Cogumelo “mágico” pode diminuir ansiedade em pacientes com câncer

Um novo estudo demonstrou que um cogumelo pode reduzir a ansiedade e melhorar o humor de pessoas com câncer, e tudo graças ao seu ingrediente ativo, a psilocibina.
A pesquisa foi realizada com 12 pessoas com câncer em estágio avançado. Os voluntários receberam uma dose de psilocibina ou a vitamina niacina. Várias semanas depois, receberam outro tratamento.
A taxa cardíaca, a pressão arterial e a temperatura dos voluntários foram monitoradas ao longo de cada tratamento. Os investigadores também verificaram os níveis de depressão, ansiedade e humor em cada um deles.
Os resultados foram animadores. Os voluntários afirmaram se sentir menos deprimidos e ansiosos duas semanas após terem recebido psilocibina, mas não duas semanas depois de tomar niacina. Seis meses depois, o nível de depressão foi significativamente menor em todos os voluntários.
Porém, ainda não se conhecem possíveis efeitos ruins do cogumelo. Alguns voluntários relataram estados de consciência ligeiramente alterados após receber a psilocibina, mas os pesquisadores não notaram efeitos adversos fisiológicos.
Inclusive, os cientistas sugerem que em doses mais altas os efeitos benéficos da psilocibina podem se tornar mais pronunciados. Ainda assim, outros testes são necessários para examinar a segurança e a eficácia do cogumelo. [NewScientist]
5 comentários
Os cogumelos que estão falando no topico, é sobre os Psilocybe cubensis
veja imagem deles em:
http://www.jardimenteogeno.com/loja/images/Psilocybe%20cubensis%20Puerto_Rican.jpg
http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&biw=1024&bih=641&gbv=2&aq=f&aqi=g2&oq=&q=Psilocybe%20cubensis&tbm=isch
Tratamento a base de alucinogenos diminuem a ansiedade… Mas o que é que tem de novidade nisso?
Na verdade isso não tem nada nem de novo nem de conclusivo, porque até mesmo uma xicara de café pode reduzir a ansiedade em pessoas acostumadas isso, ou seja, é uma questão de costume, acostumar-se a isso ou àquilo.
Este é um assunto em discussão ainda…
Cara eu detesto essa política de que só é permitido ficar chapado quem está doente.
Nossa que loucura!!
Bacana a matéria.
Fica a dica de ilustrar com a foto de um verdadeiro Psilocybe cubensis, ou do clássico Amanita muscaria…
A foto não fechou com o texto, jornalisticamente falando.
Fora isso, parabéns, leio vocês todos os dias!
😉