Documentos roubados: O que fazer agora?
Ter seus documentos roubados é uma grande dor de cabeça. Não é apenas o transtorno de ter que peregrinar entre locais com servidores públicos que adoram procrastinar, enfrentar grandes filas, para fazer todos os documentos novamente. O seu pior medo deve ser o roubo de sua identidade e não do apenas do RG.
Estelionatários podem utilizar seus documentos para efetuar compras à crédito. É comum comprarem carros, fazerem empréstimos, financiamentos, abrirem contas bancárias, etc. Tudo isso feito no seu nome. Se algum talão de cheques também for roubado o problema se agrava mais ainda.
Fazer apenas o Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia civil não é o suficiente, pois se os bandidos fizerem dívidas com o seu nome você e seus documentos pode ficar com seu nome sujo por muito tempo.
Restrições no SPC, restrições no Serasa bloquearão qualquer possibilidade de você conseguir crédito, fazer compras à prazo, financiamentos, cadastros em financeiras, cartão de crédito, etc. Você terá que pagar tudo à vista, pois estará registrado como inadimplente.
Se alguém for preso e apresentar o seu documento como sendo dele, você terá até restrição criminal e não conseguirá uma certidão negativa caso algum emprego que você esteja visando solicite um. Restrições financeiras também podem impossibilitar até o simples aluguel de uma propriedade.
Os passos para você aumentar ao máximo as suas chances de não ser prejudicado quando perder sua identidade e outros documentos oficiais é:
- Ir à delegacia de furtos e roubos e fazer o Boletim de Ocorrência (BO)
- Registre um alerta junto ao SPC e outro junto ao Serasa
- Procure também a Associação Comercial da sua região e faça o mesmo
5 comentários
Pessoal fiz tudo isso e ainda estão concedendo credito a pessoa que esta usando os meus documentos, não sei mais o que fazer, alguem pode me dar uma ideia?
muito boa esta informaçaõ.
Hehe…
Gostei do assalto da foto.
Matéria de utilidade pública, muito boa!
Mais dessas cairiam bem…
Inicialmente, estranhei a matéria off topic, mas achei muito importante.
Fiquei surpreso que o BO por sí só não agiliza questões com o SPC e Serasa.