Como o rosto humano é formado [vídeo]

Por , em 9.07.2012

O período entre o segundo e o terceiro mês de gestação é muito movimentado. Ao final da 8ª semana após a fecundação, o embrião humano atinge determinado patamar de evolução e passa a se chamar feto. Um dos marcos desta transição é a formação do rosto.

Já se sabia há um bom tempo como um rosto humano se forma durante a gravidez, mas a trajetória desse processo nunca havia sido observada com tanta precisão quanto você pode ver agora neste vídeo, divulgado pela rede britânica BBC.

Estas animações tridimensionais, baseadas em minuciosas ecografias do primeiro semestre de gestação, mostram o passo a passo da definição do formato e dos componentes de nossa face.

Tudo parte da “zona do bigode”

Os cientistas já preconizavam que haveria alguma área no rosto, durante o desenvolvimento embrionário, para servir de ponto de partida das cavidades faciais em formação. E o vídeo mostra claramente qual é esta área: fica situada entre o lábio superior e o nariz.

Observe as imagens. Em um primeiro momento, o rosto parece uma massa disforme com algumas elevações sem simetria. Aos poucos, a massa disforme se aglutina em três “grupos” mais bem definidos. O “grupo” inferior vai se tornar a boca, o do meio o nariz e o superior dará origem aos olhos e as orelhas.

Os três grupos se reúnem em torno de um ponto central, que virá a ser a área onde futuramente alguns homens resolvem deixar crescer cabelos e a chamam de bigode. Depois de reunidos neste local do rosto embrionário, cada um dos grupos se expande e gradativamente vai tomando seu formato correto.

Ao final do terceiro mês de gestação, a carinha do feto já é praticamente a mesma do bebê que vai nascer. O resultado desta dança embrionária pode ser visto em qualquer sessão de recém-nascidos da maternidade. Ou em pouco mais de trinta segundos desta fantástica animação em 3D. [Daily mail/Rotina Digital]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!