Ícone do site HypeScience

Como as princesas da Disney se pareceriam se tivessem cinturas realistas

Os clássicos da Disney são contos mágicos e formativos para os jovens.No entanto, não há dúvida de que essas histórias podem, por vezes, promover imagens de gênero desatualizadas ou mesmo insalubres, especialmente para as mulheres.

A ilustradora Loryn Brantz decidiu desafiar os tipos de corpo não saudáveis promovidos por princesas da Disney, dando-lhes cinturas mais de acordo com a realidade.

“As crianças podem não perceber como essas imagens as afetam, mas elas definitivamente as afetam”, disse Brantz. “Os meios de comunicação têm a oportunidade de mudar a forma como as mulheres são vistas e devem começar a assumir essa responsabilidade. Levou apenas um par de toques para tornar as cinturas dessas princesas menos extremas, e elas ainda estavam lindas e mágicas”.

Não são só as princesas da Disney que causam imagens irrealistas do corpo humano, aliás. O constante Photoshop usado para deixar celebridades com aparência inalcançáveis também prejudica a autoestima das mulheres.

Por fim, um dos maiores exemplos de beleza impossível é a Barbie. A cintura da boneca é 39% menor do que a média das pessoas anoréxicas. Se ela fosse real, a gordura do seu corpo seria 17% menor do que a necessária para a menstruação.

Pesquisadores criaram um modelo de uma adulta com as proporções da Barbie no computador e descobriram que as costas dessa pessoa não suportariam o peso de seu corpo. Além disso, ela poderia ter apenas metade de um fígado normal e apenas alguns centímetros de intestino. Assim, logo morreria de desnutrição. Ou seja: é impossível se parecer com a Barbie. Quase todas as meninas tentam, no entanto.

Outro estudo da Universidade Pepperdine (EUA) descobriu que crianças de 3 anos já querem ser magras. Essa constatação é preocupante, uma vez que a pressão para ser magra tem sido associada a um maior risco de transtornos alimentares e depressão.

Além disso, uma visão negativa de pessoas obesas não é boa. Provocações relacionadas com o peso têm sido associadas a uma variedade de resultados negativos.

Os pesquisadores citam que crianças, mesmo pré-escolares, estão expostas a inúmeros comerciais e mensagens a respeito de perda de peso, produtos de dieta e produtos de beleza. Essas imagens, juntamente com a campanha antiobesidade, promovem a mensagem de que a gordura é ruim.

Para mantê-las saudáveis por dentro e por fora, um dos conselhos dos cientistas é limitar a exposição das crianças às fontes de mídia que enfatizam modelos muito magras ou que colocam um valor alto na beleza física. Isso, infelizmente, inclui até histórias feitas exclusivamente para o público infantil.

Veja como seriam algumas das princesas com uma aparência saudável e realista: [BoredPanda]

Ariel

Pocahontas

Elsa

Bela

Jasmine

Aurora

Sair da versão mobile