Como fazer cópias 3D perfeitas de coisas do mundo real

Por , em 23.01.2012

Um foto digital deixa você preservar uma imagem indefinidamente. Já guardar um objeto inteiro é uma coisa completamente diferente!

Mas é isso que a esfera de reconstrução OrcaM faz, de modo simples, rápido e sem erros.

Esse novo sistema consegue pegar qualquer objeto – que caiba dentro dele – e criar um modelo 3D idêntico ao original, com cores, texturas e mapas de reflexo. Sete câmeras individuais orbitam a esfera, tirando fotos de alta resolução enquanto diferentes combinações de luz e sombra são usadas para ajudar a definir a geometria do alvo. É tudo completamente automático.

Talvez em algum ponto no futuro (cinco anos ou mais?), esferas de reprodução serão coisas comuns, assim como as impressoras 3D. Quem sabe?

Para entender melhor essa máquina, veja o vídeo onde algumas reconstruções são feitas: [Dvice]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • António Toscano:

    Incrível, amo!!!

  • Emerson Brito:

    Muito interessante. Mas me surgiu uma dúvida:

    A parte interna não deve ter sido registrada, não é verdade ? Há pontos do vaso onde a câmera não consegue focar…

  • Rolando Sanches:

    Só a titulo de curiosidade: impressoras 3D não são de hoje. o RepRap é uma impressora 3D capaz de reproduzir quase todas as suas peças e ao mesmo tempo é capaz de “imprimir” coisas úteis. Hoje em dia existem até sistemas para “imprimir” uma casa. E esse será o futuro da construção civil: casas “imprimidas”.

  • Jonatas:

    Adoro tudo que for do ramo de hologramas e 3D. Esse é o futuro que já chegou. Nas cidade do futuro, os hologramas estarão tão populares quanto cartazes de ruas. As impressoras 3D serão comuns em vários ramos industriais e pessoais.

    • Guaraná Taí !:

      Tomara que o futuro chegue logo, pra você poder sair da casca do ovo, né Jonatas?

Deixe seu comentário!