Ícone do site HypeScience

Conheça Kevin Richardson, o amigo dos leões

Chamar o sul-africano Kevin Richardson de “domador de feras” seria uma incoerência: ele se tornou conhecido justamente por ser “amigo” de leões, guepardos e outros grandes felinos, não por dominá-los com agressão ou por lhes ensinar truques, como se faria num circo com animais.

Nascido em Joanesburgo (África do Sul) em 1971, desde pequeno Richardson mostrou interesse por lidar com animais: aos 3 anos, criava grilos debaixo da cama e tinha um sapo de estimação, chamado Paddajie. Como também gostava de pássaros, ganhou o apelido de “O Homem Pássaro de Orange Grove” (cidade para onde a família se mudou).

Iniciou um curso de Zoologia, mas não chegou a concluir (entre outras razões, por causa do foco em animais marinhos ao invés de mamíferos). Richardson passou por outras áreas (como Medicina e Fisioterapia) e acabou se envolvendo profissionalmente com o cuidado com animais (por muitos anos, ele achou que isso seria apenas um hobby).

“Como um behaviorista [que estuda o comportamento] de animais autodidata, Kevin já quebrou todas as regras de segurança conhecidas por humanos quando trabalha com esses animais selvagens”, lê-se em seu site Lion Whisperer (uma referência à sua capacidade de acalmar leões falando com eles de modo suave). Ele também contraria a ideia de que animais da mesma espécie não têm “personalidade”: de modo similar a o que ocorre com humanos, indivíduos têm suas preferências e hábitos. Ao descobrir essas peculiaridades, Richardson consegue lidar com animais sem recorrer a intimidação.[Lion Whisperer]

Sair da versão mobile