Como funciona a “lavagem a seco”?

Por , em 5.05.2011

“Lavar” e “seco” não parecem palavras que combinam muito. De fato, a lavagem a seco não é exatamente “seca” (a menos que você considere água a única coisa “molhada”).

Na verdade, quando as roupas são lavadas a seco, elas são embebidas em um solvente químico (geralmente algum tipo de cloro, como tetracloroetileno) e giradas em uma máquina especial de limpeza a seco.

Após esse “banho químico”, que dura de 8 a 25 minutos, dependendo do quanto as roupas estão sujas, elas giram em torno em até 450 rotações por minuto para “limpar” esses fluidos.

Em seguida, a temperatura chega até 60 graus Celsius dentro das máquinas, em uma combinação de lavagem e secagem da roupa, na qual os últimos vestígios de solvente químico evaporam.

A lavagem a seco tem uma longa história (um pouco estranha). Os antigos romanos já realizavam uma espécie de lavagem a seco, para branquear suas togas (roupas) de lã. Através de um método semelhante, eles usavam como fluido de limpeza a seco a amônia.

E onde eles conseguiam amônia na antiguidade? A partir da urina de animais de fazenda e latrinas públicas. Não se preocupe, hoje em dia, você pode mandar suas roupas para serem lavadas a seco sem correr esse risco. [LifesLittleMysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Juliano:

    Pergunta: E estofados, como sofás e poltronas, como são lavados a seco?

  • geraldo:

    ainda bem que hoje as coisas mudaram.

  • FABIM:

    MAIS UM POST ULTRA FAIL

    • Alexandre:

      Fail? O.o
      Desculpa aí amigão… Mas eu realmente gostaria de saber se há algo de errado no post e, se sim, gostaria de saber o que é.
      Eu pessoalmente estava querendo saber como funciona a lavagem a seco e, se esta informação estiver correta, gostei muito do post.

      Obrigado.

  • Marte:

    O Asterix está certo: esses romanos são loucos.

  • Guilherme Euripedes:

    Hummm…agora eu entendi porque eu já havia lido que em roma era comum você encontrar latrinas nas calçadas pra você se aliviar…

    Interessante…Interessante…

  • samuel:

    gente que bobeiraaa! e so enfiaaa naaa aguaaa e boaaaa!

    • Juliano:

      ah sim, então lave um terno na água e sabão pra ver. Ou um sobre-tudo! Se inventaram esse tipo de lavagem é porque há ropuas qua não podem ser lavadas na água e sabão!!!

Deixe seu comentário!