O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, aconselhou à população que evitasse metrôs e outros espaços fechados, por causa da gripe suína.
Há, também, outras sugestões para evitar a contaminação. Então, enquanto esperamos pela vacina milagrosa contra a gripe suína, aqui estão as cinco principais dicas para evitar ser contaminado e passar a infecção para outros. Essas dicas foram aprovadas pela Organização Mundial de Saúde.
A principal coisa a se fazer para evitar a gripe suína é lavar as mãos frequentemente, de acordo com especialistas. Parece uma resposta estúpida para um problema tão grande, mas o fato é que quando tossimos, pequenas gotas de saliva e de material possivelmente contaminado (se você estiver com gripe) ficam em nossas mãos. Sendo assim, tudo o que tocamos fica contaminado. E, se tocamos no mesmo objeto que uma pessoa com a gripe tocou, corremos o risco de passar as mãos em nosso rosto e nos infectarmos. E a maneira com a qual lavamos as mãos também é importante. Se possível, use água quente. Não lave apenas os dedos e as palmas das mãos, mas também as unhas (debaixo delas também), os pulsos e a região que fica entre os dedos – tudo isso no tempo equivalente a duas vezes um “parabéns pra você” (sim, a música é usada como medida do tempo ideal). E tire todo o sabonete, enxaguando com água abundante.
“A maneira com que a influenza é espalhada são as pequenas gotas que saem de nosso nariz e de nossa boca quando espirramos ou tossimos” explica George DiFernando, epidemiologista da Universidade de Nova Jersey. Ele recomenda, até, que cubramos nossas faces com a roupa. “É muito melhor que as gotas fiquem em nossas roupas do que em outros objetos ou em outras pessoas” explica. As máscaras cirúrgicas que se tornaram famosas podem ajudar a conter os espirros e as gotas para si mesmo, mas ainda não se sabe se são aconselhadas para uso diário.
Se você está doente, fique em casa. E, se você chegou da rua, tome um banho, lavando primeiro seu corpo e depois suas mãos, para não infectar tudo o que você toca e não arriscar a saúde de seus familiares.
Tente, com todas as forças, manter suas mãos longe de suas membranas mucosas (olhos, nariz, boca), que são rotas diretas para sua corrente sanguínea e permitem que o vírus passe da barreira protetora da pele. Mas são poucos os que conseguem completar essa tarefa. “Isso é natural do ser humano. Na verdade, é mais um motivo para que você mantenha suas mãos limpas” explica DiFernando.
É sempre uma boa pedida evitar outras pessoas que estejam doentes. DiFernando acrescenta que o vírus não fica no ar, mas sim em coisas que tocamos, contaminadas pelas gotículas. “Moedas, maçanetas, corrimãos, ou seja, objetos comuns. Aliás, objetos lisos transmitem o vírus mais facilmente do que objetos porosos, que absorvem as gotas” exemplifica. [Live Science]