Ícone do site HypeScience

Computador é capaz de “ver” sonhos

Mesmo décadas de pesquisas e inúmeras teorias não puderam responder por que, exatamente, sonhamos. Para ajudar nessa empreitada, um grupo de pesquisadores ensinou um computador a “ver” sonhos com base na atividade neuronal de uma pessoa.

Usando um aparelho de ressonância magnética, a equipe analisou o cérebro de três voluntários enquanto dormiam. De tempo em tempo, eles eram acordados e tinham que descrever seu sonho.

Em seguida, os dois conjuntos de informação (atividade cerebral e descrição) foram unidos, para que um computador pudesse criar imagens a partir dos padrões de ativação dos neurônios da pessoa.

Além de permitir a “leitura” de sonhos, o estudo mostrou que as mesmas regiões do cérebro são ativadas quando uma pessoa vê determinado objeto ou sonha com ele.

A equipe também conseguiu encontrar padrões para tipos de imagem distintos, como cenários ou pessoas. “Há uma similaridade entre assuntos (…) Nós conseguimos pegar conteúdos básicos de sonhos e construir um modelo a partir deles, que pode se aplicar a outras pessoas”, destaca a neurologista Masako Tamaki, da Brown University (EUA).[LiveScience, Science]

Sair da versão mobile