Crianças com pais deprimidos têm mais problemas de comportamento

Por , em 10.11.2011

Cada vez mais pais trabalham fora para sustentar suas famílias. E os trabalhos nem sempre são emocionalmente e fisicamente simples, o que favorece transtornos psicológicos e a depressão. Quem sofre com isso, muitas vezes, são os filhos.

Um novo estudo realizado nos EUA com mais de 20 mil famílias indicou que crianças com pais deprimidos são mais propensas a ter problemas emocionais e comportamentais.

No estudo, 11% das crianças que tinham pai deprimido tinham problemas em casa ou na escola, e 19% apresentaram problemas se tinham mãe com depressão. Se ambos os pais tiveram depressão, uma em cada quatro crianças desenvolvia problemas emocionais ou comportamentais.

Quando nenhum dos pais tinha sintomas de depressão – o que foi o caso de quase nove em cada dez famílias – apenas 6% dos filhos tinham problemas emocionais e comportamentais.

Os pesquisadores afirmaram que o estudo não prova que o humor dos pais é “passado” para seus filhos. Mas parece provável que ter um pai deprimido pode trazer consequências negativas para as crianças.

Pesquisadores ainda afirmaram que pais que estão deprimidos tendem a se envolver menos com seus filhos, a exibir comportamentos menos positivos e ser mais severos, com comportamentos negativos e críticos.

Ainda não há evidências claras de que o tratamento da depressão dos pais pode reduzir a taxa do transtorno em crianças. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

Deixe seu comentário!