientistas canadenses sugerem, seu uso poderia contribuir muito para controlar a crescente resistência aos antibióticos das superbactérias. [Futurism]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votos, média: 4,60 de 5)

3 comentários

  • Flebos Bos Flebos:

    Notícia interessante e bem vinda, mas HIV é vírus e malária, protozoário.

  • RodriC:

    Cientistas descobriram agora o que povos antigos sabiam há muitos anos!

    • Cesar Grossmann:

      Que, povos antigos, que nada, eles achavam que as doenças eram causadas por maus espíritos. Sabiam patavinas sobre bactérias ou superbactérias.

Deixe seu comentário!