Como controlar seus sonhos?

Por , em 30.01.2011

Não tem controle sob sua vida? Tente sobre seus sonhos. Sim, isso é possível. Um “sonhador lúcido” é uma pessoa que está consciente de que está sonhando e é capaz de manipular a trama e os resultados do sonho, como em um videogame.

Segundo psicólogos, isso não é um evento raro, e acontece frequentemente com crianças. Acontecia também com Jared Loughner, rapaz alegadamente responsável pelo tiroteio em um supermercado em Tucson, Arizona, no último sábado. Ele atirou em uma deputada e outras pessoas do local, deixando mortos e feridos, antes de se matar.

Ele tinha um grande interesse no fenômeno. No vídeo chamado “My Final Thoughts: Jared Lee Loughner!” da plataforma YouTube, ele fala sobre o sonho consciente e reflete sobre uma indefinição entre a vida acordado e a realidade: “Jared Loughner está sonhando consciente (sic) neste momento / Assim, Jared Loughner está dormindo”.

Jared estava se referindo provavelmente ao sonho lúcido, evento que tem sido estudado cientificamente, e que se mostrou ser um fenômeno real.

Os especialistas dizem que, de fato, os seres humanos têm conhecimento sobre o sonho lúcido durante séculos. Os budistas tibetanos começaram a praticar “yoga dos sonhos” mais de 1.000 anos atrás, como um meio de alcançar uma forma mais pura de consciência através da consciência em sonhos.

Pesquisas sugerem que várias técnicas podem aumentar a frequência de sonhos lúcidos. Por exemplo, você pode se lembrar, antes de ir dormir, que você deseja estar ciente de que você está sonhando quando os sonhos acontecerem.

Também é possível fazer algumas verificações para ver se certificar de que você está acordado ou sonhando durante o sonho. Por exemplo, olhe para letras ou números. Espere um pouco e olhe-os novamente. Se eles mudarem ou parecerem estranhos, é mais provável que seja um sonho. Se isso não convencê-lo, visualize-se em um sonho e, em seguida, imagine-se numa atividade de sonho (nada vai acontecer se você estiver acordado).

Essa “verificação da realidade” desempenhou um papel importante no filme “A origem”, em que os sonhadores tiveram “totens” para ajudá-los a distinguir os dois estados, como um peão de metal que podia parar de girar só na vida real.

A parte do que acontece no filme ficcional, confundir sonhos com a realidade é realmente um sinal de doenças mentais como a esquizofrenia. Essa confusão não é tão pura ou clara como o que é retratado em “A origem”.

Segundo os especialistas, ter interesse no sonho lúcido é uma atividade totalmente inócua. Mas achar que os sonhos são mais vívidos do que a realidade, ou ter dificuldade em distinguir entre os sonhos e a realidade, é que são sinais de alerta para doença mental. Isso não significa que a pessoa é perigosa, mas sim que deve procurar ajuda.

Os especialistas dizem que se uma pessoa se tornar extremamente confusa devido à doença psicótica, pode se confundir entre sonho e vigília, certo e errado, e assim por diante. Existe a possibilidade, no entanto, que em combinação com doença mental e outros fatores, tais como hostilidade e uso de drogas, uma obsessão pelo sonho lúcido se torne prejudicial.

Imaginem alguém que desenvolva a crença de que o que ela faz no mundo dos sonhos, pode fazer no mundo real. Nas mãos de alguém que está mentalmente perturbado, isso pode se tornar extremamente perigoso.

Porém, esses casos são muito raros. A maioria das pessoas que pratica o sonho lúcido, e leva a sério, são saudáveis e sanas. Elas estão muito conscientes da necessidade de discriminar o que é e o que não é sonho, e, portanto, a atividade é completamente segura. [CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votos, média: 4,63 de 5)

115 comentários

  • Vinícius Santos:

    Eu Controlo meu sonho desde que eu era criança porque consigo destinguir que estou sonhando então no meio do meu sonho penso em algo e logo acontece e incrivel sonhei que ia viajar, e precisava de 1000 reais então pensei quando eu abrir a gaveta tera mil reais ali e realmente acontece não so pra isso mais pra tudo oque vc quiser
    <3 verdade pura acredite se quiser <3

  • Daniel Gonçalves:

    ae acredite quem quise eu posso controla meu sonhos des do 8 anos de idade quando to sonhando la no sonho sei que estou sonhando ai eu fasso

  • Roger Silva:

    Legal o artigo.

    Também tive experiências similares como: acordar e não consiguir mover músculo algum (chamam de paralisia do sono o que é engraçado pois estamos de fato acordado), sonhar que está indo ao banheiro e acordar num cõmodo qualquer, menos o banheiro, rsrs… (sonambolismo), controlar o sonho, acho que praticamente todos temos no mínimo 1 ou 2 experiência mesmo que involuntárias. Principalmente quando sonhamos sobre sexo.

    É complexo demais p/ saciar simples curiosidade. Cuidado

  • yuri:

    Alguém sabe me dizer o porquê de eu poder manipular meus sonhos como eu queira?
    Posso fazer oque eu quiser, voar, teletransportar, menos morrer.
    Mas somente em uma área limitada no sonho, não posso mudar o local onde estou, se eu sonho com shopping só posso ficar ali, a não ser que ele mude sozinho.

  • Duda Jamati:

    Ja tive várioooos sonhos lucidos, porem faz tempo que não tenho. Não vou me lembrar o que eram de fato os sonhos, mas neles quando eu me tocava que nada era real eu começava a controlar todos os personagens ou as coisas que iriam acontecer, e ao mesmo tempo continuava sendo um sonho, ate voce acordar e refletir tudo o que aconteceu.. é muito legal, hahahahaha

  • Ana Luiza Albuquerque:

    Nunca tive um sonho lúcido, mas tenho muito isso de acordar “mentalmente” mas não “corporalmente”. Cara, é muito ruim. É difícil respirar, e você não consegue mexer sequer um músculo do seu corpo, parece que tem algo prendendo você. Mas o foda mesmo é quando eu levo o azar de estar dormindo com o rosto virado pra o travesseiro, daí quando fico meio que nessa “paralisia”, fico quase sufocando, pq não consigo mexer a cabeça, e fico no maior desespero pra me mover. Sei lá viu, é muito tenso…

  • Paulo Cruz:

    eu ja tive várias vezes. e já tirei proveito disso, mais tive um ontem que me impressionou. Reconheci um amigo q já morreu. E percebi q era um sonho. Fiz os q estavam na sala admitirem q era um sonho e automaticamente fui colocado em um ambiente de terro, muito ruim, tive pedir pra me acordarem, e minha esposa me contou.

  • Marisa Sussuca:

    Vou relatar o que acontece comigo. Acho que sou viciada em sonhos, divirto-me muito com eles. Parece que estou realmente “vivendo” aquilo, tipo já tive altas aventuras em locais incríveis, já “vivi” em outros tempos, da Grécia Antiga a crimes policiais americanos, tipo já teve de tudo, já fui vampira, agente secreta, fazendeira enfim… sou uma pessoa de raciocínio rápido, leio muito, estudo bastante, vejo muitos filmes, sempre joguei video-games, jogos de computadores, de celular. A faculdade e o trabalho têm me tomado muito tempo, mas pretendo retomar as atividades físicas que sempre pratiquei a vida toda como o ciclismo, futsal, jiu-jitsu e peteca.
    O que me deixa fascinada com os sonhos é essa possibilidade de “viver” a cada noite novas experiências, em muitos sonhos tenho a consciência de ser apenas um sonho. Mas esse toque de “realidade” de alguns sonhos me impressionam ainda mais, como num sonho de sexo, eu acordar daquele jeito, e com as partes pulsando (rsrsss), de um sonho a um prazer real. Sensações ruins já aconteceram quando tive sonho que estava amarrada e eu realmente não conseguia me mover, teve uma vez que já estava despertando, sabia que estava acordada mais não conseguia abrir os olhos ou levantar. Teve um mais assustador em que tive a clara impressão de ter algo ou alguém me segurando, coisa foi super esquisita, tive que lutar pra conseguir sair daquela situação. Exporadicamente leio sobre este assunto pra ver as novas descobertas científicas ou mesmo comparar a minha experiência com as de outras pessoas, e vejo coisas em comum e coisas que só acontecem comigo. Já rolou muita coisa pesada mesmo, mas não pretendo prolongar ainda mais este comentário, quem curti esse tipo de assunto pode me procurar por e-mail, para trocarmos experiências e descobertas (emammg@hotmail.com). Pra finalizar vou citar um sonho em que uma voz me avisava que o meu avo havia falecido naquela noite, o que realmente aconteceu, lembro como se fosse hoje a minha mãe me dando a notícia logo pela manhã. Isso já envolve uma dose a mais de mistérios nesse super interessante tema. Até mais.

    • filipn89:

      Já tive algo parecido uma vez sonhei que tive um acidente de bicicleta e isso realmente aconteceu um mês depois. Estranho né?

    • Marcelo Ribeiro:

      Se viu antes de acontecer poderia ter tomado mais cuidado, não?

      Brincadeira.

  • Pedro Henrique:

    Eu sou uma pessoa muito viciada em Video-Games, e a cerca de 3 semanas atrás, eu estava viajando, e tive um sonho em que alienígenas invadiam a terra, e apareciam diversos deles de várias espécies, como aqueles do filme ”guerra dos mundos”, os clássicos verdes, e etc, até aí tudo bem, eu não estava ciente de que estava sonhando, e fui ficando cada vez mais nervoso, até que então no sonho, comecei a pensar em video-games e acreditem se quiser, botões do controle do Xbox, (Meu console) apareceram, e eu me imaginava apertando os botões e eu realizava as respectivas ações, que foram definidas por mim, já que os controles não eram de nenhum jogo especifico… quando eu comecei a entender o que estava acontecendo, eu fui acordado, e não consegui voltar no sonho, essa foi a experiencia mais próxima que eu tive de um ”sonho lucido”…

    • Ricardo Carvalho:

      Comigo aconteceu o mesmo, ai eu tava e quando era hora de lutar eu sentia-me a apertar os botoes do controle e controlava-me a mim proprio

  • Krypthus:

    Nunca consegui ficar lucido num sonho, pra mim isso ate parece mentira…

    • GustavoWPilz:

      Eu consigo ter sonhos lúcidos, isso acontece frequentemente comigo, e eu não preciso fazer nada.

  • Vanderlei Fernandes:

    Eu relaciono sonho, qualquer que seja ele, com o decorrer da vida, desde a infância até os dias de hoje, tudo que passamos na vida, de um certa forma eles ficam nas maiorias das vezes desordenados, e ai sonhamos com coisas desagradaveis, eu entendo que o que pensamos, é o que vai materializar…pois nossa mente é poderosa, é o UNIVERSO…portanto, como não existe o pensamento positivo, precisa aprender a fazer o disfarce do pensamento negativo ao positivo, chamado o MOMENTO….e pode acreditar faz efeito, e cria uma nova situação de bem estar, e isto começa a refletir nos proprios sonhos, que o importante mesmo e tentar lembrar deles todas as vezes, fazer o possivel, saber o efeito, podera saber qual é a causa, já um grande feito para poder mudar a situação se for indesejavel.

  • Diego Amorim Gomes:

    daora esses posts com um título que não tem nadave com o post –‘

  • Lunardon:

    Ao controlar os sonhos, ocorre uma invasão do racional no conteúdo onírico que é basicamente instintual. Ás vezes isso ocorre como defesa do organismo, no entanto, fazer isso periodicamente é altamente perigoso para a manutenção da homeostase psíquica. Os sonhos possuem várias funções, dentre elas o de aproximar a consciência dos instintos, caso a consciência interrompa essa função, ela pode se tornar muito doente. Anotar os sonhos, por si só, já é uma prevenção contra neurose. Invadir os sonhos interrompe o processo natural das funções dos sonhos, se o indivíduo tiver uma predisposição a um transtorno qualquer, isso pode ser o gatilho para a instalação de um quadro de doença psíquica, desde neuroses à psicoses. Por favor, tenham muito cuidado com esse tipo de coisa, principalmente quem desconhece sobre o inconsciente.

    • Costaleom Silva:

      oie tudo bem? sou leom, prazer. olha sou novo nisto tambem, mas novo no sentido de ter sonhos lucidos voluntariamente, pq ja faz um tempo que tenho involuntariamente, dae comecei pesquisar mais sobre isso, enfim. uma noite antes de saber do que se tratava, eu tive uma experiencia desta, de nao conseguir me mover mesmo acordado, depois de acordar percebi que eu nao me movia, meu corpo vibrava, e eu nao conseguia falar, fiquei muito assustado, mas acabou passando, meses depois pesquisando sobre os sonhos, descobri que pode acontecer mesmos, e nao so no inicio, mas esporadicamente. eu so acredito em sonhos lucidos pq aconteceu comigo, e eu pude comprovar voluntariamente mais tarde, e as etapas e caracteristicas sao iguais as suas, e da maioria que consegue, infelizmente nao é sempre que funciona, a parte da construção e controle do sonho, vem com a pratica, quanto mais acontecer =, mais conciente vc fica, e mais facil fica controlar. nao sei se ajudou, mas é como acontece comigo, ainda nao sei muito, na verdade quase ninguem sabe, por isso é tao dificil encontrar informação, mas nos que ja passamos por isso podemos trocar informaçoes e experiencias, pra quem sabe entendermos melhor, a mecanica 🙂

  • Franciele Figueiró:

    gente eu tou sinceramente querendo nao ter nem tentar ter sonhos lucidos mais, eu fiz um diario do sonho anoto smp olho pras maos durante o dia e me pergunto sera q estou sonhando, durmo pensanso em ficar conciente ta mais a 2 noites tenho essas experiencias eu olho p mao no sonhho me pergunto e vejo q estou sonhando imagino outro lugar mais acabo perdendo o controle e acreditando q é real de novo.. ta ontem eu tava em um pesadelo e verifiquei as maos vi q era um sonho imaginei outro lugar mas fui parar na minha cama verificava a mao e imaginava outra coisa acabei tendo muitos pesadelos nao conseguia me mexer, e quero saber de alguem ai se no começo é assim? só tem 5 dias que tou tentando ficar lucida nos sonhos mais quero criar lugares lindo e tal e nao isso. alguem me respondee

    • Luigi Caetano:

      Franciele o cérebro não consegue inventar rostos , pessoas , lugar e etc , apenas coisas que ja viu , ele não tem essa capacidade

  • Antônio Lucas Araújo Moreira:

    Uma vez num sonho lúcido, como em muitas outras vezes, a minha visão começou a ficar escura, como se estivesse prestes a acabar aquele estado de consciência no sonho. Mas eu li numa revista do próprio sonho que para se manter sonhando consciente seria preciso ver paisagens bonitas. Na revista havia um verdadeiro colírio para os olhos, fotos de uma floresta tropical ao por-do-sol, cachoeiras, vales, e muitas outras coisas que me levaram a sonhar por mais tempo.

    Levava a revista por onde ia, quando uma escuridão começava a aparecer na vista, abria a página onde estavam as imagens e ficava mais um pouco… Por enquanto nunca mais tive um sonho lúcido para tentar de novo. Será que ninguém teve alguma experiência parecida?

  • Safira Cris:

    Sempre tenho sonhos lúcidos, aprendi a controlar de verdade depois do filme a origem, consegui um totem e olhem funciona de verdade, é um relógio de bolso que não funciona, mas quando entro no inconsciente eis a surpresa ele funciona e faz tic tac, assim eu sei que estou sonhando; Tive que aprender a controlar por que eu tinha muita paralisia do sonho e pesadelos, ai virou caso de vida ou morte, ou eu aprendia sobre isso ou vivia atormentada sem conseguir dormi direito, hoje aprendi, sei muito sobre meus sonhos, e os controlo, é de mais você controlar um sonho, fazer igual no origem, construir cada canto do jeito que você quer e o melhor ”ver”, por que quando sonhamos sabemos o que está acontecendo mas não vemos, por isso não lembramos depois, mas quando realmente estamos conscientes do sonho e vemos as imagens, seria mais ou mesmo como você admirar a lua por um longo tempo na janela, assim você fixa aquilo que viu e lembra com clareza depois até por meses e anos!

  • Joao Simplex:

    em caso de paralesia do sono, para acordar respirem 10x profundamente e depois alternar com ritmos diferentes, pois a respiraçao é a unica coisa que podem controlar. Evitam assim alucinaçoes perturbadoras como luzes, sons, fantasmas, pesos em cima, etc…

    • Rodrigo Duarte:

      Para mim funciona forçar o movimento dos dedos do pé…

  • adao dos santos:

    bom dia tenho tido sonhos variados principalmente homens nú,mais ok mais me impressionei foi sonhando quwe minha esposa tinha mudado em uma regiaode linhas estaçao de trens o pior que demorei muito pra chegar nesta casa que ela tinha mudado depois de muita canseira consegui chegar no local da casa ,mais acordei com muita dor de cabeça tontura foi um sufoco mesmo

  • Fernando cesar rodrigues:

    Eu consigo diferenciar o sonho da realidade,tipo,eu estava sonhando que estava no quital ai tem um portao pequeno pro meu cachorro nao sair,e o trinco dele esatava quebrado,ai no sonho eu estava abrindo o portao e o trinco estava inteiro,apartir dai que consegui diferenciar acordei –‘

  • Tiago:

    Gent eu não controlo meus sonhos mais eu posso afirmar que eu sou sonambulo ontem o meu irmão me acordou e eu tava emcima dele tentando enforcar ele… Kra foi assustador

  • Manola:

    Eu costumo controlar meus sonhos quase todas as noites, mas não sei se é bem um ”controle” que eu tenho sobre ele…
    Por exemplo, uma vez eu sonhei que eu estava fugindo de um fantasma em uma casa, e quando eu fiquei sozinha num quarto, sem saída, e ele estava vindo, comecei a pensar: ”Calma, eu vou acordar, e isso vai acabar!” e eu acordei. De outra eu estava fazendo coisas legais e pensando ”por que isso é só um sonho, né?”. Ah, e lembro de qd eu acordei quase chorando por causa das coisas que fiz e q nao poderiam acontecer de verdade.
    Queria saber se isso é controlar os sonhos ou não… Alguém tem uam resposta?

    • vinicius:

      ola, beem isso naoo é controlar seu sonho .. é apenas saber que se sonha .. por exemplo controlar seria no caso do fantasma … vc fazer ele sumir .. mudar a cor do chaoo e etc .

    • Luís:

      eu acho que sei oque vc fez algo que começa com beijo e termina com s__o

    • Antônio Lucas Araújo Moreira:

      Todos faz isso em sonho lúcido!

  • Spartan15:

    Bom, não consigo controlar meus sonhos más acontece algo de muito estranho comigo, em sonho consigo tomar decisões e fazer coisas que não consigo fazer em vida real, nada de sobrenatural como voar, más a minha pergunta é: Se não sei distinguir sonho de realidade quando sonho, como posso fazer isso?

    Será meu subconsciente querendo que isso aconteça?

  • Alex:

    Bom eu não consigo controlar sonhos, mais quando estou dormindo e estou tendo algum sonho interessante e acordo por algum motivo eu consigo fechar os olhos e continuar o sonho de onde parei .

    • Ester:

      ta mas tenho uma amiga que tudo isso acontece..Que ela tem sonhos lucidos. Mas uma vez um celular estava desligado ao lado dela. y ligarao pra ela,ela atendeu e alguem fica apenas respirando ..
      Outra vez ela estava no telefone comigo y o outro celular dela começou a digitar sozinho 66666666666
      Qual a explicação?

    • Adriano:

      muito estranho, pq todos falam que o numero 666 é a marca da besta, existem coisas que são sobrenaturais. Coisas que as pessoas só acreditam quando vê. Isso foi uma delas.

    • Luís:

      OK OK peça pra ela estudar ,sobre ,aura ,energia, etc a aura vai se fortalecer e ela vai conseguir ver ou sentir oque a atormenta se for o 666 diga pra ela clamar pelo sangue de cristo ‘0’ eu posso sentir auras graças a isso e pq eu sou especial.

  • Henrique:

    Não consigo controlar meus sonhos mais ja aconteceu umas 5 vezes de eu acordar e não conseguir me mover tipo eu acordo mais meu corpo não, sei la xD o modo que eu encontrei depois de um tempo foi fazer esforço tipo ligar no tranco kkkk é bem tenso cansa pra caramba mais na ultima vez funcionou =]

    • eder:

      isso acontece comigo todas as noites, acontece quando eu estou com bastante sono, tentar controlar isso é inutil pq vc sabe q é meio q um sonho então temte pensar em alguma coisa fato, q vc sonha…

    • Luís:

      Facil se é isso grite TROVÃO!!!! ou algo que te impulcione por que te libertara!’0′

    • jamison0008:

      isso não se trata de um sonho, mas sim vc acordou de verdade e não consegue se mover por um motivo, quando vc dorme seu cérebro faz com que seu corpo fique meio q paralisado pois isso serve pra evitar danos ao corpo enquanto se dorme e se tem sonhos, mas por vezes a gente acaba acordando e o cérebro não percebe isso e continua a manter o corpo paralisado, mas é só não ter pânico e se concentrar na respiração, e com um tempinho vc consegue se mover, isso se chama paralisia do sono.
      ja aconteceu comigo várias vezes, eu tentei forçar me mexer mas o melhor a se fazer msmo é esperar kk.

  • Renan Rebello Angeli:

    Bem, estou aqui porque hoje mesmo tive a primeira experiência de ter controle no sonho. Eu não sabia dessa “yoga dos sonhos”, ou da paralisia, ou da história desse garoto do vídeo no youtube. Gostei muito dos comentários, porque eu também tive experiências parecidas.
    Eu não diria bem que fossem sonhos, mas sim pesadelos, e nesses pesadelos eu estava plenamente consciente mas alguém mexia meu corpo, ou até mesmo atirava meu corpo contra a parede, eu não conseguia me mexer de volta, não conseguia abrir minha boca e nem meus olhos, isso era o que eu tentava fazer, mas sem sucesso, uma vez fechei meus olhos e 30 segundos depois (aparentemente) me senti sendo arrastado pela cama, mas eu não estava dormindo, logo fiz tanto força para abrir o olho que acabei conseguindo…
    Essa tarde, eu consegui ter mais sucesso, no começo eu só conseguia mexer minha cabeça (no “estilo-sonho”), logo eu conseguia mexer meu corpo inteiro, depois consegui ter total controle sobre o sonho.
    Então vou pesquisar mais sobre essa viagem astral, é um mundo que da curiosidade de conhecer.

  • Mauricio dos santos:

    Cara quando eu tinha 5 anos eu controlava meus sonhos todas as noites . dps di um tempo foi acabando de pokin em pokin agora eu tenho 13 anos e controlo meus sonho sos as veses .nao consigo controlar todos os dias . To com medo de quando eu fikar + velho nao consiguir + controlar meus sonhoos !

    • Luís:

      Comigo é al contrario eu não podia mas nao se preucupe só vai perder essa abilidade aos 89 (oitenta e nove anos) continuando eu so ganhei essa abilidade aos 11 e foi tendo cada vez mais mas cara vc so vai ter esses sonhos 2x por semestre (Quando tiver 89) Eu sou esecial se vc ler mais comentarios vai ver mais respostas minhas eu leio muita aura magia espiritismo TUDO por isso que eu sei tanto.

  • arthas:

    o mais bizarro é que mesmo eu estando lúcido nos sonhos, sabendo que era um sonho, é como se a realidade alterasse minha realidade, me fazendo se perguntar, depois de eu acordar, por que fiz determinadas coisas

  • Henrique miguel:

    ‘, Gente eu consigo controlar sonhos e muito legal so que esses dias eu fui tentar acordar no sonho e eu consigo acordar a hora que quero so que fui acordar e tudo fico preto no sonho por um tempao eu consiciente daquilo eu pensei que tinha entrado em coma controlar sonhos e perigoso ? me respondam isso .

    • Mauricio dos santos:

      Henrique eu tamben consigo controlar meus sonhos .sim e muito legal mesmo eu tambem ja tive iso fui tentar acordar kuando estava em um sonho de “terror” e tipow eu acordei tava consiente que tava deitado na minha cama.+tava tudo preto i eu nao consiguia me movimentar tipow que eu estava em na vida real e no sonho ao mesmo tempo + nem por iso eu deixei de controlar meus sonhos kkkkkkkk .

    • adriel:

      Acho que isso seria um caso de paralisia do sono

    • Bia:

      Quando eu estou numa fase do meu sonho e que fico com terror de algo ou assustada eu penso para acordar e parece que so passado uns 3 segundos é que isso acontece, ficando tudo preto e desaparecendo a imagem do sonho…
      Isso deve-se porque tu acordaste, mas estas apenas com os olhos fechados, logo vez tudo preto e nao tas com a imagem do sonho.

    • Luís:

      MUITO CUIDADO SE VC FOR CONTROLAR POR MUITO TEMPO PODE SOBRECARREGAR O SEU CORPO DE ENERGIA POR FICAR TANTO TEMPO DORMINDO SE NÃO ACONTECER A SOBRECARGA PODE ACONTECER DO SEU CORPO TENTAR FICAR REDUZINDO A ENERGIA E VC ENTRAR MSM EM COMA PROFUNDO

  • eleandro:

    de cada 5 sonhos que eu tenho e controlo 4 posso mudar todo o senario e ate me tranformar em grands coisa mas dis vez enguando acho que estou sonhando ainda mas concigo facilment saber o que e sonho e o que e reliade

  • wellington:

    como eu posso controla meus sonhos ou criar detalis no meu sonho??

  • Matheus Dias:

    Charlis, saudações, me chamo Matheus tenho 16 anos. Cara pesquise sobre Viagem Astral. Talvez você tenha uma grande facilidade para isso, porém tome cuidado isso é muito perigoso pra quem não sabe usar. Pesquise somente para o conhecimento sobre oque acontece com você.

  • charlis:

    Meu nome é ‘charlis’ tenho 16 anos e tenho sonhos estranhos dês dos 10 anos. Todas as noites quando durmo tenho a mais plena certeza de que estou sonhando, mas por algum motivo não consigo me mexer e muitas vezes respirar. Posso ver tudo a minha volta, mas diferente do que estou acostumado a ler nos sites sobre o assunto, não consigo controlar nem um músculo do meu corpo, sinto como se estivesse sendo esmagado por algo muito pesado impossibilitando minha movimentação. Quanto mais eu tento me mexer mais difícil fica de suportar a pressão que da na cabeça. (por favor, se alguém souber algo que possa me ajudar comente no site)

    • Matheus:

      Isso dai é paralisia do sono, vc acordou mas seu cerebro acha q esta dormindo e por isso trava seus musculos. Nessas horas, tente engolir ou mexer os dedos dos pés, isso pode fazer com q o seu corpo saiba q esta acordado, te libertando da “pressão”. Eu tb tenho isso amigo.

    • Mauricio dos santos:

      nosa cara eu tbm tenho iso olha meu comentario ali em cima ~^ lol kk

    • joao:

      caraa eu tenho os mesmo sonhos

    • adriel:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Paralisia_do_sono

    • Luís:

      NÃO ISSO NÃO È PARALISIA ISSO É FALTA DE CONECIMENTO! JA FALEI GRITEM TROVÃO OU ALGO QUE IMPULSIONE O OBJETO VAI DESAPARECER QUEBRAR SUMIR VIRAR PO VAI SER LEVANTADO

  • larissa:

    Qroo muitoo fazer esse teste … Ja sonhei muitas vezes q posso controlar meus sonhos e era otimo ….mas parou nesses ultimos meses, Vou tentar tomara q consiga !!

  • PEDRO LUIZ RAMOS:

    IMPRESSIONANTE….TIVE A EXPERIENCIA ESSA NOITE…CONSEGUI CONTROLAR MEU SONHO……ACORDEI E VOLTEI A DORMIR…. FOI EXATAMENTE COMO DESCRITO NO TEXTO….DE CERTA FORMA, O MEU PEÃO ERA UM RELÓGIO…. DIFÍCIL DE EXPLICAR…..PELA MANHA LEMBREI DO FILME – A ORIGEM – MUITO INTERESSANTE A SIMILARIDADE COM ESSA EXPERIENCIA….VOU PRATICAR MAIS.

  • Loucoporsonhos:

    eu adorei as tecnicas

  • o maia:

    eu nao sabia que conseguia ter sonhos lucidos a minha vontade, ate eu descobrir quando eu fui ve se eu estava ficando louco.

    e descobri o que era. Uhuuuuu, sou foda. 😀

  • Carol:

    O grande segredo é não ficar preocupado,exetressado ou coisa assim, vc tem que dormir tranquilo e não ficar pensando em seus sonhos passados, esqueça de tudo!É claro que não é por isso que vc tenha que não pensar em nada mais é uma dica!E uma dica ótima (porém não confirmada)é de que se vc rir bastante durante o dia vc irá dormir melhor!

    “Crianças, por exemplo, mostram isso de forma mais evidente porque sonham sobre coisas mais imediatas: se lhes for recusado um doce, vão sonhar com comida.” fonte do ” até ” >>http://noticias.terra.com.br

    BONS SONHOS!

  • Victor Vagner:

    Eu queria saber se alguma pessoa já morreu em um sonho lucido?

    • Terezinha Rodrigues:

      Ninguém morre em um sonho! Esse perigo não existe!

  • Gabriel:

    Olá gente um dia tive um sonho com o cocóricó que os os dois vilões estavam em cima tipo de uma escada e eu conseguia acordar a hora que eu quisesse e se eu fechasse os olhos o sonho continuava, isso é sinistro e quando eu os via , não era eu foi massa

  • Matheus:

    essa semana eu tive um, eu ja tinha lido sobre o assunto mas eu n tinha planejado.
    tipo eu tava muito cansado, e me deitei, e fiquei pensando no passeio q eu faria com meus amigos no shooping no final de semana, até q eu durmi enquanto pensava, então quando dormi foi como se eu tivesse sido puxado pra dentro de meus pensamentos, o massa era q tipo eu pensava q não era eu, mas n conseguia me ver eu via minha sombra, algo mt estranho, eu tava no shop, na frente do cinema e tinha várias pessoas, só q essas pessoas eram diferentes eu n lembro muito, mais tava acontecendo alguma coisa lá pq tava todo mundo correndo, ddaí eu entrei no banheiro e fiquei escondido com uns caras lá, daí saiu um cabeça de um ralo que n sei de onde surgiu, po foi mt estranho não tem nada a ver esse sonho, mais foi mt massaa, eu nunca tive uma experiencia como essa, é perfeito. quero ter mais \o/

  • dark:

    Eu quero ter um sonho lúcido com a Maria do BBB!

  • Igor:

    Teve uma vez que no sonho eu tentava voar… Era difícil, eu subia uns 2 metros, descia, lembro que vi o telhado do ginásio da minha escola por cima, ai depois eu cai de novo… Mas ainda sim eu nao percebi que estava sonhando, na verdade eu não sei se alguma vez percebi que estava sonhando….
    Ultimamente não tenho tido sonhos… 🙁

    Já sonhei que estava pelado na rua, que tentava correr e não conseguia, que estava caindo…

  • eduardomarinho:

    rodrigo eu não

  • eduardomarinho:

    Ellis´2000 não se preocupe eu também sonho assim, mas,eu posso controlar meus sonhos isso é como um aprimoramento na mente eu gosto muito mais quando eu caiu eu crio asas a vou pra um lugar muito diferente se estou na rua vou parar na escola entendeu?

  • Ellis´2000:

    eu as vezes sonho que caio , tanto de edificios ou muros, penhascos, e etc , quando estou caindo , isso me pertuba e acordo rapidamente , com meu coração sautitando , como se tivese acontecido…acho isso muito estranho sempre tenho esses sonhos na maioria das vezes.

  • LINCOLN:

    OLA,VENHO PRATICANDO O SONO VIGILANTE A MAIS DE QUINZE ANOS, ADIQUIRI COM O TEMPO CERTA PERICIA SOBRE ESTA PRATICA DENTRE OUTRAS COISAS DO GENERO, O QUE MAIS ME SURPREENDEU EM MINHAS ULTIMAS EXPERIENCIAS FOI A TRANFERENCIA DE SENSACOES PARA MINHA ESPOSA, ELA ACORDOU DESCREVENDO COISAS QUE AVIAM ACONTECIDOS EM MEU SONHO,COMO SE ELA TIVESSE SENTIDO O QUE ACONTECEU,REALMENTE ESSA ME ASSOMBROU!!!

    • Terezinha Rodrigues:

      Que interessante! O que seria sono vigilante? Alguma técnica especial?

  • rosangela de noronha:

    já tive sonhos lúcidos, mas ainda tenho, é sem querer mas controlar isso eu nem imagino, agora o estranho é ” eu sonho com fatos e coisas que vão acontecer!? como pode isso ? , então tudo já é predestinado? já esta escrito? ou só o que eu sonho? e tem outras coisas que são de-repente como hoje , eu corri arrumar a casa deixei bem em ordem, fiz sucos,s, comprei refrigerante( muito calor) porque senti que iria ter uma visita, e então um tio de SP veio em minha cidade e passou deixar uns presentes para as crianças,… Se me aperta o coração ,e vem a imagem da pessoa , eu saio rápido para ir ao encontro dela, pois sei que algo ela esta sofrendo , e sempre é verdade, tento controlar a briga” o choro” ou o que esta acontecendo com esta pessoa. e sonho com o futuro também, bom vai ficar muito cançativo escrever tudo , mas o que será isso que me acontece?.

  • rodrigo:

    Gostaria de saber se alguém ja morreu no sonho lucido!

  • corvo:

    ja tive sonho lucido um bucado de veses podia voltar editar o sonho como eu quisesse mas eu ja escutei meu sub conciente funcionando eu me lembro da minha conciencia poder observar o subconciente trabalhando a noite eu lembro de eu ficar falando coisas que eu tinha que fazer como elas funcionavão falava um monte de coisa pra mim mesmo rsrs mesmo sem saber é realmente incrivel o subconciente nem mesmo no sonho ele para de funcionar pessoas que tem tambem paralisia do sono custumão ter mais facilidade de ter esses sonhos eu tenho paralisia tbm

  • carol:

    Eu, consigo controlar meu sonho é quase como se fosse um jogo de video-game em 1ª pessoa você vai indo fazendo coisas como pular, correr, andar, falar, chorar, gritar, nadar, e etc… mas eu não consigo controlar o cenário onde estou exatamente como no video-game e até check-point tem quando o momento acordado é curto [2]
    e sempre tive isso e pra mim sempre foi natural, nunca tinha percebido que era sonho lucido, já li em alguma materia aqui no hypescience que jogar video-games ajudam a ter sonhos lúcidos, e eu jogo desde meus 4 anos, então pra mim é natural e sempre será

  • Vi:

    Eu tenho sonhos lúdicos algumas vezes por mês
    Mas só percebo que é lúdico quando vejo algo fora do comum ou pessoas fazendo coisas que não fariam .
    Uma vez eu descobri que era um sonho no meio ai comecei a quebrar o rac da minha casa(na minha casa não tem rac só tem estante)percebendo isso joguei tudo no chão mas depois fiquei com medo de não ser um sonho.. mas quando acordei vi que era um sonho e queria voltar pra quebrar mais coisas…
    Eu amo ter sonhos lúdicos..Mas são raros pra mim

  • Deep:

    A questão é: Que tipo de consciência é essa que se manifesta durante um sonho lúcido?

    Eu, sempre que percebi que estava num sonho, acordava! (em geral pesadelos de situações desagradáveis!)

    Não é controle, é um mecanismo de alerta!

    Mas esta noite eu terei um sonho lúcido!
    E depois posto pra vc´s saberem como foi!!!

    Boa Noite!

  • ShadowsAV:

    A matéria não fala sobre como controlar os sonhos oO”
    Por sorte eu sei, e eu não aprendi sozinho, então vo deixa meu instrumento de aprendizado aqui:

    AudioBook- (Pergunte a seus Sonhos, Eles são sua Bola de Cristal) – http://www.livrodegraca.com/2009/03/audiobook-pergunte-seus-sonhos-eles-sao.html

    Se você se interessou continue lendo isso aqui enquanto baixa, ou não:
    Esse áudio book não é sobre como ter sonhos lúcidos completamente, ele diz que os sonhos é uma forma de sabermos o que queremos, eu não uso pra isso e nem quero.
    Quando baixei esse áudio eu pensava em dormir e no sonho continuar a pensar no mesmo assunto, acordar e completar o assunto, o que não aconteceu, eu consigo sonhar sim com o que eu quero, mas, só se eu começar a me concentrar e ficar calmo umas duas horas antes e gasta uma energia mental grande que chega a deixar vc consideravelmente cansado, por isso eu só fiz isso umas 6~7 vezes, as outras vezes foi porque eu descobri que era sonho, então eu aproveitava…A parte mais legal de todas (e eu guardei no final pra só quem tive lido poder aproveitar \o) Eu consigo modificar meu sonho, ainda so iniciante então eu não consigo alterar completamente, mas eu já consigo voar, só que depois de uns 20s eu começo a cair que nem uma pena lol, consigo atravessar coisas pequenas, tipo uma parede, coisas mais largas eu ainda não consigo, talvez porque quando eu não vejo o que tem dentro eu acordo oO, consigo modificar algumas coisas, e hoje, acredite ou não… aprendi a atira sem arma FUCKYEA só precisa acredita muitooo que acontece! vc vai ouvir isso no áudio, e é pura verdade.
    Se vc acha que eu perdi meu tempo digitando isso blz, tanto faz pra mim, mas se vc leu até aqui e gosto me add ShadowsAV@msn.com ai eu ajudo, ou pelo menos tento, a fazer vc conseguir isso, é bem mais dahora que jogo, sério ^^”
    Espero que pelo menos uma pessoa consiga aproveitar meu textinho, ai sim vai te compensado eu digita tanto =]

  • POW !!!:

    QUEM NÃO ASSISTIU MATRIX! TENHA UM SONHO LÚCIDO.

  • João Guilherme:

    Eu, consigo controlar meu sonho é quase como se fosse um jogo de video-game em 1ª pessoa você vai indo fazendo coisas como pular, correr, andar, falar, chorar, gritar, nadar, e etc… mas eu não consigo controlar o cenário onde estou exatamente como no video-game e até check-point tem quando o momento acordado é curto.

  • Rafael:

    Inception!!!! Aí sim! rsrsrs

  • Lucyano Valdez:

    Vou sonhar que estou com a Gisele Bundchen. E tentar controlar o sonho. Vai que dá certo.

  • Eduardo:

    Sofro de “paralisia do sono” tambem. Não tem relação direta com o controle do sono, mas com a qualidade dele(talves sejam as muriçocas).
    Comigo acontece apos acordar e logo depois domir pelo menos duas vezes seguidas(so me toco que fiquei acordando e dormindo depois que acontece a paralisia), na terceira ja começa a paralisia, ai começa o problema, me liberto depois de algum tempo,acordo e vem o sono de novo, e se meus olhos fecharem de novo vem a paralisia, então o melhor a fazer é levantar e assistir tv durante alguns minutos ate o sono pesado desaparecer, então pode dormir com segurança porque não repete.

    Se vc Adilson tem mesmo paralisia de 1h seguida, meus pêsamens(ja tentou “tentar gritar” pra se libertar? Comigo funciona depois de alguns logos segundos).

    • Mateus Couto:

      Amigo eu sofro de paralisia do sono des de criança e no sonho lucido descobri que podia controlar a paralisia mas também me desgrudar do corpo físico e sair pela casa, como se fosse um fantasma, atravessando paredes ou indo para o espaço. Como eu sei que to fora do coro e não sonhando??- bem no sonho lúcido vc pode mudar a realidade ja em uma viagem astral vc não consegue mudar uma virgula do ambiente..baixe o livro sonho lucido em 30 dias vai te ajudar muito..abraço.

  • miqueias charles:

    Sonhei que tava acordado,acordei pra ver,tava dormindo…Quanta besteira!!!

  • claudemir da silva:

    eu mesmo ja tive sonhos assim

  • Lucas vieira da silva:

    eu só tive 1 sonho lucidozinho… eu ento toda noite

  • Gabriel:

    teve uma vez q eu sonhei em 3D mais era tipo em camera lenta era tao real que quando eu levantei ainda me sentia lento

  • benq:

    teve uma vez que consegui pausar acordar e continuar sonhando(tipo um checkpoint) e mudar conscientemente eventos do meu sonho

    muito sinistro

    mas o mais comum de acontecer e de saber que estou sonhando porem nao consigo mudar eventos ou pausar e retomar o sonho

  • Renata M.:

    Acho que quem gosta desse assunto deveria assistir ao filme Waking Life, é justamente sobre um cara que está tendo um sonho lúcido, mas não consegue acordar, no sonho ele tem diversos encontros com pessoas diferentes as quais ele não conhece na vida real, e cada um trata com ele sobre um questionamento filosófico, são assuntos que aparentemente não tem conexões uns com os outro, mas olhando por um ‘aspecto geral’ eles estão todos interligados e em ordem.Recomendo…

  • lucas:

    q massa!!!!!!!!!!!!! já imagino? ali diz q se agente pensar em uma ação e estiver sonhando a gente provavelmente fará akela ação, já imagino agente pensar em voar e sair voaando, ou pensar no beijo com alguem amado e isso acontecer???? meu!!!!!! nunca mais iria dizer pra minha mãe: ESPERA UM POKO MÃE! quando ela fosse me chamar pra dormir!

  • holiday:

    eu sempre tive um sono perturbado, com coisas horríveis, sempre tive pesadelos,e algumas vezes tive experiências estranhas, assisti o filme, mais para mim era pura ficção, pela junção do meu histórico, matéria e filme, vou levar essas experiências mais a fundo

  • Bruno:

    Eu consigo ter sonhos lúcidos sem treinar pra isso, nem ler pesquisas, nem nada
    De vez em quando acontece sem eu querer, é só perceber que aquilo é um sonho e começar a controlar

  • Brenda:

    Bom saber que muitas pessoas conseguem fazer isso. Agora me sinto uma pessoa normal.

    Era bem estranho. Eu contava pra minha mãe que conseguia fazer isso e ela nunca acreditava em mim, vou mostrar o artigo à ela.

  • ?????:

    Eis a pergunta não respondida: Como controlar os sonhos?

  • Bigum:

    Tente controlar seu sonho enquanto um fantasma puxa você e te leva pra passear no inferno, não é nada agradável.

  • Alfredo Soares:

    recomendo lerem “A ARTE DE SONHAR” de Carlos Castanheda ed. Nova Era

  • Reginaldo Ferrão:

    Eu também já tive muitos sonhos lúcidos. Não muito atualmente.
    Sempre que possível eu desfruto do sonho assim como no filme A Origem.
    Eu me teletransporto. Controlo pessoas. O melhor mesmo é para intuíto sexual. Eu faço muitas coisas legais com as mulheres dos sonhos. E sempre é bom quando dura bastante.
    Além disso faço experiências como tentar ler e calcular números. É meio difícil, mas tive muito progresso.
    Também tento visualizar uma cidade inteira, seja por uma visão aérea ou andando pela cidade. A riquesa de detalhes que consigo às vezes me impressiona.
    Pode-se dizer que eu sou “O arqiteto” assim como há no filme “A Origem”.
    O inconsciente também pode funcionar como consciente desde que você o treine. Assim como conscientemente as pessoas treinam seus insconscientes para pintar, decorar, ter uma intuição apurada, etc.
    Pensem bem no que estou dizendo.

  • Dihoni:

    Olá, eu já consegui entrar em um sonho e “manipulá-lo”.. Na verdade era mais medo do que desejo, era um pesadelo que se repetia toda a noite, e quando eu me enchi, eu pensei: Vou acordar na hora que o pesadelo estiver em seu pico.. E fiz isso, quando comecei a ser perseguido no sonho, eu fiquei ciente que era um sonho e abri meus olhos, eu desejei no meu sonho abrir meus olhos para enfim acordar..

    Realmente é possível : )

  • rodolfo andrello:

    já tive essa experiência no máximo quatro vezes, e sempre tinha relação com algum questionamento durante o sonho, do tipo eu moro nesse lugar mesmo?
    depois de ter conciência, geralmente o sonho demorava pouco pra acabar, e sabia até quando o sonho estava acabando, também o efeito variava de acordo com a experiência que eu escolhia ter… logo na primeira vez eu voei e lancei um kame hame há! e saí destruindo tudo.

  • Jose51:

    Como ter um sonho lúcido

    Se você realmente gostaria de tentar ter um sonho lúcido, há diferentes abordagens sugeridas. A recordação de sonhos é importante. Você talvez tenha ouvido falar de pessoas que mantêm diários sobre seus sonhos. Tão logo você desperte de um sonho, deve registrar o máximo possível de detalhes, mesmo que tenha acordado no meio da noite. A idéia é a de que, ao se concentrar em seus sonhos todos os dias, você desenvolverá o hábito de recordá-los e começará a perceber certos ritmos na forma de seu sonho – assim que você descobrir como funciona seu processo onírico, se tornará um observador melhor de seus próprios sonhos.

    A Indução Mnemônica de Sonhos Lúcidos (IMSL) é uma das técnicas propostas por LaBerge. Quando despertar de um sonho, tente ao máximo recordá-lo em todos os detalhes. Quando voltar a dormir, diga a você mesmo insistentemente que é preciso recordar o que vai sonhar em seu próximo sonho. O próximo passo é se imaginar de volta ao sonho que acaba de ter e procurar por um sinal de que se trata de um sonho, e não da realidade, como por exemplo o fato de que você tem asas e está voando (LaBerge chama esses indicadores de sinais oníricos). Quando isso acontecer, lembre a você mesmo que está sonhando e continue a visualização. Repita o processo até cair no sono.

    Outro método que pode ajudar envolve cochilos. Você acorda mais cedo que de hábito, se mantém desperto por cerca de meia hora e então volta a dormir. Alguma coisa nessa interrupção do sono parece tornar mais permeável a fronteira entre o sono e o despertar.

    O teste de realidade, ou lembrar a você mesmo ao longo do dia de que você está consciente, é outra abordagem. O método também apresenta conexões com o conceito budista de consciência. Esse repetido reconhecimento do estado em que a pessoa se encontra supostamente a ajuda a explorar o extremo oposto – quanto mais a pessoa percebe o que é a consciência, e quando ela está consciente, maior a probabilidade de que reconheça um estado onírico. Afinal, como a pessoa pode saber que está consciente? As ações que ela pratica suscitam reações lógicas – a pessoa aciona um interruptor de luz e a luz acende. Quando ela o desativa, as luzes se apagam. Nos sonhos, as ações não tendem a seguir um padrão lógico.

    No que tange a aparelhos, o mais notável talvez seja o NovaDreamer, outra inovação do Lucidity Institute que parece uma mistura de máscara para dormir e óculos. O aparelho supostamente ajuda no sonho lúcido ao informar à pessoa que ela se encontra em estado de sono REM. Sensores acompanham os movimentos dos olhos e acionam uma luz que brilha nos olhos da pessoa. Quando a pessoa vê a luz, em seu sonho, sabe que está sonhando. LaBerge também testou o uso de galatamine, medicamento ocasionalmente usado para tratar o Mal de Alzheimer que em tese reforça a capacidade de raciocinar e recordar.

  • Kerensky:

    Não é assim tão fácil como descrito na matéria. Eu mesmo venho estudando o fenômeno há dois anos, e consegui ter apenas um sonho lúcido de curta duração.

  • Sheik Ghalib:

    O filme “A Origem” foi o melhor filme de 2010. O filme fala sobre sonhos dentro de sonhos. E em cada camada que tu entra dentro de um sonho o tempo passa mais devagar.

  • Carlos:

    Adilson,
    Procure um mestre de Yoga e va em frente!!!!
    Deixe o Medico para um efisema pulmonar…

  • Thiago:

    Acho que o titulo da materia nao combina com a materia, pois nao fala como controlar o sonho.

  • PedreirodoHawaii:

    “Essa noite, eu tive um sonho de sonhador, maluco que sou… acordei!” A mente humana é literalmente um sonho!!!

  • Theo:

    Na verdade a catalepsia do sono, nao acontece com todas as pessoas, eu controlo meus sonhos, e nao a tenho.

  • Lucas M:

    Desdobramento Astral

  • eduardo:

    Eu keria ter um sonho lúcido com a mulher melancia…..

    • Terezinha Rodrigues:

      Você pode ter!

  • Adilson:

    Em minha adolescência, eu aprendi a controlar meus sonhos sem saber dessas pesquisas e etc… Eu somente tinha.
    Porém, o que parecia a coisa mais legal do mundo pode trazer coisa bem chatas, como “Paralisia do Sono” e foi exatamente o que aconteceu, e as vezes ainda acontece comigo… Meu médico me disse que a paralisia do sono que eu tenho é provavelmente causada pelos meus sonos lúcidos… E que como não a tratamentos 100% eficazes, se não quiserem paralisia de 1h seguida… Nem tentem ter sonhos lúcidos…

  • CronosTs:

    Legal… como faço para ter um desses ? Pois é, vcs não explicaram…..

Deixe seu comentário!