Cientistas estão próximos de detectar matéria escura no LHC

Por , em 2.02.2011

A descoberta da matéria escura e a análise de seu comportamento pode resolver muitos dos mistérios da física moderna.

A matéria escura está presente no universo em uma concentração até cinco vezes maior do que a matéria visível, mesmo assim, até agora, cientistas não haviam conseguido observar a existência dela. Mas isso logo pode mudar.

Os pesquisadores do LHC, o Grande Colisor de Hádrons, estão fazendo progressos na caça à SUSY, uma partícula supersimétrica que, acredita-se, pode ser a matéria escura.

Para provar a existência delas, cientistas devem provocar colisões de partículas e detectar se há ou não transmissão de energia. Se houver ausência de energia, isso prova que a matéria escura se fez presente.

Apesar de, até agora, nenhuma partícula SUSY ter sido encontrada, novas medições estreitaram as buscas para a matéria escura e os cientistas acreditam que logo poderão mostrar resultados ainda mais significativos. [DailyTech]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

52 comentários

  • Leonardo:

    Luciana Galastri é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física à romances de menininha do estilo “Crepúsculo”. Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

    Eu suporto o Crepusculo, casa comigo? =D

  • Lorrana:

    Como se pode provar que o ser humamo nao consegue detectar todos os estimulos do ambiente?

  • Adriano:

    Gostaria de perguntar uma coisa, se a matéria escura possui grande massa ela não comprometeria as trajetòrias dos feixes de luz vindos de estrelas ditantes? Digo isto pois segundo a Teoria da Relatividade a luz sofre modificações ao se aproximar de centros com grande massa. Se isto ocorresse, a jà ”precària” localização dos astros distantes estaria mais ainda comprometida, e caberia a nòs desenvolver fòrmulas que considerem a presença da matéria escura pois não hà tecnologia com que ela seje compativel.

  • arthur:

    A materia escura ja foi descoberta…
    oq ela é q é o enigma mesmo,graças a ela muitas das coisas q funcionam no universo funciona tao bem.
    como a velocidade em que certas galaxias giram por exemplo,devemos saber mais sobre ela,e se ela é assim realmente tao abundante se ela tem algo a ver com o tecido espaço-tempo,pois se for tao grande assim deve ocorrer algo!
    beneficiando assim futuras viagens especiais

  • Campos:

    A matéria escura e a energia escura talvez não possa ser descoberta por causa da teoria padrão. Veja: “olhando o universo”

  • Legião:

    um recadinho pro povo de lá: já que segundo eles deuses nunca foram detectados e por isso não existem, então matéria escura também não existe e é perda de tempo

  • Legião:

    gente confundindo matéria escura com buraco negro

  • Alexandre:

    Procurem por “Fluido Cósmico Universal”.

  • Clara Lúcia:

    A Natureza só privilegia a descoberta de seus mistérios quando o Tempo permite.

  • Anakin:

    Eu tambem acredito que a luz seja tempo,materia e espaco.

  • Tony Amorim:

    Boa teoria CRC, não tenho argumentos lógicos suficientes pra contestar isso, então vale a pena um análise mais profunda, obrigado.

  • Tony Amorim:

    Perigos existem e sempre vão existir, não importa o que se faça. A pesquisa científica verdadeira não exige só inteligência, mas também uma certa dose de coragem.

  • Tony Amorim:

    Alberto, não é bem assim, esse risco até que é pequeno

  • Tony Amorim:

    Gomes
    Como o fogo e a roda? Se fosse pra pensar assim, nem teríamos saído das cavernas e no lugar de celulares andaríamos com paus e pedras com medo do primeiro tigre que aparecesse.

  • Eduardo Gomes:

    Estão tentando descobrir o que não podem controlar.

  • Carlos Alberto:

    Creio que este tipo de avanço tecnologico não ira adiantar muita coisa,somente para mostrar como jogar dinheiro fora,caso o buraco negro for realmente recriado pode acabar com o mundo.

    • Leoneves:

      Carlos Alberto, jogar dinheiro fora é a coisa mais obtusa que foi postada aqui. Me diga: o que a humanidade vai fazer com o seu dinheiro economizado daqui a meros mil anos sem o conhecimento científico? O que você disse é parecido com diminuir a alimentação de um bebê para economizar com fraldas. Cruzes, que mesquinharia.

  • CRC:

    Não acredito em força de repulsão! Mais uma inveção para explicar o que não se entende.
    O que temos de concreto é a força de atração da matéria, a que denominamos gravidade. A teoria da força de repulsão só existe porque o ser humano não consegue imaginar que exista alguma coisa além do universo conhecido.
    Como já falei em outros posts, para mim o universo é borbulhante, ou seja, incontáveis big-bangs ocorrendo sucessiva e simultaneamente. Neste cenário, seria aceitável que a matéria destes big-bangs se atraísse. Esta atração “para fora” do centro do nosso big-bang nos pareceria repulsão, pois não conseguimos explicá-la na medida em que não “vemos” a matéria além da borda do nosso universo.
    Este tipo de invenção sem lógica me lembra as fórmulas matemáticas complexas que tentavam explicar o movimento dos planetas considerando que a Terra era o centro do universo. Quando se descobriu que os planetas giravam em torno do Sol, tudo ficou mais simples.
    O ser humano é egocêntrico, quer ser sempre o centro de tudo. Agora que descobriu que não é o centro do universo, quer que o universo conhecido seja o centro de alguma coisa. Não somos! Precisamos abrir a mente e ver que o universo de propaga em forma escalar. Para mim, existe mais chance de haverem inúmeros big-bangs do que somente este que conhecemos.

    • ok:

      Essas pessoas usam a cabeça pra pensar, o que faz da sua intuição algo bem superficial. Imagine um mundo feito de pessoas como vc e provavelmente ainda estariamos pensando, “é melhor aceitarmos as coisas como elas são para o nosso campo de visão”. A percepção humana está em constante evoluçao, abstrair e criar padrões faz parte da ciência que vc tem nas mãos, e que vc rejeita.

    • ok:

      só lembrando.. vc se refere a energia escura, que é bem diferente de matéria escura.

  • Tony Amorim:

    No mundo científico há de tudo, hipóteses, teorias ou meras especulações, mas não vamos perder o foco:

    Hipóteses serão tratadas como hipóteses

    Teorias como teorias

    E especulações como especulações

    Até que se prove o contrário, só assim se progride, ok?

  • Tony Amorim:

    Mas como o Vitor falou, vamos com calma nisso.

  • Tony Amorim:

    “Uma das implicações”, não a teoria em si, mas tudo bem, estou aberto a sugestões

  • Tony Amorim:

    Estamos imteressados em tudo que possa ser relevante

  • Tony Amorim:

    Diego
    Não gostou, faça melhor, por favor se tiver teorias melhores então apresente-as aqui.

  • Tony Amorim:

    Dihoni
    Sem querer ou não, você me deu uma boa idéia, vou dar uma pesquisada, valeu

  • Tony Amorim:

    Por isso, acho prematuro descartar logo de cara qualquer coisa, mesmo “mistica”

  • Tony Amorim:

    A propósito, cursei fisica sim, e pelo que vi parece que quanto mais entedemos menos compreendemos, pelo menos tenho humildade suficiente pra reconhecer isso.

    “Só sei que nada sei” (Sócrates)

  • Tony Amorim:

    Implicações filosóficas à parte, mas:
    Eu sei que tudo isso traz confusão, eu tambem não entendo muitas coisas, mas minha fé não requer princípios dogmátidos, e sim científicos. Deve ter alguma lógica nisso não é? Os 1000 anos de idade média já passaram.

  • Vitor:

    Calma aí!!!

    Ja estão misturando espiritualidade com ciências naturais.
    E outra: a própria energia e seu conceito( não estou falando da escura) não foi desvendada ainda. A matéria que conhecemos está AGORA sendo esquartejada pra ver o que sai de lá.

    Nenhum físico do mundo sabe o que é matéria ou energia escura. Teoríza-se alguma coisa, pelo que lí,em lívros nem lançados no Brasil.
    Toda essa teoria está no campo matemático, assim como a Teoria das cordas. Vamos com calma,pois metade dos cientistas nem acreditam que exista essa matéria e energia escuras.
    A ciência vive de provas, de metodologia científica. Não vive de misticismo e nem tão pouco de achismo. Responsabilidade científica gente!! Sim, sou físico.

  • Wanderson:

    Eu tenho uma hipótese:Não seria a Matéria Escura o princípio de toda a Matéria Visível que conhecemos,uma forma de matéria primordial,mais sutil,que daria origem a todo o resto,levando em consideração que toda a matéria é apenas energia condensada,não seria a Matéria Escura essa energia em seu estado natural?

  • Luis Inacio:

    Ora eu achu uma baita duma bestera ficar perdendo tenpo i dinhero com isu.
    Pois tudu mundu sabi qui materia iscura é areia i tbem si encontra naquela terra preta qui sai quandu cavamus um buracu.
    Apostu qui si u lula ainda fosi presidenti ele qui não ia dexa ficarem gastandu uma dinherama pra faze esa maquina di achar materia iscura, uma coisa qui temus di sobra imbaxo dus nosus péz.
    Deviam era gastar ese dinhero pra compra cumida prus pobri iso sim!!

  • Vitor:

    Criancinha!

    Quando olhar para o céu noturno….tudo que é escuro é matéria escura.

    Tony!

    Ninguém conhece o mecanismo que envolve a transformação de matéria escura em energia escura. A energia escura não atrai gravitacionalmente nada. Você fala em energia de repulsão. Oras nós dois sabemos que é atração gravitacional.

  • Vitor:

    A matéria escura para ter a capacidade de provocar alterações á nivel cósmico tem que ser perto de 70 por cento de toda matéria do universo. Não nos esqueça-mos que ela é uma Teoria Matemática!! Essa teoria envolve não só a aceleração do cosmos como também anomalias do zoológico astronômico. Nada haver com espiritualismo, esoterismo, universo paralelo…etc. É um estudo novo…tem apenas 10 anos de existência. Vamos com calma! Não sabemos se a matéria escura se comporta como a matéria que conhecemos. Mas ela gera campo gravitacional,sim!

  • Diego Uchiha Doppler:

    tony
    “Bem, é só uma teoria, uma das implicações se considersarmos filosofias espiritualistas, pode nem ser assim na verdade, mas tudo isso dá um nó na cabeça da gente.”
    Isso definitivamente não é uma teoria. E é por causa desse tipo de afirmação que teorias como big bang e evolução são “apenas teorias” do ponto de vista dos criacionistas.

  • Gray:

    “Mas e depois da morte, se a passoa é “espírito”, não seria um outro “corpo” feito de matéria escura? ”

    Tony, tem certeza que vc cursou física? :O

  • criancinha:

    Então Tony, pelo que vi parece que os cientistas descobriram que o Céu celestial existe mesmo né…rsrs

    Parece que destruir a torre de babel não ajudou muito, tão achando outro jeito já de chegar ao Mundo Espiritual…rsrs

    Brincadeira…

  • Tony Amorim:

    Por exemplo, sendo as pessoas comuns de “matéria normal” interagem gravitacionalmente, mas essa é a interação menos importante do ponto de vista da física, quase nem dá pra medir a atração… só as outras interações são consideradas, especialmente as eletromagnéticas normalmente.

    Mas e depois da morte, se a passoa é “espírito”, não seria um outro “corpo” feito de matéria escura? Atravessa tudo e todos, mas sem tocar realmente nada.

    Não dá pra “atrair” gravitacionalmente só porque precisaria ter a massa de um planeta pra se fazer notar, mas e por que as passoas “espirituais” não afundam simplesmente na terra? Talvez porque a própria terra tenha também uma contraparte de matéria escura imbutida e que possa interagir com outra coisa de matéria escura de outra forma que não gravitacional.

    Mas então porque os “espíritos” desencarnados atravessam os encarnados, pode ser que as interações eletromagnéticas de alguma forma desconhecida ajudem no processo, sei lá.

    Assumindo(ou não) que tudo isso seja verdade, estudos mais profundos precisam ser feitos. Esta é só uma das implicações das teorias anteriormente citadas.

    Bem, é só uma teoria, uma das implicações se considersarmos filosofias espiritualistas, pode nem ser assim na verdade, mas tudo isso dá um nó na cabeça da gente.

  • kati:

    Sei não, eu ainda tenho medo desse LHC…

  • Tony Amorim:

    Qualquer novidade neste assunto me é muito interessante

  • Tony Amorim:

    As implicações dessas teorias poderiam nos trazer a tecnologia de dobra de star trek, e muitas outras que nem dar pra deduzir assim de cara, pois é, nunca a ficcção foi tão “conservadora”.

    Por isso é que gosto tanto e sempre fico de olho nas matérias sobre o grande colisor, não por medo de um “buraco negro”, nada disso. Já cursei física numa universidade federal, só não concluí mas fui mais da metade do curso, e estudei “por fora”, por isso eu sei mais ou menos do que estou falando.

  • Dihoni:

    Felipe..

    Se conseguirem bons resultados, os benefícios serão as descobertas de múltiplos, mundos paralelos e buracos negros no espaço funcionando como elos entre esferas diferentes de existência.

    O que mais? . . . Poderão retirar a matéria de fato (escura) de um objeto e transportá-lo para outro local.. Isso reduziria gastos com viagens espaciais retirando o combustível da nave em tal local X e colocando-o novamente em outro local Y..

    Ah se não descobrirem nada, é porque não existimos de fato em um mudo físico!

    😛

  • Carlos Branco:

    A Matéria Escura simplesmente é a matéria mais abundante no universo, ela é uma matéria que não emite luz e nem radiações conhecidas por isso chamamos de matéria escura, ela resolveria enigmas na área gravitacional, buracos negros, desenvolvimento do universo, simplesmente conhecer a matéria que mais existe em nosso universo seria fundamental para conhecer todo o resto.

  • lol:

    Certamente os militares sabem o que fazer com ela. Eles são muito criativos.

  • aurelio:

    E se dominássemos essa matéria-escura? O que poderíamos fazer com ela? Somente responder perguntas da física?

  • criancinha:

    Vitor, qual seria a função da matéria escuta para a matéria conhecida? E a função da energia escura?

  • Anakin:

    Acredito que tanto a materia escura como a energia escura sejam luz em outra velocidade que nao a nossa.

  • Tony Amorim:

    Vitor
    A expanção acelerada do universo não se dá devido a matéria escura, mas à energia escura. E apesar dos nomes parecidos são bem diferentes, a energia escura também só reage gravitacionalmente, mas é uma gravidade de repulsão ao invés de atração.

  • Tony Amorim:

    Não, por que é invisível e só reage gravitacionalmente, um tipo de “matéria-fantasma”

  • criancinha:

    Por que a chamam de “matéria escura”? É porque ela não reage à estímulo da luz?

  • Vitor:

    Uma das consequências dessa descoberta é a aceleração da massa do universo, em vez de diminuir a velocidade. Pois após o Big Bang toda massa do universo se deslocou com aceleração ,acreditando-se que a velocidade de expanção diminuiría. Mas , hoje o que se observa é um incremento na velocidade. De onde viria? Teria que haver energia para proporcionar isso. E , matematicamente a única solução seria a existência de matéria escura e energia escura para tal.

  • Felipe:

    Quais mistérios da física moderna serão resolvidos com a descoberta da matéria escura?

Deixe seu comentário!