Dieta do Mediterrâneo: Por uma vida mais longa

Por , em 22.10.2008

A Dieta Mediterrânea ou Dieta do Mediterrâneo tem sido intensamente estudada nos últimos anos e várias conclusões indicam que ela pode propiciar a melhor alimentação para a sua saúde.

DIETA PARA SAÚDE

Um dos primeiros estudos publicado no New England Journal of Medicine em 2003 mostrou, em voluntários gregos, que a Dieta do Mediterrâneo reduziu a mortalidade por todas as causas. Cientistas chegaram à mesma conclusão no ano seguinte em um estudo publicado no Journal of American Medical Association que utilizou grupos de voluntários com mais de setenta anos, de dez países da Europa, e que fizeram à Dieta do Mediterrâneo, combinada com atividade física.

Outra pesquisa de 2005 demonstrou que um grupo de indivíduos com doença cardíaca que utilizaram a Dieta Mediterrânea, diminuíram muito a taxa de mortalidade em um período de quatro anos, quando comparados com cardíacos que não utilizaram a dieta. Este estudo foi publicado na revista científica Archives of Internal Medicine.

DIETA PARA DIABÉTICOS

Um estudo publicado em 2008 indica que a dieta do mediterrâneoo é a melhor para a saúde dos diabéticos e a que leva à maior perda de peso entre as mulheres.

O QUE É A DIETA MEDITERRÂNEA

Dieta do Mediterrâneo é um tipo de alimentação específica de países da região do mar Mediterrâneo (Portugal, França, Itália, Grécia, Espanha, etc.). Este padrão de alimentação é formado de vegetais, legumes, tomate, alho, frutas e, principalmente, óleo de oliva, óleo de canola, cereais pouco moídos, nozes e sementes, queijo branco e iogurte, além de vinho.

Vários estudos continuam confirmamdo estas observações. A conclusão é de que quanto mais a pessoa pratica a dieta mediterrânea tradicional, menor a chance de morrer por qualquer causa, incluindo câncer (risco menor de 24%) e doenças cardíacas (risco menor de 33%).

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 4,29 de 5)

23 comentários

  • Galmont Da Catalunya:

    Sr. Sérgio, boa tarde.

    Está escrito:
    “Este padrão de alimentação é formado de vegetais, legumes, tomate, alho, frutas e, principalmente, óleo de oliva, óleo de canola, cereais pouco moídos, nozes e sementes, queijo branco e iogurte, além de vinho.”

    Quer dizer que legumes, tomate, alho, frutas não são vegetais? – Não entendeu? Bem, não duvido que não tenha entendido.

    Faz umas aulinhas de teoria dos conjuntos que irá entender e aprender a escrever corretamente.

    Pelo amor de Deus!

  • Mariana Rabello:

    Gostaria de receber o cardápio de seg a dom. Não consegui encontrar em lugar algum e, estou precisando urgentemente regular meu organismo. Seria possível me enviar???

  • נדיה מריון:

    Gostaria de abrir um parêntese quanto a um dos elementos da dieta mediterrânea citada neste artigo; é o que diz respeito ao “óleo de canola”.
    O óleo de canola é um óleo feito em laboratório canadense, e não na região mediterrânea, e portanto, não é natural e como todo transgênico eu, particularmente, tenho minhas dúvidas quanto à ser saudável para consumo. Este óleo se chama Canola por ser uma abreviatura de Canadian Oil.

  • neide freitas sorato:

    OLA BOA TARDE AMIGOS…
    GOSTARIA DE RECEBER UM CARDAPIO DO QUALPODERIA UTILIZAR DE SEG A DOM ..SE POSSIVEL RECEBER TAMBÉM UMA LISTA DE SUBSTITUIÇAO DO QUAL PODERIAUSAR…POR FAVOR ME ENVIEM POR E-MAIL…DESDE JÁ FICO MUITO AGRADECIDA…NEIDE

  • Dieta mediterrânea pode proteger o cérebro:

    […] Você já deve ter ouvido falar da dieta mediterrânea, famosa por ser saudável e trazer benefícios ao corpo ao longo do tempo. […]

  • Dieta do Mediterrâneo – Dieta Mediterrânea:

    […] do Mediterrâneo, ou Dieta Mediterrânea, é um tipo de alimentação característica de alguns países da região do mar Mediterrâneo […]

  • joao silva:

    gostava de saber se o diabetico pode comer 2 bananas por
    dia e qual a melhor fruta para comer obrigado.

  • Dieta do Mediterrâneo ou Dieta Mediterrânea:

    […] do Mediterrâneo, ou Dieta Mediterrânea, é um tipo de alimentação característica de alguns países da região do mar Mediterrâneo […]

  • Alfredo Ravache Jr.:

    Gostaria de receber uma sugestão de cardápio para os 7 dias da semana,obrigado.

  • Veronykah Christen:

    .. Adorei, meu professor pediu uma pequena pesquisa sobre a Dieta Mediterrânea essa semana, e esse site me ajudou muito !!
    .. Valeu ..
    .. * Bjos * ..

  • Glaucia:

    Gostaria de receber um cardapio do qual poderia utilizar de seg a dom.
    Se possivel receber tb uma lista de substituições do qual poderia utilizar
    agradeço

    • Margarida:

      Olá Bom dia…
      Gostaria de receber um cardapio do qual poderia utilizar de seg a dom.
      Se possivel receber tb uma lista de substituições do qual poderia utilizar. Por favor me enviem via email.
      Desde já agradeço. Muito obrigado. Margarida(margô)

  • valmir:

    Eu comecei em 15 de setembro do ano passado ate dezembro eliminei 16kg, muito boa essa dieta.

  • nelma lautner:

    eu queria o cardapio da dieta mediterrâneo, adaptado com as comidas brasileiras.

  • penha:

    gostaria de um cardapio que fosse adaptado para o nosso dia dia brasileiro. um cardapio ideal para emagrecer e um cardapio ideal para quem quer apenas ter uma saúde melhor.

  • Fabiana:

    Gostaria que fosse mais claro e que existisse uma dieta de seg á dom, adaptada ao nosso dia a dia, com ingredientes simples, porém que chegue a atingir a meta do emagrecimento saudável.

  • joao silva:

    gostava de saber quando os diabetes deçem ate 60 o que se deve
    fazer porque desde que faço a dieta ja por 2 vezes que aconteçeu
    se puderem digam-me o que devo fazer.obrigado.

  • joao silva:

    comecei com a dieta no dia 1 de março e ja noto uma
    pequena difrença espero dentro mais uns dias dar melhores
    notiçias ate la parabens e a melhoras de toudos.

  • antonia rita de cassia brito nogueira:

    Não explicou a dieta do mediterranio, confuso, incompletp

  • Leo Massaro:

    Os alimentos são: azeite de oliva extra virgem (0,5% de acidez), castanhas em geral, frutas secas, verduras e legumes, pouco ou nenhum açucar, pouca ou nenhuma carne vermelha, carboidratos integrais (arroz, pão, etc.), peixes, outros azeites como o Azeite de côco ou o de Pepita de uva, e, por incrivel que pareça, uma ou duas taças de vinho por dia, mas não adianta tomar o vinho suave pois contem uma quantidade muito alta de açucar. Chocolates? somente os que possuem pelo menos 60% ou mais de cacau (chocolate amargo) este faz até bem para a saúde. Espero ter ajudado!!.

  • dani:

    não entendi nada
    gostaria que vocês colocassem
    um cardápio mais elaborado
    com café da manhã, almoço, ceia e jantar
    Obrigado

  • ane:

    Meu comentario é mais uma pergunta :Carne é incluida ou somente peixe????

  • Bete Azevedo:

    Eu achei uma maravilha, realmente faz muito sentido. Esse eh o tipo ideal de dieta. Vou adotar, nao deve ser dificil, principalmente quando se gosta de verduas e legumes. Obrigada

Deixe seu comentário!