Dia do Pi é celebrado pelo doodle de hoje

Por , em 14.03.2018

Hoje é celebrado o Dia do Pi, a famosa constante matemática, um número representado pela 16ª letra do alfabeto grego.

A data foi escolhida nos Estados Unidos: lá, escreve-se o mês na frente do dia, de forma que 14 de março se torna 3/14.

3,14 são exatamente os primeiros dígitos do número e sua aproximação mais comum.

Como entusiastas de física e matemática nunca são pessoas muito normais, existem comemorações do Dia do Pi desde 1988 e há quem defenda que o momento exato para comemorar seja às 1h59min26s do referido dia, porque estes são os próximos números do Pi (3,1415926).

O Pi é tão importante assim que merece um dia só para ele?

Sem dúvida!

A constante é uma proporção numérica definida pela relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro: ou seja, é a divisão entre a circunferência e o diâmetro de um círculo.

Essa conta resulta em um número iniciado por 3,14, valor que é o mesmo para todos os círculos, não importando o seu tamanho. Não conhecemos o número completo até hoje, mesmo com a utilização de supercomputadores para realizar o cálculo. O valor pode ter trilhões de dígitos.

Esse curioso número é utilizado em cálculos desde 1706 e já ajudou inúmeros cientistas a fazerem descobertas importantes. Tanto que a NASA até lançou um desafio que pode ser respondido por qualquer pessoa durante o Dia do Pi, com problemas que seus engenheiros já resolveram usando a constante.

Ao acessar a página em inglês do “Pi Day Challenge” (“Desafio do Dia do Pi”), você pode tentar calcular coisas como terremotos em Marte, chuva de hélio em Júpiter, a taxa de rotação do nosso visitante espacial Oumuamua, entre outras questões interessantes.