Descobertas estelares: Novas revelações sobre o sistema Kepler 385

Por , em 5.11.2023
Conceito artístico de Kepler-385, o sistema de sete planetas revelado em um novo catálogo de candidatos a planetas descobertos pelo telescópio espacial Kepler da NASA. (NASA/Daniel Rutter)

A missão Kepler da NASA chegou ao fim em 2018, após mais de nove anos de busca bem-sucedida por planetas. O telescópio espacial descobriu milhares de planetas, muitos dos quais receberam seu nome. No entanto, também gerou uma quantidade enorme de dados que os cientistas de exoplanetas ainda estão analisando.

Agora, uma equipe de pesquisadores trouxe novas informações à tona sobre um sistema de sete planetas nos vastos dados do Kepler.

A estrela é chamada Kepler 385 e está a cerca de 4.670 anos-luz de distância. Alguns de seus planetas foram confirmados em 2014, enquanto outros permaneceram como candidatos. Mas em um novo catálogo atualizado, cientistas de exoplanetas confirmaram o restante dos planetas e revelaram novos detalhes sobre esse sistema raro.

O artigo que anuncia o novo catálogo se chama “Catálogo Atualizado de Candidatos a Planetas Kepler: Foco na Precisão e Períodos Orbitais”. O autor principal é Jack Lissauer, um cientista de pesquisa do Centro de Pesquisa Ames da NASA. O artigo será publicado na Revista de Ciência Planetária.

“Montamos a lista mais precisa de candidatos a planetas do Kepler e suas propriedades até o momento”, disse Lissauer. “A missão Kepler da NASA descobriu a maioria dos exoplanetas conhecidos, e este novo catálogo permitirá que os astrônomos aprendam mais sobre suas características.”

Os cientistas têm conhecimento sobre o sistema planetário Kepler 385 há anos. Alguns de seus planetas foram confirmados já em 2014, enquanto outros permaneceram como candidatos. No entanto, métodos atualizados e dados refinados levaram a novos entendimentos e descobertas.

A equipe de pesquisadores por trás do catálogo afirma que ele lista todos os candidatos conhecidos a planetas do Kepler que orbitam e transitam apenas uma estrela. Um dos sistemas mais intrigantes é o Kepler 385, que possui sete planetas tão próximos de sua estrela que estão banhados em seu calor. Todos os sete são maiores do que a Terra, mas menores do que Netuno.

O Kepler 385 é semelhante ao Sol, mas um pouco maior e mais quente. Ele é 10% maior e cerca de 5% mais quente. É uma das poucas estrelas com mais de seis planetas ou candidatos a planetas orbitando ao seu redor.

Os dois planetas mais internos são um pouco maiores que a Terra. De acordo com o novo catálogo, eles provavelmente são rochosos. Eles podem até ter atmosferas, embora se tenham, sejam muito finas. Os outros cinco planetas têm raios cerca de duas vezes maiores do que o da Terra e provavelmente têm atmosferas espessas.

“Nossa revisão do catálogo de Exoplanetas Kepler fornece a primeira análise verdadeiramente uniforme das propriedades de exoplanetas”, disse o coautor Jason Rowe, Cadeira de Pesquisa do Canadá em Astrofísica de Exoplanetas e Professor da Universidade de Bishop, em Quebec, Canadá.

“Melhorias em todas as propriedades planetárias e estelares nos permitiram realizar um estudo aprofundado das propriedades fundamentais de sistemas exoplanetários para entender melhor os exoplanetas e comparar diretamente esses mundos distantes com nosso próprio Sistema Solar, além de focar nos detalhes de sistemas individuais, como Kepler-385.”

No entanto, o novo catálogo trata de muito mais do que apenas esse sistema raro e interessante. O Kepler 385 é apenas um dos destaques entre os quase 4400 candidatos a planetas e 700 sistemas multiplanetários no trabalho.

Com medidas aprimoradas das estrelas que hospedam todos esses planetas, especialmente graças à espaçonave de medição de estrelas Gaia da ESA, os pesquisadores conseguiram analisar melhor a distribuição das durações dos trânsitos.

As durações dos trânsitos são uma ferramenta importante para sondar as distribuições de exoplanetas e as excentricidades das órbitas, que variam de órbitas circulares com uma excentricidade de zero a órbitas altamente alongadas.

Não há dados suficientes para a maioria dos exoplanetas medir sua excentricidade individualmente. Mas os pesquisadores desenvolveram métodos que podem caracterizar a distribuição de excentricidades para uma população de exoplanetas em trânsito. Isso é um componente importante do novo catálogo do Kepler e levou os pesquisadores a algumas novas conclusões.

A principal delas diz respeito à natureza das órbitas planetárias em sistemas multiplanetários.

“Enquanto estudos anteriores haviam inferido que planetas pequenos e sistemas com mais planetas em trânsito tendem a ter órbitas mais circulares, esses resultados dependiam de modelos complexos”, disse o coautor Eric Ford, do Departamento de Astronomia e Astrofísica da Universidade Estadual da Pensilvânia.

“Nosso novo resultado é uma demonstração mais direta e independente de modelos de que sistemas com mais planetas em trânsito têm órbitas mais circulares.”

Em termos de habitabilidade potencial, o sistema Kepler 385 não é promissor. Todos os sete planetas estão bem dentro da zona habitável, mas estão expostos a uma radiação intensa, recebendo mais calor de sua estrela por unidade de área do que qualquer planeta em nosso Sistema Solar. No entanto, esta nova pesquisa está focada principalmente na criação de um catálogo Kepler mais abrangente e preciso em comparação com seus predecessores.

Como os autores enfatizaram, “Passaram-se mais de uma década desde que o Kepler encerrou a coleta de dados em seu campo de visão principal. No entanto, a lista de candidatos a planetas do Kepler continua sendo a maior e mais homogênea coleção de exoplanetas conhecidos. Com esses dados aprimorados sobre todos esses planetas, só podemos antecipar a riqueza de novas descobertas que ele pode proporcionar.” [Science Alert]