Primeiros passos para o computador quântico

Por , em 28.04.2011

Cientistas australianos e japoneses se uniram para tentar usar o paradoxo do Gato de Schrödinger numa tentativa de transmitir informação. O time afirma que conseguiu transferir um conjunto de informações quânticas rapidamente preservando sua integridade. A informação em questão, em forma de luz, foi manipulada de maneira que estava em dois estados ao mesmo tempo, foi destruída em um ponto para ser recriada em outro. O avanço significa um novo caminho para a criação de computadores quânticos seguros.

Os pesquisadores estudaram “pacotes” de luz que estavam em um estado de superposição quântica, o que significa que eles existiam em duas fases diferentes simultaneamente. Este fenômeno é descrito pelo experimento de mecânica quântica pensado pelo físico austríaco Erwin Schrodinger, em que um gato estaria simultaneamente morto e vivo, dependendo do estado de uma partícula subatômica.

Os cientistas australianos e japoneses conseguiram transferir informação quântica de um lugar para outro sem movê-la fisicamente. Ela sumiu de um lugar e apareceu, “viva” e sem mudanças, de outro. A novidade é que, em outros experimentos, alguns dados foram perdidos ou o processo aconteceu lentamente. Eles utilizaram técnicas de manipulação quântica, incluindo compressão, subtração de fótons, entrelaçamento e detecção homódina.

De acordo com a professora Elanor Huntington, da University of New South Wales, Austrália, que participou do estudo, os resultados são um passo para a transmissão de informação em alta velocidade e definição. “Se nós conseguirmos fazer isso, então podemos fazer qualquer tipo de comunicação necessária na tecnologia quântica”, disse ela.

Diferente dos computadores normais que usam 1 e 0, os computadores quânticos processam informações pelos chamados qubits, ou bit quântico, que pode representar o 0 e o 1 simultaneamente. Essa sobreposição faz com que o computador consiga realizar multitarefas rapidamente em sua própria máquina ou em rede.
O pesquisador Philippe Grangier do Institut d’Optique, da França, diz que o experiment foi incrível. “Ele mostra que a manipulação controlada de objetos quânticos progrediu e alcançou objetivos que pareciam impossíveis há alguns anos”. [PopSci]

• FABIM:

QUANDO SAIR UM DESSES , TALVEZ EU JA TENHA GRANA P COMPRAR UM PENTIUM 4 …KKKKKK

Certeza que esse websurfer é um cientista bonzão que está trazendo vários avanços à humanidade…

• Shuu:

Ótima noticia, espero possuir um computador quântico enquanto vivo.

Estamos mais perto da construção de um computador quântico…

No artigo diz que o bit quântico pode ser representado como 0 e 1 ao mesmo tempo… eu vi há um tempo que na verdade, o tal bit não se comportaria apenas como 0 e 1, mas sim como 0,1,2,3,4… ao mesmo tempo… tendo um aumento de processamento tão extremo que o computador quântico consegueria efetuar pesquisas e consolidar dados que demoraria anos, em apenas alguns segundos…

• Aldair:

Quando pronto para utilização global, será sim, um grande avanço para toda a humanidade!

Esse é um autêntico acontecimento histórico.

“Diferente dos computadores normais que usam 1 e 0, os computadores quânticos processam informações pelos chamados qubits, ou bit quântico, que pode representar o 0 e o 1 simultaneamente.”

Confesso que mesmo tendo 4.0 anos ,não esperava ler isso um dia.
    No mínimo uma revolução na informática. Pesquisas serão feitas num piscar de olhos. Avanços na área de medicina,química,física…é indispensável para o bem da humanidade.

• websurffer:

Eh graças a indivíduos como a do comentário abaixo que a humanidade evolui ao “passo” de uma lesma. Enquanto que ele só pensa em consumir e, não dá importância que a ciência merece, deixa de contribuir.

Geralmente, pessoas como essa geram filhos para o consumo. Assim, a humanidade desacelera o desenvolvimento de curas de doenças, meios mais eficientes de comunicação, energias limpas, produção de alimentos com menor impacto ao meio ambiente, transportes eficientes e econômicos, etc.

Informação de mais pra minha cabeça. Criem o super pc ai que eu compro um, não preciso saber como que transmite as informações não.