Crosta estelar é 10 bilhões de vezes mais forte do que aço

Por , em 7.05.2009

Cientistas descobriram que a crosta de estrelas de nêutrons é 10 bilhões de vezes mais resistente do que aço ou qualquer outro metal encontrado na Terra.

As estrelas de nêutrons são enormes, giram 700 vezes por segundo e sua força gravitacional é enorme. São estrelas normais que sofreram colapso, depois que seus centros pararam de realizar fusões nucleares e não produziram mais energia.

As únicas coisas mais densas do que estrelas de nêutrons são buracos negros – e estima-se que uma colher de chá do material de uma estrela de nêutrons pesaria cerca de 100 milhões de toneladas. Uma colher de chá um tanto pesada.

Os cientistas pretendem entender a estrutura de estrelas de nêutron porque suas irregularidades (ou montanhas) podem irradiar ondas gravitacionais e, sendo assim, criar fendas no tempo-espaço.

Tudo isso ocorre por causa da pressão. O espaço é formado de vazios, a distância normal entre átomos é enorme – no entanto as estrelas de nêutrons compactam todo esse material, apresentando uma densidade enorme e uma resistência maior ainda.

De acordo com simulações, a crosta dessas estrelas poderia suportar até 10 bilhões de vezes a pressão que o aço suporta. [Science Daily]

Andre, onde foi mesmo que o texto disse que ela tem 430 km de perímetro ?

• Andre:

Ola achei super interessante, o peso da colher de chá, a pressão, mas sobre a velocidade se ela gira 700 veses por segundo com apenas 430 km de perimetro ela ultrapassaria a velocidade da luz.
    Com certeza ela é maior do que isso. Se alguem puder escrarecer ficarei grato .Até mais.

• Khajiit:

Nao, o diametro dessa estrela é bem maior que isso,(o diametro tem em media de 12 milhas [19,5 Km]) e tambem no texto nao fala que a estrela gira a 420Km por hora.

Mas de uma lida na relatividade, e voce vai saber porque que essa estrela “ultrapassa” a velocidade da luz. xD