Como emagrecer: descoberta a chave do sucesso na dieta

Por , em 3.03.2009

A resposta para a fatídica pergunta “como emagrecer” é talvez uma das mais procuradas em todo o mundo. E a resposta é mais simples do que você imagina.

Como emagrecer

Pessoas com excesso de peso que aderem à dietas de baixas calorias perdem peso se forem perseverantes – o “esquema” da dieta é menos importante do que a insistência.

Os participantes de uma pesquisa, que comparou quatro tipos de dieta diferentes, perderam a mesma quantidade de peso, mesmo que seus planos alimentares possuíssem diferentes combinações de gordura, proteínas e carboidratos.

“Na verdade, o que conta é a quantidade de comida que a pessoa ingere” declara o co-autor do estudo, Frank Sacks, nutricionista de Harvard.

O estudo também mostrou que a maioria dos participantes tem dificuldade em manter a perda de peso durante os dois anos em que foram analisados.

As recentes descobertas, no entanto, diferem de algumas pesquisas feitas no ano passado, em Israel. Lá, os voluntários também foram submetidos a tipos diferentes de dieta, e uma delas se destacou: uma dieta com baixo número de carboidratos, que permite o consumo de mais calorias. Os resultados foram uma grande perda de peso e o aumento do colesterol bom, o HDL.

Na nova pesquisa, Sacks e seus colegas pediram que os voluntários diminuíssem 570 calorias de seu consumo diário, não importando qual tipo de alimento eles priorizassem ou cortassem, de acordo com sua dieta.

No fim, foi descoberto que as variações das dietas não influíram muito na perda de peso. A média de quilos perdidos por grupo não variou – de três quilos a quatro quilos.

As pessoas, em sua maioria, chegaram a perder seis quilos durante o período de estudo, mas recuperaram uma boa quantidade do peso pois não se mantinham “fiéis” à dieta – mostrando que a resposta para como emagrecer é a determinação e a perseverança. [Science News]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Dante De Almeida:

    Tem algo muito errado ou com o experimento ou com a matéria. Proteína também é fonte de calorias. Alguns dos voluntários na pesquisa diminuíram o consumo de proteínas mas mantiveram o de carboidratos e gordura? Em caso afirmativo, quem garante que o peso que estas pessoas perderam é gordura ou músculo?
    O pessoal tem esta ideia besta de que peso=gordura. Só esquecem que músculo, osso e água também pesam. Aí o sujeito adere a dieta maluca, acha que está emagrecendo quando na verdade está perdendo massa muscular. Entra em sauna achando que o peso que perde lá é gordura, quando é só água. Ou ainda, entra na academia, perde gordura mas ganha massa muscular e aumenta a densidade óssea; aí desanima porque não perdeu peso.

  • Raphael M.:

    Na boa, esqueçam isso de emagrecer muito em pouco tempo. Esqueçam isso de pular refeição… isso vai fazer perder peso? Vai… mas e depois que perder?
    Eu to fazendo reeducação alimentar com acompanhamento de um nutricionista há 9 meses e perdi 18Kg. Estou a 2Kg da minha meta e não me arrependo nadinha do que fiz já que quando eu chegar no meu peso ideal eu como de uma forma que poderei comer o resto da minha vida. Não faço nada radical que é impossível manter por muito tempo, faço algo saudável, com acompanhamento profissional e com o tempo chego onde eu quero e conseguirei manter. A gente não engorda 20Kg em um mês, porque seria certo perder 20Kg nesse tempo?

    Recomendo muitíssimo procurarem uma ajuda de um nutricionista e praticar alguma forma de exercício físico. Exercícios são chatos mas quando você começa a ver o resultado enxerga que vale a pena e se empolga. Fiz 10 meses de academia sem reeducação alimentar e não consegui perder peso, somente manter. Depois associando as duas coisas estou tendo resultados muito bons. É muito bom você andar na rua e as pessoas comentarem de como você está bem.
    Então você que está lendo se acha que agora é o momento, leve a sério e não se arrependerá. A notícia mesmo ali diz, tem que ser perseverante. Tem que encarar como algo sério de verdade e fazer.
    Espero que tenha ajudado alguem com esse comentário e boa sorte! Não façam loucuras…

  • Lucas:

    Paulaa, nao pense assim, na sua idade eu pesava 70 e poucos kilos me sentia obeso, mas nao sabia como era feliz, e de como seria feliz de manter meu peso que hj seria no meu imc peso normal/saudável, agora fiquei no sobrepeso e tenho q emagrecer de novo, uma ironia para quem sempre foi chamado de pau de vira tripa, na real, nunca estamos totalmente felizes com nossos corpos, hora é magriiiinho demais que da dó, outra é gordo, a ansiedade de procurar o que é ideal fisicamente perfeito para nos, nos faz ficar no 8-80, sempre é de menos, demais. Dificil conseguir chegar em um alvo e estacionar nele. Muito difícil mesmo, mas tente com todas as suas forças manter seu peso, quando vc for adulta, estara com o peso ideal dependendo do tamanho, mas mesmo que não fique ideal, se tiver com um peso abaixo da media, engorde um pouco, se estiver um pouco acima, emagreça, em pequenas quantidades é muito mais fácil. Boa sorte.

    Lucas

    • José Ribeiro:

      É mesmo :O Nunca pensei em manter o peso, kkk, valeu!

  • Carlos:

    Paula / 28.08.2010

    Fecha a boca… É o melhor remédio, pare com o refrigerante e corte o jantar! coma salada ou vitaminas, funcionou comigo quando eu fiz, perdi 20kg em 1 mês e meio.

    De manha coma frutas ou pode ser bauru com Nescau mesmo!

    Coma 3/4 menos no almoço e se passar fome a tarde coma frutas com bastante água (ex: Melancia)

    A noite só vitamina ou salada.

    Você vai sentir muita fome nos 1-3 dias mas depois é só alegria você começa a não sentir mais tanta fome e fica menos ansioso.

    OBS: faça isso aliada a uma caminhada.
    Se voce é muito ansiosa(come sem estar com fome) peça para seu medico te indicar o Sibutramina 10mg já vai da uma imensa ajuda.

    NADA DISSO FUNCIONARA SE VOCE NÃO TIVER FORÇA DE VONTADE!

    Att

    Carlos Machado

    • Luiza Souza:

      oi sera que vc poderia mim falar o passo a passo na sua dieta

  • Paula:

    eu quero emagracer eu to com 60 quilos e tenho apenas 11 anos,to me sentindo uma baleia fora da agua.como posso emagracer??me dê dicas estou a preocura!

Deixe seu comentário!