Como os 13 piores ditadores do mundo morreram

Por , em 29.12.2011

Alguns ditadores têm mortes sangrentas, mas muitos morrem de velhice ou doenças naturais. Confira aqui 13 famosos ditadores modernos e as causas de suas mortes:

  1. Joseph Stalin, Rússia (1878-1953): derrame;
  2. Benito Mussolini, Itália (1883-1945): executado por comunistas, teve seu corpo pendurado de cabeça para baixo para exibição pública e confirmação de sua morte;
  3. Adolf Hitler, Alemanha (1889-1945): suicídio;
  4. Francisco Franco, Espanha (1892-1975): declínio de saúde e mal de Parkinson;
  5. Mao Zedong, China (1893-1976): declínio de saúde e possível esclerose lateral amiotrófica (doença de Lou Gehrig);
  6. Francois “Papa Doc” Duvalier, Haiti (1907-1971): diabetes e doenças cardíacas;
  7. Kim Il-Sung, Coreia do Norte (1912-1994): ataque cardíaco;
  8. Augusto Pinochet, Chile (1915-2006): insuficiência cardíaca e edema pulmonar;
  9. Nicolae Ceausescu, Romênia (1918-1989): executado por um pelotão de fuzilamento;
  10. Idi Amin, Uganda (1925-2003): falência múltipla de órgãos;
  11. Saddam Hussein, Iraque (1937-2006): considerado culpado de crimes contra a humanidade, foi enforcado;
  12. Moammar Gaddhafi, Líbia (1942-2011): capturado, espancado e morto por rebeldes;
  13. Kim Jong-Il, Coreia do Norte (1941 ou 1942-2011): ataque cardíaco. [LiveScience]

116 comentários

  • Andre Alves:

    Engraçado é que todos sao da mesma época. A maldade é um virus.

  • Robert Cruz:

    Hitler ao chegar no inferno concedeu aposentadoria compulsória ao capeta.

  • Damarco Robson da Matta:

    Hitler pode não ter se suicidado, provavelmente morreu de velhice na Argentina. Interessante que este artigo é tão tendencioso, que elenca líderes comunistas como “ditadores”. Os presidentes americanos cometeram mais atrocidades que alguns dos supostos ditadores elencados.

    • Ezequiel Lustosa:

      hahaha
      Então só porque são comunistas não são ditadores?
      “Fazer atrocidades” não é o que define um ditador.

    • Ezequiel Lustosa:

      Ditador é aquele que preside uma ditadura.
      Os presidentes americanos eram chefes de estado de uma DEMOCRACIA. POR DEFINIÇÃO não são ditadore

  • Pedro Henrique123:

    Hitler ao chegar no inferno diz a Napoleao: Para que diabos fomos mecher com os Russos? kkk

  • weritek:

    ha e ainda dizem q o diabo nao existe.

  • Washington Teotônio:

    É um paradoxo o que vou expor aqui, mas vejamos, a morte leva para lugar nenhum; céu ou inferno, criação da imaginação dos terráqueos, canalhas de todos os tipos e ao invés da bosta do mundo ou bosta de países evoluírem para um perfeito equilíbrio; o melhor geral, nada ocorre de positivo neste sentido. Vejo que o saber certo de que não digo um dia, mas a qualquer momento se possa morrer, desenvolve a amplitude do egoísmo e ambição, e ninguém mais que saber do dia seguinte, só importando o agora, e o futuro que se dane, futuro como ele é hoje, resultado dos ilusórios governos e sociedades no decorrer da história da humanidade. A tendência sem retorno é a destruição da sociedade mundial como consequência natural e estagnada do uso apenas de 10% da capacidade de inteligência dos terráqueos. Portanto não existe evolução e sim e apenas uma regressão que levará a humanidade ao seu final inevitável. Os terráqueos não tem capacidade de evolução cósmica natural e a confundem com conhecimento em tecnologia. Um dia tudo não existirá e mesmo com a colonização de marte, nossa raça não será eterna e está com seus bilhões de anos a frente, contados.
    Desde problema não sofrem as raças super evoluídas que viajam a bilhões de anos antes pelo universo infinito visitando galáxias e outras raças também super evoluídas e em total harmonia. Sempre seremos os primitivos parasitas violentos e destrutivos que não amam o seu planeta natal, muito menos o seu semelhante. Mas estão todos convictos em sua milenar ignorância que tudo é para o eterno bem de todos que nunca existiu, existe ou existirá. Lamento para injeção de otimismo, pois não vejo pessimismo em nada, apenas também só sei que nada sei.

  • Mario:

    jairo martins, vc deve receber bolsa familia né?

  • silvanice aalexandre pereira:

    Assim morreram os maiores ditadores???
    qual é regime politico adotado no Brasil, entende-se que no Brasil cada poder tem seu regime politico alguns são ditador e cruel e outros liberal demais, ate hoje não sei qual regime adotado pelo meu pobre país,ainda comtinua ditadura militar polícias que matam execuata ,e não respeitam direitos humanos nem juizes, padres povo simples estudantes é um povo e uma sociedade com medo deles
    eles são os piores ditadores cruel perversos e metirosos e nemhum poder se manifesta para acabar de uma vez com essa policias que só traz sofrimento e dor aos cidadões honesto e trabalhador de meu paíse ,criar uma nova nação. sem esse terriveís ditadores.
    Att.Silvanice Alexandre Pereira

  • MegaObserver:

    Maior ditadura que no estado de SP? Vinte anos de um mesmo governo e dizem ser democracia? Observem:
    um homem (?) pega um carro, dirige por avenidas movimentadas da capital paulista, causa acidentes vários, atira a esmo para pessoas, diversos estragos em carros e ônibus, rouba carros, mais tiros, ameaça os motoristas em diversos pontos, dá mais tiros e em nenhum deles havia um policial militar, uma viatura, uma ronda, um guarda civil metropolitano?
    Ditadura das grandes!

    • CASTOR:

      GTA e muito acido … rs

  • claudemir da silva:

    o mais incrivel q esses ditadores morreram com idades bem avançadas no caso viveram muito apesar de algum serem executados

  • serafim:

    O que é isso afinal um festival de suposições,olha a responsabilidade, não esqueçam de Getulio Vargas, quem mata nem sempre é quem aperta o gatilho.
    Quem matou Getulio foi Carlos Lacerda com sua imprensa marrom.
    O nosso companheiro portugues o Fernando tem razão, onde estão as fontes, chega…de bla…bla…bla. ( que me perdoem uns poucos) é preciso citar fontes comprovadas…achismo é retrocesso….tem gente falando que os americanos não foram na Lua……gastaram bilhões de dolares…ou sera que a apolo 11 não decolou, nem a 12..13..14..16..17..todas aquelas pessas em Cabo Canaveral viram uma miragem..

  • Miguel:

    A única diferença entre o ditador “bonzinho” e o eleito cruel é que o segundo você pode substituir com o seu voto.

  • Gilberto M.:

    Acho muito compreensivo que muitas pessoas relacionem o termo “ditador” com alguém cruel. Afinal, exemplos não faltam. Mas (surpreendam-se) nem todos os ditadores foram ou são cruéis. O primeiro ditador da Roma antiga foi um patriota dedicado e sem interesses pessoais (antes de me xingarém, pesquisem sobre o tema e a origem do termo “ditador”). O papa é tecnicamente um ditador, e parece ser uma boa pessoa, com seguidores por todo o mundo. Nem todo ditador é cruel e nem todo lider eleito é bonzinho.

  • Miguel:

    Algumas características de um ditador:
    – impor a sua vontade e punir quem se opor á ela;
    – oprimir camadas da população que não estiverem contentes com suas políticas, sejam elas quais forem;
    – censurar todo tipo de mídia informativa que for considerada subversiva e nociva ao regime, inclusive com a queima de livros;
    – combater, prender, torturar e matar quem não concordar com o sistema, seja estrangeiro ou compatriota;
    – Propagar a discriminação e o ódio racial, religioso e a intolerância com determinados grupos estrangeiros.
    Esses são apenas alguns itens, agora se apesar de tudo isso Hitler não for considerado um ditador, eu realmente não sei quem é.

  • FERNANDO BARROS:

    A CHINA ESTÁ SE PREPARANDO PARA DITAR A ORDEM ECONÔMICA DO MUNDO, E ESTÁ SENDO AJUDADA POR EMPRESÁRIOS E GOVERNANTES CORRUPTOS COMO OS QUE TEMOS NO NOSSO PAÍS.

  • Renys Kenys:

    Hugo Chavez

  • matias:

    Foi pouco o periodo que o Brasil ficou nas maos dos militares somente quem nao viveu o horror as torturas podem falar tanta bobagem e ainda mais a violencia no Brasil mata mais que nas guerras

  • CASTOR:

    sobre hitler
    pelo que eu sei o bunker que ele estava foi bombardeado depois dele ter se matado

    mais tbm ja encontraram armas com os simbolos nazistas aqui no Brasil

    • Fernando Ramos – Portugal:

      O canal História (se não me engano) apresentou um programa em que identificaram o local onde o bunker está situado (debaixo de um complexo de edifícios e um jardim).
      Não me lembro agora se chegaram a entrar nele. Lembro-me de ter visto subterrâneos mas não me recordo se eram os do bunker, ou um outro bunker.

    • Lulu:

      Dizem algumas teorias que o Hitler não se matou no Bunker.
      Que ele e a esposa vieram para a Argentina, mostraram a suposta casa dele, que ainda hoje vive cercada de seguranças e fortemente armados,e que ele veio a morrer somente nos anos 60.

  • arcy:

    isso prova que nqo é em vidq que se paga os pecados.

    • CristianoR:

      ….O PREÇO DO PECADO É A MORTE!

  • Porque?:

    Só não entendo porquê comentários em que Deus é a criação ganham reverencia, enquanto alguns meio “céticos” são negligenciados.

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Não perccebi o que quer dizer com o que escreveu.
      Quer explicar melhor?

    • Gilberto M.:

      Desculpe, mas porque não consigo entender o que vc escreveu?

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Acha mesmo ou essa é mais uma frase feita?

      Por um lado, mais tarde ou mais cedo, todos teremos esse fim.
      No entanto que dizer dos traficantes de drogas, assaltantes, corruptos e outros que tal que vivem bem até ao fim dos seus dias.

      Por outro lado, que dizer das crianças que morrem sem nunca sequer saberem diferenciar o bem e o mal?

      Por tudo aquilo que tenho visto, as pessoas morrem não pelas suas más atitudes mas pelas suas más decisões. E a ganância é um dos caminhos para a morte.

      Mas essas pessoas de má índole que tenham a cabeça no lugar e que sejam sensatos, não morrerão por nenhum “castigo divino”. Morrerão sim por perderem o bom senso e de saberem quando devem, parar ou abrandar.

    • weritek:

      Deus e o criador,eu a criaçao,vc a criatura.

  • sd:

    Adolf Hitler, Alemanha (1889-1945): suicídio;

    não foi um ditador, mas sim o politico de extremo nacionalismo

    😉

  • asdf:

    Existem estudos seríssimos e muito coerentes que Hitler teria vindo para a América do Sul, provavelmente Argentina. Nazistas refugiaram-se no Brasil, assim como Menguelle. Imagine-se assistindo um bem montado espetáculo de mágicas. Ou seja, todos puderam ver com certeza um cadáver. Hitler tinha pelo menos um dublê e sósia. Não é preciso dimensionar o horror que foi o nazismo, toda a guerra… Então, um pouco a mais de sujeira, um pouco a menos… não é de se espantar.

  • Jorginho:

    Que eu saiba, não encontraram os restos mortais de Hitler.
    Muitos Nazistas se arrumaram para América do Sul.
    Veja esse vídeo polêmico:
    http://www.youtube.com/watch?v=FakQGfW33VA

  • AgoraQueSouRica:

    Eu ouvi dizer que Hitler tinha fugido p Brasil e nunca mais encontraram ele …

    • Arthur Schz:

      Na verdade foi pra Argentina… e eu não duvido disso…

  • asdf:

    os q morreram 1º com 55 anos Hitler e Papa Doc. A grande maioria passou dos 70 anos. Moral da história: curtiram até com a grana do povo todo. Morrer todos vamos, um dia.

    • Ericsson:

      Que que tu tá falando…. eles foram a nata da crueldade no mundo.. não tem isso de grana não… eles promoveram em muitos casos, a mais pura carnificina e genocídios da história!

  • Mr. FIRESTONE:

    O Sr. George Walker Jr. Bush, nao foge a regra quanto a mim, ele nao e uma flor que se cheira por causa de sua ganancia ao lucro facil. Recuemos o tempo atras, okey, estamos entre 20 a 23 de Marco de 2003, Bush em companhia de sua forca do mal, FBI, CIA, INTERPOL, Pentagono e a NATO tracam planos para invadir um pais soberano e independente, acusando o Iraque de possuir armas de destruicao macissa(armas biologicas) e o mundo pergunta onde se encontravam as mesmas armas? Nao ha evidencia, se nao o petroleo! Quantos milhares de habitantes Bush desabrigou? Quantos morreram?
    Esta nacao tao poderosa como alguns andam ai dizendo, um dia vai por cair por terra.

    • Luis:

      Na verdade os EUA nao vai cair, mas ja está caindo. basta olhar a recessao economica que o pais vem enfrentando. Uma naçao nao pode (e nao deve) achar que pode dizer o que as demais devem ou nao fazer. Os investimentos em armas bélicas contribuição para sua derrocada

  • Clara Telis:

    Tem gente dizendo que Hitler não se suicidou…na verdade fui eu quem o matou . ¬¬

    • Keila R:

      Foi o Chuck Norris!!!

    • CAGADO:

      vc nem existia, quer falar o que

  • Janilson Sales:

    Legal essa matéria. Se possível vejam pra gente os ditadores vivos, certo? Obrigado pelas informações.

    E sobre a morte de Hitler, acredito sim que ele se viu encurralado pelo cerco e veio a suicidar-se. Mas o que importa e que ele está morto ele vivo era problema pra muitas pessoas de bem.

    • eraxmo:

      Sim. Era justamente isso que eu ia pedir.
      Um colega meu perguntou quantos ditadore existem no mundo hoje, e eu não soube responder.
      Felismente os ditadores estão em extinção e é bom assistir a redução do seu número.

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Sales, Hitler morto continua a ser a fonte de isnpiração de muitos movimentos Neo-Nazis. É uma ideologia que tem como seu representante e inspirador Adolf Hitler.

      Quanto a ditadores vivos.
      Pesquise sobre Africa, Améica Latina, Médio Oriente e países asiáticos. Tem muito por onde escolher.

  • magoado:

    ah ..faltou nabucodonosor…!!!

  • Maluco:

    Adolf Hitler, Alemanha (1889-1945): suicídio (isso nao e verdade)

  • Ignorante:

    HITLER: nao existem provas de que ele se matou!

  • Ignorante:

    3. Adolf Hitler, Alemanha (1889-1945): suicídio.

    nao existem evidencias de que hitler morreu na guerra. os corpos dele e da familia dele que supostamente se mataram nunca foram encontrados.

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Existe, oficialmente (seja lá o que isso significar) foram encontrados os restos mortais carbonizados de Eva Braun e Adolf Hitler.
      Há o testemunho de quem o viu momentos depois do suicídio e de quem queimou os corpos.

    • Arthur Schz:

      Fontes?

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Caro amigo, as fontes são os livros de história, estudos sobre a 2ª GM, Enciclopédias, colectâneas sobre a 2ª GM, etc.,
      Mas eu disse “oficialmente”.
      Como em muitos outros temas controversos, uns apoiam um facto e outros apresentam os contra factos.

      O senhor por acaso tem fontes (credíveis) que possam comprovar que Adolf Hitler sobreviveu à guerra e conseguiu fugir?

    • CAGADO:

      de acordo com uma pesquisa e que apareceu na série do nat geo, dizem que os russos pegaram o cadaver de hitler e moeram em pedaçinhos para não ter admiradores do seu corpo, isso esclarece talvez por que nunca acharam o corpo dele

  • Máximo R. de Souza:

    Parabens pelo teu trabalho Stephanie; Vece tem prestado um grande serviço a comunidade virtual, levando informação, e cultura às pessoas que desconhecem os fatos da Historia Universal. Os Ditadores, são (ou eram) pessoas desprovidas de senso humanitario, e de um total desprezo pelo seu semelhante. São (ou eram) pessoas egoistas, e egocentricas. Ditadores, São pessoas oportunistas, que se aproveitam da boa fé dos cidadãos humildes de seus paises; para adquirir riquezas materiais! Mas por incrivel que pareça, algumas pessoas, ainda idolatram algums destes Ditadores; mesmo depois de mortos; Ja dizia Ulisses Guimarães, “Que o povo tem os politicos que merecem!” Sera que o povo tem também os Ditadores que merecem?

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Sem dúvida que sim.
      Apaesar de tudo um ditador só está no poder enquanto o povo deixa.
      Há até ditadores que são/foram eleitos pelo povo…

  • JANE JACK:

    Infelizmente não temos como escapar da morte, o que nos resta é aproveitar a vida como se fosse o ultimo dia de nossa vida, praticando o bem e simplismente com muita paz, amor e muita felicidade!

    • Alex Keher:

      Infelizmente Jane? Nos casos citados eu diria que a morte foi uma benção sempre tardia para a humanidade. Ainda bem que não puderam escapar da morte e pena que demorou. Só é triste observar que muitos deles morreram naturalmente e não como consequencia de seus atos.

  • Jonei Bauer:

    E Bin Laden? Mesmonão sendo um ditador, fica a dúvida de uma morte tão vaga e incerta! Desde quando americano não exibe sua caça como troféu?

    • ANILSON TADEU MARTINS:

      É eu também não acredito muito não ! Onde já se viu eliminar BIN LADEM e dar fim no corpo ? Seria o mesmo que conquistar algo e não mostrar o troféu !

  • ANILSON TADEU MARTINS:

    Aqui no nosso caso não seriam ditadores, mas sim gente sem vergonha na cara que ilude o povo>>>>2012 vem ai e desejo uma quantidade destes senhores (E porque não senhoras também) Tenham seus males e vão para o inferno !

  • waldir:

    esqueceram do ditador do Brasil que morreu sufocado com o dinheiro que roubou do povo.

    • Keila R:

      Qual deles?

  • Alter ego: Ditadores “amados”:

    Discordando da afirmação do Hugo.
    Em quase todos os regimes totalitários, a população idolatra e ama o ditador, já que uma característica marcante destes regimes é o controle das massas através da mídia estatal.

    Uma exemplo recente seria os vídeos de muitas pessoas na Coréia do Norte chorando por causa da morte de Kim Jong-Il, nem é preciso dizer que são todos armados.

    • jairo martins:

      veja bem , chamar os anti americanos de ditadores é coisa que a mídia paga nos prega , as vezes os ditos ditadores ou qualquer outro sinônimo; são melhores que qualquer vendedor do patrimônio publico como tivemos a pouco tempo por estas bandas;e se dizem democratas e cristãos. cada pais sabe o que tem, e o pior tem uma frase que diz: povo unido jamais sera vencido, então deixem o povo de cada nação falar o que acham dos seus lideres. e não achem que os ricos ou a classe média podem falar pelo povo em geral, o voto é a arma do povo diz a mídia dos….

    • Hugo:

      Reforço o que Jairo disse aqui em cima e faço uma pergunta:

      Você está falando mal da lavagem cerebral da “mídia estatal”. Qual sua fonte pra escrever tudo isso aí que você escreveu, se não a própria mídia?

      Eu estive lá, morei 1 ano e meio na China. Mao fez muito estrago sim, mas tudo pensando no bem coletivo, sem ligar muito pra direitos humanos. E eu concordo com isso: aqui gastamos 5x mais com um preso que matou 10 pessoas do que com um estudante querendo subir na vida, tudo porque os marginais “também são humanos”. Não é à toa que em uns 5-10 anos estaremos aprendendo mandarim no ensino médio…

    • asdf:

      Todos os seus argumentos eu refuto, mas irei tecer alguns.
      Logicamente a ‘bandeira’ de qualquer ditador é o bem comum. Seja nazista, maoista, saxofonista.
      Gastamos mais com um detento não pela razão de um tratamento “humano”, mas por muitos outros motivos não citados.
      Mandarim não é ao menos uma língua comercial. Português já é um sacrilégio gramatical, Mandarim então demoraríamos uma década ao menos para começar a implorar misericórdia em chinês.

    • Hugo:

      Acho que vivemos em lugares completamente diferentes. Minha esposa (chinesa) é cotadíssima aqui pra dar aulas de mandarim e eu sou engenheiro e várias indústrias aqui (mais recentemente a montadora de carros chinesa JAC) me procuram apenas pelo meu mandarim intermediário.

  • junior:

    Tem o LULA,esse vai durar muito ainda…que pena

    • barreto:

      normalmente uma ditadura secaracteriza entre outras coisas por:
      partido unico ou um rolo compressor que aprova todos os mandos do governante.
      controle da midia atraves de censura ou dos meios economicos necessarios para a sua subsistencia.
      defensores apaixonados ou muito bem pagos.
      pouca tranparencia em tudo o que faz e maquiagem de indicadores,sempre para melhor.
      pelo exposto acima creio que voce não mora em sao paulo e nem conhece o gov.alckimim e sua trupe.

    • jairo martins:

      o lula será, e é o maior presidente que este país já teve; gostem ou não os ditos inteligentes e estudados. um semi …….. entende mais e é o cara o cara mesmo….se mordam…

  • yuji:

    Não vamos esquecer dos Bush , pai e filho , é só lembrar do Iraqui , todos os 13 ditadores mataram ,governaram seus povos a força e seus opositores foram calados , torturados ,censurados e mortos para que seus regimes totalitários funcionassem como conhecemos hoje , tem muitas coisas que nem nos chegam a ser revelados por conter extrema violência inimagináveis , uma coisa e certa , a morte e a única coisa que temos certeza nesta vida , como cada um vai se acabar ninguém sabe a não ser Deus e Diabo.

    • Hugo:

      Bush era imperialista, não ditador.

      Não gosto de americano, mas uma coisa que respeito neles é o patriotismo e o respeito a si mesmo. Eles nunca permitiriam serem governados por um ditador…

    • Luks:

      O diabo não sabe de nada meu amigo, quando ele comete algo é somente com a permissão de Deus.

    • yuji:

      caro espectador você não entendeu o propósito do texto DITADORES , quando falo de Deus e Diabo é pra dizer que nós seres mortais não sabemos o dia que cada um vai se acabar usei como uma comparação , um dia todos morrem somente entidades superiores sabem do destino de cada um , aliás o Diabo sabe muito mais do que você imagina até o que você pensa só não faz as coisas sem permissão de Deus .

  • Leonardo:

    Estranho não terem incluído Pol Pot nessa lista.

  • Reynaldo Andrade:

    E o ditador do Brasil, morreu de tanto rir.

    • Rafael:

      Reynaldo, é terrível a realidade, pois o tal do King Jong-IL é um contraste extremista sobre o fenômeno de comoção da massa norte-coreana, assemelhando-se de grande parte da massa brasileira pelo nosso “ditador” vivo, que dita as regras do jogo político nesse ano de 2011 ainda que afastado da cadeira.

      Pessoal, precisamos ficar atentos a tal entorpecimento!

  • Fabio:

    Faltou Roberto Marinho O ditador que nunca foi chefe de estado.

    • M Miller:

      Massa! Boa lembrança

  • ira:

    O pior mal ou doença eles tinham.
    Parecia ou eram isentos de HUMILDADE,O predicado maior do espírito humano,quando isso falta é a derrocada.
    A egolatria,a arrogancia,a prepotencia é o antônimo da grande virtude chamada de humildade.
    Analizando a fundo de consciência,eram mentes e cérebros doentes.

    DEIXARAM SAUDADE ???
    Possivelmente para alguns.

  • Ronaldo Miotti:

    A morte de ditadores é Ciência?

  • João:

    Ditadores é que não falta nos governos mundial, países disfarçados de democracia.

  • marcio:

    nas sociedades ditas democráticas em que políticos “matam” por omissão, desvio, negligência, má-fé, e corrupção deveriam ter o mesmo final.

  • Claudio – Curto e Grosso:

    Nesse rol de ditadores, os Presidentes Norte Americanos seriam oque, libertários?

    • M Miller:

      Vc está certo Claudio! Roosevelt e Truman jogaram duro com nosso pais. George Bush – um dos CEO do uísque J. Walker… e Obama primo de Bush filho. A Historia fede.

  • Gustavo Augusto R. Abreu:

    Falta só o Bush nesta lista.

    • Alberto Barbosa da Silva:

      O critério de avaliação de quem é o pior ou melhor, é muito relativo, alguns presidentes norte americano disfarçado de democrata tiveram atitudes piores do que muitos ditadores no decorrer da História. Por que o Bush pai e filho não está nessa lista?

    • Só pra contraiar:

      Alberto Barbosa da Silva ,relatividade é so uma desculpa para deixar de fora desa lista outros que deviam estar e não estão!

    • joao:

      Bush, tanto o pai, quanto o filho (não sei sobre qual você está falando), foram eleitos democraticamente, cumpriram seus mandatos e saíram do poder. Além disso, tomaram suas decisões sem passar por cima do Congresso ou mudar a constituição vigente em seu país. Jamais integrarão essa lista, pois não foram ditadores.

    • M Miller:

      Tem certeza João? Como a gente conceituaria presidentes que mandam jogar fósforo branco em cima de duas creches? Que manda bombardear hospitais e templos religiosos? Crianças estraçalhadas serviriam de coroa de louros para eles! quantas mães perderam seus filhos nessas guerras estúpidas que só são criadas para ‘criar’ dinheiro e retirar o que os outros países tem? Você acha que a 4a frota está em águas Brasileiras para que? Que diabos faz uma base americana dentro da Amazônia Legal, onde nenhum – Nenhum! Brasileiro pode passar a 300 metros?…

    • Lulu:

      Na verdade falta Sir Fidel Castro

    • asdf:

      Excepcionalmente ainda não será possível atendê-la pois afrontosamente Fidel está vivo e até o momento também não foi contemplado com o título de ‘sir’ pela rainha da Inglaterra, onde uma grande maioria acredita ser mais fácil este ‘receber’ algum míssel balístico britânico!

    • Gilberto M.:

      Oi Lulu. Vc é brilhante em seus comentários (lembro bem do seu “zumbi judeu”), mas dessa vez vc saiu dos trilhos. A reportagem só listou os ditadores “totalmente” mortos. Ok?

    • CristianoR:

      Lulu, eu te amo……você é maravilhosa…..bjs

    • Eduardo Amaral:

      Meu caro, o Bush nunca foi ditador, foi eleito democraticamente na maior democracia do planeta.

    • M Miller:

      EUA – Democrático????? Só se for para eles! Aposto que o Hawaii, Vietnã, Hiroshima, Nagasaki, Iraque, Afeganistão…. e centenas de outros países não pensam assim! Inclusive eu não penso assim, quando sei que a 4a frota da marinha americana está em nossas águas rondando o PRESAL, enquanto uma empresa americana CHEVRON joa toneladas de lixo tóxico/radioativo em nossa selva Amazônica!
      Esse negócio de outro pais se achar a última azeitona da empada, para entrar na casa dos outros e tirar onda de salvador da pátria – aí tem! tem interesse de petróleo, de água potável, de mineração, de plantas… Abre os olhos Brasileiros!

  • Bruno Ramos Godinho:

    Acho que não tinha por que dizer “piores” no titulo. Bastava dizer que era uma lista de causas de morte de ditadores.
    Pra começar, porque ditadores já estiveram pelo mundo antes do século 20 (todos os dessa lista morreram no século 20 ou 21). Então existe alguns piores que esses aí de tempos antigos.

    E alem disso, seria muito complicado dizer que tal ditador é pior que o outro. Kadafi por exemplo, esta na lista, era um ditador e fez coisas crueis como qualquer outro, mas tudo que ele fez pela Libia ao longo das decadas (e foi muito, ele não foi um lider incompetente) deveria isenta-lo de estar entre os piores.

  • Hugo:

    Só queria saber o critério adotado para definir essas pessoas como os “13 piores ditadores do mundo”.

    Mao é idolatrado na China até hoje, Kim Jong era o líder mais respeitado e adorado pelo seu povo no mundo. Se o próprio povo deles mesmos o aceitavam e gostavam, quem somos nós (aqui, alienados, do outro lado do mundo) pra dizer que eles eram cruéis?

    • Chuck Norris®:

      Eles dizem que adoravam. Quem ousaria dizer o contrário?

    • eset:

      Acontece que as pessoas que moram em países de ditadura sofrem uma intensa lavagem cerebral, muito maior do que a Globo faz por aqui.

    • Hugo:

      Acho mais fácil dizer que nós aqui que sofremos uma lavagem cerebral dos EUA e todo o mundo capitalista para imaginarmos tudo que é diferente como atrasado e desumano.

      Como viajo muito a trabalho, já conheci cerca de 30 países e destes, os que mais me surpreendem são exatamento os tidos como vilões, atrasados, superpovoados pelo mundo ocidental: China, Índia, muitos do Oriente Médio.

      Me surpreendi porque o que imaginamos aqui do nosso mundinho é muito diferente da realidade

    • Eu:

      O Maozinho por exemplo matou milhões e milhões de pessoas. Se isso não é ser cruel…

    • Eu:

      Outros também o fizeram claro, mas esse é recordista…

    • Maicon:

      Concordo totalmente! “Lavagem cerebral” é o que a mídia faz com a gente. E que liberdade de expressão é essa que não muda bosta nenhuma? Você pode continuar criticando o Maluf, mas ele continua no poder, e sua opinião não mudará absolutamente nada.

    • Eduardo Amaral:

      Quanta ignorãncia num comentário pífio desses.

    • asdf:

      Critérios: Direitos humanos, liberdade de expressão, execuções sumárias, coações, opressão, encarceramento, crueldade, censura… enfim, essas ‘bobagenzinhas’ de “alienados do outro lado do mundo”!

      ‘idolatria’, ‘respeito’, ‘amor’… Na verdade significa: lavagem cerebral, medo, controle de mídia e massas, manipulação.

      Os que se opõe ao regime são massacrados, torturados, ameaçados, silenciados impiedosamente. Você teria coragem de gritar “LIBERDADE!” em plena Praça da Paz Celestial (em bom mandarim…)? Ou a sua coragem se limita a ‘elogiar’ uma ‘opção de vida’??

  • Bruno:

    Alguns ditadores eram doentes mentais.

    • M Miller:

      E alguns doentes mentais foram Psicanalistas!
      Credo.

    • CristianoR:

      doente mental é quem se deixa “dominar”, se o povo fosse unido, não haveria “ditadores”…portanto, o povo não sabe a força que tem, ou se sabe, é acomodado!….

    • Guilherme Euripedes:

      Você fala com tanta propriedade que parece ironia.

      Você não tem a menor noção do que é viver em um país humilhado pelo mundo inteiro, vivendo numa miséria e sem grandes expectativas de vida e surgir um líder político que prova ser capaz de mudar o rumo do país pedindo apenas que o sigam acima de tudo.

      Eu também não tenho, mas tenho certeza que se tivesse nascido na Alemanha de Hitler eu teria dado minha vida pelo meu “Ditador”.

      Cada Caso é um Caso.

  • Arthur Schz:

    Adolf Hitler se suicido será mesmo? A SS escondeu tantas coisas naquela guerra. Na verdade Segundo a publicação de Gerrard Williams e Simon Dunstan, Hitler teria morrido aos 73 anos, em 1962, no país sul-americano. Ele ainda teria tido duas filhas com Eva.Williams, historiador e jornalista especializado na Segunda Guerra Mundial, declarou à emissora Sky News não ter tido a intenção de reescrever a história, mas que “a evidência sobre a fuga de Adolf Hitler foi tão contundente que não pode ser ignorada”.
    O livro ainda indica que os serviços de inteligência americanos teriam sido “cúmplices” da fuga do líder em troca de acesso à tecnologia de guerra que foi desenvolvida pelos nazistas neste período.
    A versão oficial dos fatos aponta que o líder alemão suicidou-se com um tiro e Eva tomou uma dose de cianureto em 30 de abril de 1945 no bunker nazista, enquanto Berlim era invadida pelo Exército soviético.

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Quem sou eu para contrariar um especialista mas analisando um pouco os factos à época:
      Berlim estava cercada por tropas soviéticas e americanas pelo que era difícil sair sem ser detectado.
      Berlim estava sob constantes bombardeamentos o que poderia tornar a fuga muito perigosa.

      Claro que por outro lado, os americanos podiam parar momentaneamente o bombardeamento a fim de evacuar Hitler. Ainda assim acho muito difícil.
      Não digo com isto que ele se tenha suicidado.

    • Eduardo Amaral:

      Hahahahahahaha. Incrível.

    • M Miller:

      Porque Hitler cometeria suicídio, se o ‘braço direito’ dele veio viver aqui, no RS? Ora, se o ‘empregado’ sobrevive, o ‘chefe’ é que vai morrer?

  • Capitão Caverna:

    O ser humano sempre buscou poder, e sempre vai buscar.

    • CristianoR:

      “Homem procura dominar homem em prejuízo próprio!”…

Deixe seu comentário!