Com que frequência você deve lavar roupa?

Por , em 6.10.2015

Você (e o resto do mundo) provavelmente decide quando lavar suas roupas ao olhar para elas, e ao cheirá-las.

No entanto, nosso corpo produz várias coisas que não podemos apenas usar o teste do olho ou do cheiro para detectar. Mesmo que uma peça de roupa não pareça suja ou fedida, ela pode ter acumulado células mortas da sua pele, por exemplo, um banquete para bactérias.

Aliás, só para te deixar com nojo, vou te contar que nós liberamos 500 milhões de células mortas e um litro de suor por dia.

Se você está apenas preocupado com o acúmulo de bactérias, que pode levar a infecções além do cheiro ruim, uma regra de ouro é lavar depois de usar qualquer coisa que fique perto de sua área genital, mamas ou axilas regularmente. Isso porque são essas regiões que produzem o suor apócrino preferido desses bichinhos.

O sabão que usamos para lavar as roupas possui diversas substâncias que ajudam a limpá-las. A chave são os surfactantes. Em termos simplificados, os surfactantes têm duas partes: uma que adora água, e outra que odeia. A parte que fica fora da água se liga a sujeira e gordura, e a parte que fica na água leva todas essas coisas nojentas para longe de sua roupa.

Então, para que esse processo seja eficaz, quando lavar o quê?

Lavar roupa: meias, roupas íntimas e camisetas

frequencia lavar roupa 1
Se você não quer que as peças que você usa mais próximas das glândulas sudoríparas apócrinas do seu corpo fiquem fedidas e virem o local perfeito para a moradia de bactérias, o ideal é lavá-las toda vez que usá-las. As meias também têm que ser lavadas frequentemente, porque o ambiente úmido que criam é amado por todo tipo de criatura que você não quer morando nos seus pés.

Toalhas

frequencia lavar roupas
Toalhas captam toneladas de sujeira, células e bactérias. Por isso, os especialistas recomendam que elas sejam lavadas após somente três usos. (Aposto que você lava menos que isso).

Pijamas

frequencia lavar roupas
Um estudo da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres recomendou que pijamas fossem lavados após uma semana de uso. Usá-los sem lavar por muito tempo cria um risco de infecção por bactéria.

Jeans

frequencia lavar roupas
Por uma questão de estilo, muitos fabricantes recomendam que os jeans sejam lavados com a menor frequência possível. Afinal, eles geralmente encolhem na água, além de desbotarem. Mas e quanto a limpeza? Calças e shorts mais soltos podem de fato passar um bom tempo sem serem lavados (meses, até). A menos que fiquem sujos e suados, não é preciso ter medo de acúmulo de bactérias. Já os modelos “skinny”, grudados na sua virilha, precisam ser lavados com mais regularidade.

Essa regra vale, aliás, para quaisquer outras peças de roupa que fiquem longe de suas glândulas sudoríparas. Tipo saias. [LifeHacker]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

Deixe seu comentário!