Com frio? Coloque essa jaqueta. Com calor? Coloque essa jaqueta

Por , em 19.06.2011

Recentemente, novas jaquetas que controlam o clima ajudaram soldados indianos a se manterem aquecidos em temperaturas abaixo de zero na geleira de Siachen, situada no leste do Himalaia, e até ajudou vacas a produzir mais leite.

Mas tudo começou com estudantes universitários com a ideia de criar roupas que se adaptassem ao frio de Boston, EUA, e ao mesmo ao calor dos quartos da moradia do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Agora, os alunos começaram a vender as jaquetas que possibilitam aos usuários controlar seu conforto sem ter que tirar e por várias peças. “Nosso produto pode ir de 0ºC a 100ºC, simplesmente apertando um botão”, disse Kranthi Kiran Vistakula. “Nós temos quatro níveis de aquecimento e mais quatro de resfriamento, que variam entre baixo, médio, alto e muito alto”.

A tecnologia criada por Vistakula usa o chamado efeito Peltier que ajuda a “esfriar” aparelhos eletrônicos como notebooks. Quando a eletricidade passa entre dois materiais, cria a diferença de temperatura, então um lado esquenta e o outro esfria.

O dispositivo de troca de calor precisa de ventilação para “espantar” o calor. Mas o estudante usou nanomateriais para criar uma versão leve e eficiente com partes que não se movem, para instalar nas roupas. “Nós conseguimos reduzir o peso e eliminar a necessidade de ventilação”.

A roupa funciona a base de baterias de notebook e dura até oito horas. Além de jaquetas, estão sendo produzidos sapatos, capacetes e até joelheiras e cotoveleiras para aquecer as articulações.

Mas isso é só o começo. A equipe de Vistakula já está pesquisando para levar a invenção para a área da medicina: o “HamemoSave” promete usar temperaturas baixíssimas para controlar sangramentos, dores e inflamações em emergências médicas. “Mas estamos em um estágio inicial. O produto só funciona em ferimentos superficiais”, conta.

Em outro caso, testes com as jaquetas adaptadas para vacas obteve sucesso em fazê-las produzir mais leite. Contudo, nem todos os fazendeiros conseguem arcar com os custos da inovação enquanto ela não for produzida em larga escala.[MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • STONE FIRE:

    SÒ USO CAMISINHA DESE MATERIAL EM 0 GRAU PRO MUNDO NÃO PEGAR FOGO…

    • Fabio:

      @STONE FIRE então quer dizer que o mundo não pegou fogo ainda porque você não fez sexo até hoje? O.o….Pobre forever alone…. 🙁

  • José Lucas Primo.:

    Maravilha! Essas jaquetas irão revulucionar o mundo. tão logo estejam sendo comercialisadas,irei testa-la. Quanto ao amigo que não sente frio, vou te adianta, faça um teste para verificar seu apendice,eu pessoalmente sofri a mesma reação, em regiões frias, mas submetido a uma pequena ciurgia que fiz, e minha temperatura tornou-se normal.

  • Natália Cristina:

    UAU, eu quero essa jaqueta ‘-‘

  • Yasmin:

    No meu estado é quente o ano todo, quase 40°, seria ótimo sentir 18° em uma jaqueta dessa com o sol pelando lá fora…

  • Hanami:

    Nossa, se com um cobertor elétrico só pra esquentar já fico feliz, imagina com isso! (se bem que o custo não deve ser tão baixo assim) lol

    • Big Richard:

      Acho que o preço dependerá muito da etiqueta (marca) que vier pregada nela. rs Veja, por exemplo, algumas marcas de griffe que gastam 10/20 dólares para produzir jaquetas em certos países na Ásia, mas que depois vendem por 100/300 dólares, dependendo da marca.

  • Matheus:

    Não sinto frio, chegou a fazer 2º a uns dias e eu estava de bermuda e camiseta, hoje estava 18º e eu suando de calor, colocar uma dessas jaquetas seria ótimo para mim.

    • Edmar Nascimento:

      Ô Mateus
      Não sentir frio a 2ºc e suar a 18ºc
      Não se orgulhe disso
      Você esta com problemas hormonais
      Pode se tireóide. Se cuide

    • Matheus:

      Eu não me orgulho, pelo contrário, ninguém acredita que eu estou sem frio.

      Não é hormonal, é metabólico, meu metabolismo é acelerado de mais, estou sempre quente.

    • Fabio:

      @Matheus a tireóide é responsável pelo controle do metabolismo o amigo lá em cima está certo

    • Renan Eich:

      Na verdade é o contrário matheus, pois quanto mais quente for seu corpo MAIS frio você sentirá. Então provavelmente você tem um metabolismo lento…

Deixe seu comentário!