Ditadura? China bloqueou 1,3 milhões de sites no ano passado
A China diz que o país permite um “elevado nível de liberdade” para os discursos na internet. Mas não é o que está parecendo. Não se eles vivem no mesmo mundo que o nosso, pelo menos.
Ao que tudo indica, o país retirou 1,3 milhões de sites da web em 2010, além de ter bloqueado vários outros rotimeiramente.
Quem relatou esse fato foi a Academia Chinesa de Ciências Sociais. O órgão estatal também afirmou que no final de 2010 o número de sites liberados na China era 41% menor do que no ano anterior. A economia e a população chinesa crescem cada vez mais. Será que a China não quer que a internet cresça também?[Gizmodo]
7 comentários
Isso não é nada. ontem mesmo mataram 20 chineses muçulmanos desarmados em protesto.
Eu não consigo imaginar nada diferente de um “Planeta-X” para parar o poderio chinês. Na próxima Grande Guerra, se eles quiserem, dominam o mundo.
Vocês precisam entender que “um elevado nível de liberdade” não é um total nível de liberdade. A China não mentiu. 1,3 milhões de sites não deve ser nem 1 % da web. Na minha opinião o governo tem poder pra fazer o que quiser, desde que julgue comprovadamente ser o melhor para a população. Democracia nunca levou o mundo pra alguma posição melhor.
1,3 mi só em 2010.
Isso não é surpresa nenhuma.
A China está sob uma ditadura, onde não há democracia e liberdade de expressão. Mas ainda acho que a situação na Coréia do Norte é bem pior.
A China é uma vergonha. E ainda tem gente que se encanta com este povo. Dos orientais, eu admiro o Japão e Coreia Do Sul.
A Coreia do Sul também é meio problemática com a internet, eles tem uma espécie de RG para Internet, que todo site sul coreano é obrigado a exigir para fornecer qualquer serviço “social” (como bate-papos, fóruns, listas de discussão, etc), sendo que anonimidade é proibida por lei (meio como em partes da Europa em que manifestações são permitidas, mas ninguém pode esconder o rosto se não vai preso). Claro que eles estão em guerra com a Coreia do Norte e guerras sempre limitam as liberdades individuais, mas acredito que isso também é usado pra desculpar a censura, criando a ideia de que tudo é sempre feito para o bem de todos, e quem discorda está a favor do inimigo.
O governo sul coreano também censura sites, incluindo os da Coreia do Norte, além de sites com conteúdo “violento e sexualmente explícito”. A lei deles também proíbe os sul coreanos de escutar rádios norte coreanas, e o governo obstrui as transmissões vindas da Coreia do Norte (Cuba também proíbe as rádios estadunidenses).
A Coreia do Sul também é o país mais etnicamente homogêneo no mundo, e ainda mais do que no Japão existe preconceito contra estrangeiros e mulheres (até 2005 as mulheres não tinham sequer direito à herança), a Coreia do Sul é um dos poucos países não-muçulmanos em que o adultério é uma infração penal.
É claro que a Coreia do Sul tem seus problemas, como não haver nenhum julgamento por júri, e coisas do gênero. O Japão também não tem julgamentos por júri, e apesar das aparências sofre de alguns problemas como controle da imprensa e tráfico sexual. A imprensa no Japão é controlada através de “clubes privados” (kisha kurabu), mas eles aceitam jornalistas de imprensas estrangeiras (que acabam fazendo algum tipo de trabalho investigativo), mas pelo menos o acesso à internet no Japão não é restringido (o que na minha opinião por si só já torna o Japão mais livre do que a Coreia do Sul).
Eu acredito que isso tudo tenha mais a ver com a cultura democrática recente (e relativamente rara) no oriente, e a falta de tradição que nós no mundo ocidental ganhamos (embora nem sempre de graça) originalmente da Inglaterra, dos Estados Unidos, e da França do século 18. Sem contar as tradições legais como o direito comum inglês que estipula que todo julgamento justo deve ser público, e o direito romano (esse sim usado no Brasil) que tem por princípio que todos são considerados inocentes até que se prove o contrário.
Que menino esclarecido esse…