Colisão de galáxias

Por , em 8.04.2013

Estas galáxias estão a mais de 300 milhões de anos-luz da Terra, na constelação Andrômeda. Elas já colidiram entre si e a maior delas (UGC 1810) ficou com boa parte da massa da menor (UGC 1813), que “espirrou” para fora.

Apesar das duas estarem separadas por dezenas de milhares de anos-luz há uma ponte de materiais que ainda as conecta.

Esta dança gravitacional prosseguirá por centenas de milhões de anos até que ambas galáxias se fundam em uma única. [APOD]

Veja como a colisão funciona:

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • WalterZ:

    Tudo bem que se convencionou chamar esse fenômeno de Colisão de Galáxias” mas acho que ele é inapropriado pois passa a ideia de que haverá um “gigantesco choque” o que não ocorre.

    As estrelas em uma galáxia estão tão espaçadas que o numero de colisões entre os elas que ocorre normalmente em cada galáxia isolada, não é afetado durante a “colisão”. Ou seja, se aetes da colisão aconteciam 1000 colisões de estrelas nas duas galáxias somadas esse numero assim permanecerá durante a “colisão”.

    Ademais chamar de colisão algo pode levar um bilão de anos para acontecer já é meio esquisito por si.

    Para se ter uma idéia de quão distantes estão as estrelas, se o Sol tivesse o tamanho de um grão de areia, na proporção a estrela Alfa Centauro (que é a estrela mais próximado Sol) estaria a 6 Km de distância. Agora imagina como seria a “colisão” de duas “nuvens de areia” cujos grãos estão separados por 6 Km de distância.

    Ok. No centro das galáxisa as estrelas está mais próxiams que isso. Verdade. Mas mesmo assim imagina a colisão de duas nuvens cuja distância entre os grãos é de 100 metros. Uma vai passar pela outra e somente por uma coincidencia bem grande, haveria a colisão entre dois grãos.

  • Andre Luis:

    É uma verdadeira dança celeste!

  • otavio junior:

    sugestão: a ponte de materiais que conecta as duas podia ser chamada de “corrente de andrômeda”.

    • João Gabriel:

      E as nebulosas alí presentes chamadas de “Tempestade Nebulosa” ou “Corrente Nebulosa”

    • Marco337:

      E a dança que elas fazem de “dança dos famosos”, já que tem muita “estrela” na jogada.

Deixe seu comentário!