Dia do trabalho

Por , em 30.04.2012

Em 3 de maio de 1886 um protesto de trabalhadores em Chicago, EUA, pedindo redução da carga horária para 8h diárias, levou à morte alguns dos manifestantes. No dia seguinte houve um protesto contra os acontecimentos do dia anterior. Algum desconhecido jogou uma bomba contra os policiais que tentavam dispersar a multidão matando 7 deles. Seus colegas em seguida abriram fogo contra a multidão matando 12 e ferindo muitos outros.

Três anos mais tarde, em 1º de maio de 1889, um protesto de trabalhadores parisienses inspirado nos de Chicago — e com o mesmo propósito de redução de jornada de trabalho para 8 horas — levou à morte de mais 10 manifestantes. Meses mais tarde este dia foi instituído como o dia internacional das reivindicações laborais.

Quase 30 anos depois as reivindicações da jornada reduzida são atendidas em e 1º de maio é instituído como feriado na França. Em 1920 na Rússia. Após estes eventos diversos países fizeram o mesmo. No Brasil comemoramos o Dia do Trabalho desde 1895, se tornando feriado nacional apenas em 1925 através de ato do presidente Artur Bernardes.

O Dia do Trabalho é uma homenagem pela luta da classe por condições mais justas. É também uma homenagem aos muitos que tiveram coragem e pereceram para que gradualmente estas reivindicações se tornassem conquistas reais.

Se você é trabalhador, parabéns, aproveite o seu dia. Caso não seja, pense no profundo simbolismo da data e não deixe de aproveitar o feriado.

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • luysylva:

    empregos em 4 turnos: manha, tarde, noite e madrugada.Para isso diminua a jornada de trabalho para 5 ou 6 horas por dia.

  • jose ajosilaudo:

    viva nosso dia,e não esqueçamos que muitos tombaram para termos nossos direitos resguardados.

  • jose ajosilaudo:

    é para os direitos dos trabalhadores serem reconhecidos muitos foram vitimas da luta, então viva o nosso dia.

  • Marcos Vinícius Mateus:

    É impressão minha ou o trabalhador nesse doodle é na verdade uma trabalhadora? Pensei nisso principalmente pelo cabelo parecer amarrado na forma de coque, no entanto, a perspectiva não mostra busto desenvolvido como é comum em figuras femininas, então fiquei em dúvida.

Deixe seu comentário!