Criança que chora quando urina intriga cientistas

Por , em 14.02.2012

Um caso médico estranho está intrigando cientistas. Uma menina na Inglaterra parece perfeitamente saudável, exceto por uma coisa: seus olhos se enchem de lágrimas toda vez que ela faz xixi.

A garota, de 3 anos de idade, foi encaminhada aos médicos em novembro de 2009, porque “molhava os olhos toda vez que urinava”, segundo o relatório. Quando isso acontecia, seu queixo caia e sua expressão ficava vaga, embora ela permanecesse consciente e não tivesse nenhuma dor.

O problema começou quando a menina tinha apenas semanas de idade. Um ultrassom de seus rins não revelou nada de anormal, e ela não tinha sinais de qualquer problema médico.

Os médicos pesquisaram outros casos, e encontraram apenas um outro relatório formal de um caso semelhante, de 1932, de um jovem que era estudante de medicina e relatou um “fluxo abundante de lágrimas durante a defecação e micção”.

O homem manteve o controle de seus sintomas por 94 dias, de acordo com esse relatório, e o problema foi corrigido por uma dose de atropina, uma droga que reduz a atividade de certos nervos, e também pode ser usada para dilatar as pupilas dos olhos.

Os médicos chegaram a conclusão que pode existir uma condição rara em que os olhos produzem lágrimas quando uma pessoa urina. E mais: os cientistas sugerem que a situação não seja tão rara assim. Como não provoca dor, é mais uma inconveniência do que qualquer outra coisa, e pode ser que mais pessoas tenham, mas não procurem ajuda médica para lidar com o “problema”.

Essa conclusão veio de mais pesquisas. Procurando mais informações, os médicos da menina inglesa encontraram mais casos.
Uma busca em grupos de discussão online revelou que 35 pessoas disseram ter o problema da produção de lágrimas durante a micção indolor. Pouco mais da metade era do sexo feminino, e três ainda afirmaram terem um parente próximo com sintomas semelhantes.

Nenhuma das pessoas tinha procurado um médico, dizendo que as lágrimas, enquanto inconvenientes e talvez constrangedoras, não eram um problema clínico significativo.

Agora, depois de tanta pesquisa, os cientistas parecem ter concluído que a causa da condição pode estar no cérebro ou nos nervos faciais.

Tanto a produção de lágrimas quanto a passagem de urina são informações controladas por uma região do cérebro chamada ponte.

Em sua busca por uma explicação, os pesquisadores analisaram o que acontece quando alguém chora “lágrimas de crocodilo”.
Embora hoje essa expressão seja usada para exemplificar um choro fingido ou falso, a descrição original da síndrome de lágrima de crocodilo era baseada em pessoas que choravam ao comer ou beber, devido a uma lesão facial ou uma condição chamada paralisia de Bell.

Nesses casos, os nervos que “crescem” novamente após uma lesão ou doença podem erroneamente se direcionar para a glândula lacrimal, que produz lágrimas. Há também casos de síndrome de lágrima de crocodilo ocorrendo desde o nascimento, e nestes casos pode ser devido aos nervos se cruzando durante o desenvolvimento embrionário.

Se tal conexão nervosa anormal pode fazer com que uma pessoa produza lágrimas ao comer ou beber, um processo semelhante poderia fazer uma pessoa produzir lágrimas quando urina.

No entanto, isso ainda não explica a expressão vaga da menina, ou seu queixo caído. Por enquanto, esses sintomas permanecem um mistério.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

24 comentários

  • Cleyson Goveia:

    Cai de uma árvore e quase morri, tinha 4 pra 5 anos dps disso quando urino sempre sai lágrimas do meus olhos.

    • Rafael Levy:

      Explica muito, estava pensando antes de ler o seu comentário se uma queda quando pequeno teria causado isso, por muito tempo me questionei pq lacrimejava.

  • Lauane Rodrigues:

    Nossa, fui pesquisar sobre esse assunto pq sempre tive isso e ñ pensei q fosse raro achei q fosse normal.

  • Gabriela Santos Vieira:

    Estou feliz por saber q nao sou a única a ter isso. Tenho isso desde de bebê. Hj tenho 25 e ja acho super normal!

  • Aspirante Djéssica Freitas:

    Eu tambem faço isso , desde criança hj tenho 17 anos e espero nao fazer mal …

  • Luiz Ricardo Silva Lima:

    Puxa pensei que so eu tinha esse problema, tenho isso desde sempre.

  • cleany rodrigues:

    Intrigante, pois tenho isso desde de criança e acho super normal.

  • cleany rodrigues:

    Intrigante, mais eu tenho isso desde de criança e acho super normal, nunca procurei um medico pra saber qual o problema.

  • amanda samira:

    Comigo sempre acontece isso, e achava que era normal. Nunca procurei um medico

    • Roberta Mayer:

      sempre acontece isso,eu tenho 10 anos toda pessoa que eu pergunto sobre esse caso falam que é normal . Mas também nunca procurei um médico.

  • Princis Ellen:

    Tenho isso desde sempre..larimejo para urinar e defecar. E uma tristezaa..choraa choraa. vivo bem cm isso.ja ficou normal na minha vida.e nunca procurei um medico.

    • alesouzas:

      Quando tinha 8 anos (tenho agora 53), operei as amígdalas e fimose, a partir daí toda vez que urinava lacrimejava, a ponto de ter que esperar no banheiro até que o efeito passasse. Isto durou uns 20 anos e hoje não acontece mais.

  • grasiela:

    A coitadinha da menina deve estar com uma infecção de urina daquelas…ou com um estreitamrnto na uretra….tem que fazer força pra urinar e isso provoca as lagrimas….
    agora que já tem o diagnóstico espero que tratem a menininha (será que fizeram pelo meno urina I?)

  • wellington goncalves:

    Oras…sempre senti isso (mas nem sempre)…
    e continuo vivo até hoje.

  • fulano de tal:

    pode ser o mesmo mecanismo que faz lacrimejar quando se boceja, soh que esta meio desajustado

  • Balacobaco:

    cálculo renal (PEDRA NOS RINS)simples..

    • Caio:

      No inicio do artigo tem escrito que foi feito ultrassom nos rins e nada foi detectado.

  • Igor:

    Pelo jeito eh bem comum, ate achamos pessoas aqui q tem, mais q eh sinistro eh.

  • Mimas:

    Sempre tive isso desde pequena e nunca me incomodou. É meio bizarro escorrer lágrimas pelo simples ato de urinar, sem dor nenhuma. Mas acho que não há motivos para preocupação.

  • Domo:

    Eu às vezes quando urino, bocejo, dá um tremilique e meus olhos ficam molhados. É até legal, nunca liguei pra isso.

  • Marcos-DF:

    Olá a todos !
    No meu caso, é o dedo anular da mão esquerda que dói quando estou apertado hehehe
    O problema começou quando tive uma contração no músculo próximo ao ombro, devido a exercícios mal feitos. Começou a doer o braço esquerdo e foi aumentando até eu tomar uma dose cavalar de Buscopan. A partir daí, começou a doer o dedo …
    Já fui a médicos mas nenhum deu jeito então, vamos levando 🙂
    Abraços e melhoras para todos !!!

  • Wesley:

    Deve ser alguma má conexão nos nervos que provoca isso. No meu caso, quando eu to muito apertado e vou urinar, sinto tipo uma coceira dentro dos dentes de trás. Estranho né?

  • Daniele:

    Nossa, adorei ler essa reportagem, pois tenho isto desde criança, agora estou com 29 anos e nunca me preocupei em saber porque isso acontecia…Como sempre aconteceu, pra mim é algo que se tornou “normal”. Será que tenho motivos para me preocupar??? Não me incomoda em nada, e minha mãe e meu marido acham até engraçada a situação! Chega a escorrer as lágrimas e até hoje minha mãe ás vezes me pergunta se eu tenho certeza de que eu não estou sentindo dor nenhuma, querendo achar uma justificativa para esse fato! Mas, novamente, questiono, se alguém souber me responder, tenho motivos para preocupação? Abraços

    • dino:

      oi, acho que nao tem problema algum, minha esposa tambem tem dessa sua filha de dois anos tem o mesmo problema.

Deixe seu comentário!