O quanto o seu ronco realmente incomoda? [estudo]

Por , em 19.03.2012

Maridos, cuidado. Mais do que o direito de reclamar, agora as mulheres também vão ter dados científicos para dizer o quanto seu ronco incomoda. Uma equipe de cientistas fez uma série de experimentos para quantificar a irritação causada pelo ronco. A questão era: “O incomodo gerado pelo ronco pode ser quantificado ou depende de quem escuta?”.

Para responder essa pergunta, 550 áudios de roncos gravados em sessões de tratamento foram apresentados aleatoriamente para dez examinadores, para responder o quanto cada ronco irritava, em uma escala de 0 a 100 (onde 0 era “sem problemas” e 100 “uma tortura”).

Cálculos e médias depois, os pesquisadores afirmaram que a avaliação psico-acústica não apenas é muito válida para entender a irritação causada, mas também que a sensitividade do pobre ouvinte é pelo menos igualmente relevante do que o som em si.

Pode não ser “aquela” descoberta, mas nos leva a concluir que, para quem ronca, é melhor procurar um especialista para melhorar o problema do que ser “quantificado”. [Science2.0]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • TEo:

    A minha Ronca…

  • Silvio Bilia:

    É engraçado, um artigo em que se explicitamente “Maridos…”, porque, mulheres não roncam? Esposas, não roncam?….vamos parar de uma vez por todas de colocar o homem como bucha de canhão, e avaliarmos corretamente o papel dos dois como construtores de relacionamentos sérios, honestos e responsáveis para a sociedade…..pô, estou com ********* cheio de só levar pauladas, que é isso?…afinal de contas nós somos mimados desde crianças pelas (mães), mulheres que nos educaram e nos enchem de cuidados (quando, as filhas são sobrecarregadas e exigidas com trabalhos, e OS filhos poupados) criando mulheres mais acostumadas à lida e os filhos homens paparicados e mimados,…..ah! dá um tempo nessa história. Põe sua cabeça para pensar e chegue logo à conclusão de que somos parceiros e dispostos a fazer um relacionamento legal.

  • Rita:

    Eu não consigo dormir nem com gente fungando no meu ouvido imagine roncando. Pior que meu marido tem um ronquinho….

  • luli:

    eu acho que daria nota 0 a mim mesma pois eu nao ronco! kkkkkk

Deixe seu comentário!